quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

LINHAS METROPOLITANAS



Parte VI

Foto 2 by "bairronauta"

Recentemente, a região Oeste do Paraná está recebendo várias linhas chamadas METROPOLITANAS que começaram a mudar o conceito de espaço, viagem inter-municipal e que terá conseqüências futuras. Em Foz do Iguaçu há “metropolitanos” para São Miguel do Iguaçu via cidades ao longo do caminho (Santa Terezinha de Itaipu) e há metropolitanos para Santa Helena, às margens do Lago Reservatório de Itaipu.

O que diferencia os ônibus metropolitanos de longa distância dos ônibus tradicionais de viagem é que as poltronas são cadeiras (nada de reclinar), não há banheiro, é pinga-pinga que dizer pára para quem levantar a mão em pontos de ônibus ao longo da BR e estradas estaduais (PRs).

Entre Foz do Iguaçu e Santa Helena, o metropolitano passa por Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal etc. O terminal dos metroplitanos é ao lado do TTU ao lado da Lanchonete Corujão, na Rua Mem de Sá (Mesmo lugar onde se opega os ônibus para Puerto Iguazú). Pode ser pego também na Rodoviária Internacional de Foz do Iguaçu. A empresa que serve as novas linhas metropolitanas que partem de Foz do Iguaçu é a Princesa dos Campos.

Embora os ônibus peguem passageiros na rodoviária de Foz, não tente comprar os bilhetes nos guichês da Princesa dos Campos. Basta esperar na plataforma de onde saem ônibus para o Centro, Porto Meira, Vila Carimã, Jardim das Flores e os Ônibus para o Paraguai.

UMA DICA SOBRE OS METROPOLITANOS

Sabendo viajar de metropolitano dá para ir longe. Há ônibus metropolitanos que saem de Cascavel (empresas Princesa dos Campos e Eucatur) e rumam para Capitão Leônidas Marques (Eucatur) via Santa Tereza do Oeste e de parte outro que vai para Boa Vista da Aparecida. Assim dá para ligar roteiros e percorrer grande parte do Oeste do Paraná no estilo local.

Obs.: Acabo de atualizar esta informação e colocar a ilustração acima retirada do trabalho que você vai encontrar AQUI, de autoria de Cristiano Stamm e Jefferson Andronio Ramundo Staduto ambos da Unioeste.

Um comentário:

Motta JR disse...

gostaria de saber como me locomover de ônibus para as cataratas BRA e ARG ficando no hotel Carimã e onde comprar pesos. Grato