terça-feira, 5 de agosto de 2008

Vendo Caraguatá fresquinho!




Uma das coisas realmente típicas das Três Fronteiras são as vendedoras paraguaias de frutas, verduras, grãos e raízes. As vendedoras paraguaias podem ser vistas não somente em cidades como Ciudad del Este mas também em Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú. Além de frutas e verduras e raízes para serem usadas em remédios caseiros, as vendedoras também trazem coquitos, palitos (as duas da família das bolachas e pães). No caso de Foz do Iguaçu, elas ocupam algumas esquinas do centro ou vão para os bairros.

Já vi críticas a elas em meios de imprensa paraguaios especialmente das cidades de fronteira. Os jornalistas e locutores acham que elas, de alguma, forma envergonham ao Paraguai ao se humilharem e se exporem em ruas das cidades vizinhas. Eu penso exatamente o contrário. Eu acho que as vendedoras estão trabalhando e o fazem com coisas da terra. Um exemplo é a fruta que aparece nas duas fotos. Se chama "caraguatá". No Brasil também é conhecida por caraguatá-açu, caraguatá-piteira, caruatá-açu, coroatá, craguatá, curauá, curuatá-açu, gravatá, gravatá-açu, gravatá-da-praia, gravatá-de-gancho e gravatá-do-mato.

Agradeço a vendedora que me permitiu fotografar a fruta que estava sendo vendida. Ela me disse que gente de Foz do Iguaçu encomenda a fruta e que entre seus muitos usos está a transformação dela em xarope. Enauanto não volto para completar esta postagem sobre esta que é minha fruta emocionalmente predileta, coloco duas receitas de xarope de caraguatá. Logo volto com a receita que a paraguaia em questão me prometeu. O caraguatá é uma bromeliácea o que significa que é parente do abacaxi e ananás.

As receitas:


Receita 1

Xarope de Caraguatá e Guaco
PREPARO: 1 kg de açúcar, 1 litro de água, 10 frutos de caraguatá (planta de cerrado) e 5 folhas de guaco. Misture a água e o açúcar até ferver. Coloque o caraguatá e as folhas de guaco e deixe ferver por aproximadamente 1 minuto. Deixe esfriar e guarde num frasco de vidro em local fresco.
REFERÊNCIAS: Receita Caseira

Receita 2

Xarope de Caraguatá

É Famoso o xarope de Caraguatá para Gripes, prepara-se da seguinte maneira- Ferve-se 8 a 10 frutos cortados e bem amassados em 250 ml na água por 5 minutos, depois coar e adicionar 2 ou 3 colheres de mel de Abelha, retornando ao fogo até apurar num xarope. Tomar 1 colher de sopa, duas vezes ao dia. Também é utilizado no Tratamento de cálculos renais, asma, bronquite, ancilostominiose, icterícia, hidropopisia, aftas e férias. O fruto é rico em Vitamina C. Fonte
Ver reportagem do Jornal da Integração do Oeste do Paraná

16 comentários:

oKara que faz! disse...

Gostaria de compras caraguatá, onde vc esta?

Unknown disse...

Amigo, estive aí em Foz e trouxe um cacho de caraguatá. No preparo do xarope o fruto é macerado com as sementes ou sem? A senhora que me vendeu disse que também se pode pôr na cachaça. Você sabe como? O fruto pode ser consumido in natura? Vc conhece outras receitas?
Um abraço.
@ntonio - Macaé - RJ

Anônimo disse...

criança ate 1 ano de idade pode usar mel de abelha?

Anônimo disse...

o gravatá é recomendado para criançasaté 1(um)ano de idade?

jandy disse...

Quero comprar o caraguatá, como proceder estou em Americana SP.

jandy disse...

Quero comprar o caraguatá, como proceder estou em Americana SP.

jandy disse...

Quero comprar o caraguatá, como proceder estou em Americana SP.

anita disse...

Obrigada!
Procurava uma receita para fazer este xarope e o blog foi muito útil.

luzia disse...

quero encomendar o caragutá,como faço para entrar em contato com a pessoas?

luzia disse...

quero encomendar o caragutá,como faço para entrar em contato com a pessoas?

Unknown disse...

Quero comprar gravatá,como é feito o envio via transportadora?Estou precisando comprar esse fruto,me responda o preço e como se faz.Moro em Paulínia SP.Obrigada.
Sonia

Sônia disse...

gostaria de comprar a fruta de caraguatá , pois fiz tratamento e curei minha filha de bronquite asmática, agora preciso fazer para curar o meu neto, ocorre que não encontro mais a essência do caraguatá aqui na minha cidade e nem pela internet. Antigamente era vendido pelo laboratório da Klein, mas não encontrei. Se vocês tem a fruta eu mesma farei o tratamento. Vocês podem me ajudar? desde já agradeço. Favor me enviar retorno.

Meu e-mail é portellasonia@hotmail.com

Sandra disse...

Estou precisando do guaragata quanto e

Unknown disse...

Preciso de uma quantidade pra fazer um litro de xarope de gaveta .moro em jundiai são Paulo.
Quanto vai custar com o frete
Aguardo sua resposta

Unknown disse...

Moro no paraguai por onde posso encontrar essas vendedoras?

sonia fanti disse...

Meu e-mail...sonfanti@gmail.com por favor preciso muito dessa fruta para fazer xarope..🙏