Associação de Jornalistas de Turismo foi fundada em Curitiba hoje expande sua presença em diferentes regiões do Estado, promovendo experiências, parcerias e integração com o setor
A Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo do Paraná (ABRAJET-PR) completa 41 anos de fundação neste 18 de setembro, data que remete a 1984, quando um grupo de jornalistas visionários se reuniu no restaurante do Hotel Deville Colonial, em Curitiba, para criar uma entidade voltada à valorização da imprensa turística.
Na ocasião, participaram da fundação os profissionais Almir de Lara, Dayse Regina Ferreira, Ives Chevalier, Luiz Júlio Zaruch, Rosy de Sá Cardoso e Senival Silva. Destes, a ABRAJET-PR ainda tem a honra de contar com o profissionalismo, ética e companheirismo de Luiz Júlio Zaruch, ativo na entidade até hoje e membro do Conselho Municipal de Turismo de Curitiba.
Desde então, a Associação se consolidou como a legítima representante dos jornalistas de turismo no Paraná, mantendo como princípios a independência editorial, a ética e o compromisso de divulgar o turismo como força econômica e cultural.
Nos últimos quatro anos, a gestão do presidente Jean Luiz Féder trouxe uma série de iniciativas que fortaleceram a atuação da entidade tanto no Paraná quanto no cenário nacional. Entre os destaques está a participação ativa no Conselho Paranaense de Turismo (Cepatur), inclusive nos grupos que elaboraram o novo decreto de constituição e o regimento interno do conselho.
A ABRAJET-PR ampliou sua presença nos Conselhos Municipais de Turismo de Curitiba, Foz do Iguaçu, Toledo e Ponta Grossa, além da Câmara de Turismo da Fecomércio Paraná. Outra frente relevante foi a atuação no projeto Vai Turismo – Rumo ao Futuro, desenvolvido em parceria com a Fecomércio e o associado Alberto Viana.
Além da representação institucional, a Associação vem promovendo viagens de conhecimento e experiências em diferentes regiões do Estado, ação que contribui para dar visibilidade a destinos emergentes e consolidar o Paraná como referência no turismo nacional.
A entidade ainda firmou parcerias estratégicas com o Viaje Paraná e o Sebrae-PR, marcou presença no Curitiba e Região Convention & Visitors Bureau, além de organizar press trips para jornalistas especializados, ampliando a divulgação de destinos turísticos e fortalecendo a imagem do Paraná como Estado inovador e competitivo no setor. “A data simboliza não apenas uma trajetória de conquistas, mas também um futuro promissor”, reforça a jornalista Silvana Canal, de Foz do Iguaçu, que assume a presidência da entidade em outubro.
Legenda – Grupo de jornalistas associados a ABRAJET/PR e SC, durante press trip realizado em São Luiz do Purunã, que teve o apoio do Viaje Paraná e Instituto Purunã, onde for realizada a assembleia e eleição da nova diretoria Paraná no último dia 12 de setembro.
Crédito Fotográfico: Abrajet /PR
Nenhum comentário:
Postar um comentário