quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Atenção fronteiriços da Tri-Fron: coisas que fronteiriço não pode não-saber


Região Metropolitana de CDE - Fonte REMA-CDE (link abaixo)

Parte Um

Entre Foz do Iguaçu e Puerto Iguazú há um rio: Iguaçu / Iguazú. Entre Foz do Iguaçu, Ciudad del Este e Ciudad Presidente Franco há outro rio: Paraná. Mas entre todas há o espanhol que às vezes serve como uma barreira. Assim eu quero primeiramente apresentar umas palavras interessantes. Não dá para ignorar. A primeira é “conurbano”. A segunda é um verbo: “conurbanar” (conurbar). Destaco aqui o particípio passado do verbo: "conurbanada" ou “conurbada”. O “conurbano” existe quando uma região metropolitana está totalmente “conurbanada” ou seja quando entre os municípios não existe mais área rural que as separe. Buenos Aires tem “conurbano”. São Paulo tem “conurbano”. Você não sabe mais quando saiu de São Caetano e entrou em Santo André. Curitiba tem conurbano (RMC). A fronteira entre Curitiba e Pinhais ou S. J. dos Pinhais não existe. Para não ficar sem entender apresento também a maneira como se usa essas palavras. Por exemplo se fala de "conurbano bonaerense" para falar da região metropolitana de Buenos Aires assim com poderíamos falar do "conurbano paulistano" ou "conurbano curitibano"

Parte Dois

Digo isso porque Ciudad del Este já tem uma Região Metropolitana. É chamada Região Metropolitana de Ciudad del Este e a sigla dela é REM-CDE. A REM-CDE abarca 11 municípios e tem uma população de 465.645. A REM-CDE não é conurbada ainda porque em algumas regiões ainda área rural separando municípios. Para quem mora aqui, creio, vale a pena dar a lista das cidades parte da REM-CDE. São: Ciudad del Este, Hernandarias, Presidente Franco e Minga Guazu – o coração da REM-CDE. As outras são: Los Cedrales, Domingo Martínez de Irala, Itakyry, San Alberto, Mbaracayu, Minga Porá y Colonia Yguazú. Todas as cidades possui população de brasileiros. Destaco Colonia Yguazu que é uma cidade que teve inicio em 1961 como uma Colônia Agrícola Japonesa.

Parte Três

A Tri-Fron está mudando. Estudos e projetos não faltam, como Misiones acabou de mostrar em Puerto Iguazú. Vai haver mudanças ainda inclusive no traçado urbano. Ruas serão exclusivas para pedestres etc. O fronteiriço da Tri-Fron não pode não saber que as coisas estão acontecendo. No três lados da Tri-Fron há estudos. Todos mostram uma avaliação que tem um nome estranho pelo menos para brasileiros mas por isso mesmo ninguém vai esquecer. Se chama Análise Executiva FODA! Vou usar essa palavra justamente por isso. É uma sigla. A Análise quer detectar as Fortalezas, as Oportunidades, as Debilidades e as Ameaças de cada região.

Parte Quatro

Seguem abaixo os links dos estudos feitos para os três lados da Tri-Fron. O Ipardes é responsável por um estudo geral sobre o Oeste do Paraná e já alerta para a situação conurbada da Tri-Fron. O Três Lados já são um. O mesmo Ipardes também fez outro estudo sobre a Cadeia Produtiva do Turismo no Paraná que também nos interessa. Já Misiones trabalhou com um Plano Estratégico para o Turismo da Província e outro específico para Puerto Iguazu. O Paraguai fez um levantamento e traçou metas para o turismo no período 2008 – 2018. E a Corporação REMA (Região Metropolitana de Assunção) está fazendo um bom trabalho em divulgar o fenômeno inclusive com os indicadores FODA da REM-CDE. E lembre Foz do Iguaçu também tem uma área metropolitana.

Cadeia Produtiva Turismo / PR: postagem anterior

Um comentário:

Unknown disse...

Jackson
Sou morador recente de Foz do Iguaçu. Mas, a mais de quatro meses tenho seguido o seu blog. E, através dele tenho conquistado uma visão muito interessante sobre esta cidade e sua região. Ignoro quantas pessoas acompanham o seu blog, mas acredito que o seu blog tem ofertado muitas informações, culturas e descortinado curiosidades incríveis sobre Foz do Iguaçu.
O seu trabalho, o seu blog, despertam em mim muita admiração por Foz do Iguaçu
Obrigado