quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Foz: cidade atípica


A nota que segue e inaugura este blog de coisas iguaçuenses, foi publicada pela primeira vez no dia 11 de outubro de 1996, na coluna Notas do Turismo d'A Gazeta do Iguaçu. Leia e confira o que mudou. A foto acima é de 1997 e foi tirada por Maricy Rizzato Vismara, uma competente turismóloga de Foz do Iguaçu. Ela me deu esta foto - sua obra de arte - em 1997. Um grande ano para Foz ter decolado! Quanto a foto de Maricy é uma de minhas favoritas.

Cidade A-quê?

Atípica! Segundo o dicionário quer dizer "algo que se afasta do típico". E típica, Foz não é. Temos três cidades de três países à disposição. São três idiomas à disposição: espanhol, português e guarani. Três moedas também estão à disposição: real, guarani e peso argentino. Além do dólar com [o qual] se pode pagar o ônibus para ir ao trabalho e comprar pão na padaria da esquina. Tente fazer isso num bairro de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília ou Goiânia! Não há uma raça que se proclame dona do galinheiro. Viemos de todo o Brasil, do Mercosul, do Mundo.

Tem mais

Foz é a primeira cidade do Brasil a ter um "canal local" chinês na TV a cabo. Como se não fosse pouco é a primeira cidaded do Brasil a ter um "canal árabe local". Canal chinês local é tão incompatível para um paulista, carioca ou curitibano como o nosso "transporte urbano internacional".

Que cidade é essa?

A cabeça do iguaçuense é forçada a dar mais voltas do que a dos outros brasileiros. Para os outros, regional inclui somente a região dos municípios deles. Para nós, regional pode ser: o Oeste do Paraná, a região Sul, a área de Foz,Ciudad del Este, Puerto Iguazú e Hernandárias. Pode ser o Mercosul. Ultimamente se criou o sub-regional que, incrivelmente, é maior que o regional. Por exemplo, um vôo sub-regional não quer dizer um vôo microregional. Um possível vôo que ligue Posadas (Argentina) a Foz do Iguaçu e Curitiba é sub-regional. Neste sentido, a TAM que é uma empresa regional no resto do Brasil, pode ser considerada sub-regional para nós e o Mercosul.

Médio Porte?

Nós somos o quê? Cidade grande, pequena ou média? Tudo depende. Na teoria do sub-regional internacional, Belo Horizonte seria uma cidade de porte médio. Neste caso, nós somos uma pequena cidade. Mas temos aeroporto internacional, turismo internacional, aspiração internacional. Graças à quantidade de raças e línguas que temos podemos dizer que somos quase cosmopolita. Somos uma pequena cidade cosmopolita. Somos interioranos porque estamos no interior mas não somos caipiras ou somos caipiras cosmopolitas?

Mistura

Temos todas as religiões. Cristãos de todos os matizes, árabes muçulmanos de duas grandes correntes, árabes druzos, árabes cristãos,árabes maronitas,chineses budistas,chineses católicos, chineses evangélicos; coreanos evangélicos,coreanos católicos, coreanos budistas; católicos romanos, católicos brasileiros, carismáticos, católicos umbandistas, iranianos muçulmanos xiítas, iraninos bahá'is, palestinos cristãos, palestinos muçulmanos, espíritas, animistas, mórmons. Foz foi até escolhida para sediar o Centro de Altos Estudos da Consciência!

Equilíbrio

Quem mantêm o equilíbrio de tudo isso? Algo especial esta cidade tem. O que é?

Decola Foz!

Isso é só 10% da atipicidade de Foz. Tudo isso constitui recursos infindáveis. "Valores agregados", contabilizados a favor da cidade. Para decolar Foz precisa entender essa idéia de "valor agregado". Essa expressão é nova na área de recursos humanos ( eu acho) e está sendo usada amplamente no setor econômico dos Estados Unidos. Quantos desses nossos valores poderiam ser usados para atrair visitantes ao nosso solo?

Projetos

Dia 26, o governador Jaime Lerner estará no Hotel das Cataratas para anunciar os Jogos Mundiais da Natureza. Será uma olimpíada que deverá render muita mídia para a cidade. A programação oficial está sendo preparada pelo Comitê Olímpico. Haverá competição de alto nível em canoagem e balonismo, entre outras coisas. Foz deve dar todo apoio a essa iniciativa.

...

E aí? O que achou? O que mudou com a passagem de 10 anos?

2 comentários:

Unknown disse...

Amigo, fiquei muito feliz em ver minha foto aqui e saber que até hoje você a tem como uma de suas favoritas! Nossa, já faz dez anos... as respostas para tua pergunta final não caberão aqui, mas digo que considerando o ruim e o bom, meu carinho por esta cidade é ATIPICO!!
Grande abraço!

Unknown disse...

Beleza Jackson. Ótimas informações que irào ajudar muito mesmo. Obrigado.