|
Estrutura de recepção e aquisição de ingressos |
Entre os diferentes roteiros turísticos do Paraguai há um que se chama Rota Jesuítica. Ele é composto pelas missões de San Ignacio Guasu, Santa Maria de Fé, Santa Rosa, Santiago, Santísima Trinidad del Paraná, San Cosme y San Damián e Jesús. Jesús é o nome da missão. Mas segundo o guia altamente capacitado, Richard Gómez que recebeu o grupo para uma visita noturna, por um motivo triste e ao mesmo tempo especial Jesús recebeu o "apelido" de Tavarãngue.
Entre os dias 1º e três de dezembro conheci três das missões desta lista. Jesús, Santísima Trinidad del Paraná e San Cosme y San Damián.
A viagem conhecida como Press Trip ou "viagem para a imprensa" foi organizada pela Secretaria Nacional do Turismo, uma secretaria com status de ministério. Saímos quatro jornalistas de Ciudad del Este, Dolly Galeano do diário La Nación, Yanina Allende do programa Todo Positivo, Luis Carlos Ayala, câmera, fotógrafo e piloto de drone do Todo Positivo e Jackson Lima de Foz do Iguaçu quem assina este Blog de Foz. Encontramos em Encarnação o outro grupo que partiu de Assunção, Conheci então Kaelo Fatecho, câmera e piloto de drone do programa Sombrero Viajero, a repórter Maureen Gauto do mesmo programa, Isabel Ciciolli do diário Ultima Hora e Karen Martínez da Revista Foco. Ter sido o único brasileiro no grupo foi um dos grandes destaques e alegria para mim dada à oportunidade de aprender. A viagem foi boa para todos já que a maioria não conhecia e se já conhecia não tinha tido a abordagem que tivemos.
Falando em abordagem, a primeira veio da servidora da Senatur na Turista Roga em Ciudad del Este e turismóloga pela Universiodad Nacional de Este, Shirley Pedrozo quando perguntei alguma coisa sobre as ruínas que visitaríamos. Ela gentilmente informou que o Paraguai não estava mais encorajando o uso da palavra "ruína" mas sim preferindo sempre o uso da palava Missão, já que as missões continuam vivas e algumas delas em funcionamento com missas ainda sendo celebradas por padres jesuítas e muitas delas ainda sob a gestão da Congregação Jesuíta.
"Não é uma coisa do passado", destaca No caso da Missão de San Cosme y San Damián a sede da paróquia é a antiga Igreja da Missão ocupando um edifício de 1761. O imenso prédio que inclui a igreja provisoria e o colégio são usados pela igreja atual que é parte da Diocese de Encarnação. Entendida a mensagem de nossa guia Shirley Pedrozo, aboli o termo "ruínas".
A cidadezinha de menos de 9 mil habitantes recebeu distinção da Organização Mundial do Turismo em 2022 de ser incluída na lista das "Best Tourism Villages" ou Mejores Pueblos Turísticos (Melhores Povoados Turísticos).
O título reconhece a capacidade da cidade manter o equilíbrio entre passado e presente, ser fiel a sua história e estórias, ao ponto da praça municipal de hoje ser a mesma Plaza Mayor da missão. Os equipamentos urbanos como parquinho para crianças vivem sob a sombra de árvores centenárias.
|
Modelo da Via Láctea no Centro de Interpretação
|
|
Jornalista Maureen Gauto testa o modelo da Via Láctea |
O jesuíta mais famoso da antiga redução era astrônomo e matemático. Buenaventura Suárez construiu em San Cisme y Damián o primeiro observatório astronômico da região do Prata. O corpo do telescópio foi feito de bambu e a lente cortada e polida do quartzo ainda presente e valorizado na região. Unindo e equilibrando passado e presente uma estátua do padre Buenaventura Suárez ocupa um pedestal na antiga Plaza Mayor ou atual Praça Municipal. Inspirado no legado de Buenaventura, a Secretaria criou um Centro de Interpretação Astronômica que inclui um observatório astronômico equipado com vários telescópios para observação noturna e um telescópio refrigerado a hidrogênio para observação do sol. Há também um modelo da Via Láctea que permite a interação com o visitante. A repórter Maureen Gauto não perdeu a oportunidade de ter a experiência de entrar no buraco negro no centro do modelo de Via Láctea e sair no outro lado do universo. A interpretação inclui um vídeo sobre a astronomia guarani, mostrando a sabedoria dos povos originários na pratica de observar os céus para guiar suas atividades na agricultura.
|
O monitor do Centro de Interpretação Jorge Benítez mostra funcionamento do modelo do sistema solar |
|
Sinalização trilíngue do atrativo: castelhano, guarani e inglês |
|
Jornalista Karen Martínez em observação do sol |
|
Parque Municipal com árvores centenárias é a antiga Plaza Mayor da Missão |
|
Monumento ao padre astrônomo Buenaventura Suárez e seu telescópio |
Nota
Próximas postagens:
Missões de Santíssima Trinidad del Paraná e Jesus de Tavarãngue
Hohenau, Bella Vista Sur e Obligado Colônias Unidas e Mate Rape
O Museu da charmosa Carmen del Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário