terça-feira, 25 de agosto de 2009

O Paraná Turístico: Cadeia Produtiva do Turismo do Paraná



Imagens: 1) Ilustração da Cadeia Produtiva do Paraná 2) Mapa das regiões turísticas. Clique nas imagens para ampliar.

O mapa acima mostra as nove regiões turísticas do Paraná: Litoral, Regiâo Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, Norte, Noroeste, Oeste, Centro, Sudoeste e Centro Sul. Durante 2006, 7.730 questionários foram distribuidos em 171 municípios das nove regiões para fazer um levantamento da Cadeia Produtiva do Turismo do Paraná. Foram identificados e participaram 41.454 estabelecimentos típicos do turismo quer dizer nas seis "atividades do turismo", segundo o Ministério do Turismo que são: Meios de Hospedagem, Serviços de Alimentação, Transportes Rodoviários de Passageiros, Locação de Veículos e Agências de Turismo. A pesquisa foi uma parceria entre o Ipardes e a Secretaria de Estado do Turismo. A pesquisa deixou claro quais são as fortalezas, as oportunidades, as debilidades e as ameaças da cadeia do Turismo do Paraná.

De cara se descobriu que 95% das 41.454 empresas do turismo são microempresas. A maioria tem problema com impostos altos, deficuldade de financiamento e investimento. A utilização da internet para divulgação é baixa, a maioria prefere jornais impressos. A mão de obra é um problema e as agências de turismo são as que mais treinam pessoal. Minha proposta é a seguinte: a discussão da cadeia Produtiva do turismo pra um público mais amplo, digamos do Brasil inteiro, da Lusofonia, da Iberoamérica tratarei no blog Notas do Turismo. Neste espaço aqui, proponho uma discussão profunda sobre a Cadeia Produtiva do Turismo de Foz do Iguaçu. Vamos esmiuçar a nossa cadeia de turismo. Gostou?

Na próxima postagem compartilharei algmas perguntas que incomodam a minha cabeça e darei os links envolvidos. Daí espero uma grande participação e eu, de minha parte, vou sair por aí procurando professores, turismólogos e empresários das seis atividades para ajudar no processo. Combinado? Confira aqui a síntese oficial do estudo

Nenhum comentário: