O Blog

Produtor de conteúdo do Blog de Foz 
no Parque das Aves de Foz do Iguaçu

Da família Jackson Lima Blogs, o Blog de Foz é o de maior sucesso dos muitos blogs mantidos. É o que recebe mais comentários e parece ser o que mais presta serviços àqueles que buscam informações na blogosfera sobre Foz do Iguaçu, a Região das Três Fronteiras e muitos outros assuntos. Recebo muitos comentários de pessoas de Foz do Iguaçu que gostam de ver coisas da região. Há também um número muito grande de visitantes de fora, quer dizer do resto do Brasil, América do Sul, EUA, Europa, Australia e Àsia.

As duas primeiras postagens desse blog foram feitas no dia 1º de fevereiro de 2007. Até então eu dedicava todos os meus esforços ao blog Notas do Turismo. Me pareceu interessante fazer um blog só para Foz. Uma maneira de acariciar a cidade, dar algo especial à cidade que, afinal é a única onde consegui viver no mundo. A primeira postagem se chamou "Foz Cidade Atípica" e era uma republicação de nota que fiz em 1996. A segunda postagem também teve uma história. Foi uma lista das 100 Coisas que se pode fazer na TriFron. Hoje, são 135. Daí veio uma série de postagens sobre ônibus da cidade. A idéia de descrever linhas e horários de ônibus além de detalhar o TTU, surgiu porque eu via e vejo a grande quantidade de turistas estrangeiros, brasileiros, paraguaios, argentinos perdidos sem saber como se pega um ônibus na cidade. Depois descobri que em Foz do Iguaçu há muita gente que tampouco sabe andar de ônibus na cidade - muitas vezes porque não precisa. Mas sempre há um dia...

Assim as grandes tendências do blog foi, desde o ínicio, cuidar da Área de Transportes Urbanos, Atrativos de Foz e das Três Fronteiras, Rodoviárias das Três Fronteiras, Regiões e Bairros de Foz do Iguaçu e logo das Três Fronteiras.

Transportes Urbanos
Região do TTU Foz do Iguaçu
Andando de ônibus em Foz do Iguaçu
Plataforma Um, Lado Um (do TTU)
Plataforma Um, Lado Dois
Plataforma Dois, Lado Único
ônibus Não Integrados
ônibus Metropolitanos
Ônibus para Puerto Iguazú
ônibus para Ciudad del Este e Franco

Rodoviárias
Foz do Iguaçu
Ciudad del Este
Puerto Iguazu

Regiões e bairros de Foz do Iguaçu
As 12 regiões de Foz

O Bairronauta

O primeiro e o único mutirão de limpeza na área de visitação das Cataratas do Iguaçu, ao redor das Cataratas no interior do Parque Nacional do Iguaçu. Primeiro, por que foi o primeiro. Único porque foi o único realizado sem pedir permissão a ninguém. Entramos no Parque e começamos a recolher lixo. Muito lixo. Todos os componentes da ação que aparecem na foto são amigos e a maioria é da imprensa

O Projeto

O projeto 'bairronauta' se classifica por não ser e nem ter projeto nenhum. O 'bairronauta' acontece quando eu incorporo o navegador e me ponho a caminhar pela cidade, descobrir pessoas, locais, manifestações e fotografar o que vejo.

Por quê?

Os bairros são células vivas da estrutura social. Bairros, cidades, regiões, estados, país! Tudo começa nos bairros. As pessoas vivem nos bairros. A vida se dá no bairro. Por isso o 'bairronauta' destaca coisas do bairro, preocupações do bairro, tudo segundo suas possibilidades. Não é o substituto de um jornal local ou programa de TV com estrutura para levantar problemas dos bairros. É mais leve contudo mais fluente. Não tem pressa nem meta. É só para lembrar aos moradores de coisas do bairro. E pouco a pouco vamos cobrindo toda a cidade. Mas como foi dito sem pressa e obrigação.

Ideologia

Claro que por trás há uma ideologia. Não se pode dizer que seja uma ideologia porque ideologia só existe uma: a do "poder". Mas é uma idéia. Os bairros poderiam ter um papel muito maior na coisa publica (res publica). Em Foz está acontecendo. Bairros ao longo da Avenida Mário Filho e República Argentina estão assumindo seu papel. Escuto gente dizer que não é mais peciso ir ao centro. O bairro tem tudo. Entretanto é preciso mais. Partindo dos moradores, da base, os bairros poderiam criar atrativos e atrações - o que chamasse o povo de outras áreas da cidade. É o que está acontecendo com a Avenida República Argentina, a Garibaldi entre outras. Poderia trazer dinheiro fresquinho de outras cidades da região. Poderia arrecadar dinheiro fresquinho das cidades dos países vizinhos e até forçar a que o turismo, hoje pequeno e concentrado, pudesse dividir o bolo, distribuir renda aos negócios nos bairros que poderiam incluir pequenos museus, pequenos espaços culturais e qualquer outra coisa que se pudesse criar. É por isso que o 'bairronauta' passeia, escuta, vê e publica coisas!