domingo, 20 de junho de 2010

Para o Patrimônio de Foz do Iguaçu: tombamento já

Se eu não me engano, este prédio inaugurado em 1942 é um prédio que caminha para o seu 70º aniversário em uma cidade que acaba de completar 96. É o primeiro terminal de passageiros do Aeroporto de Foz do Iguaçu, inaugurado na gestão do presidente Getulio Vargas como o Aeroporto do Parque Nacional do Iguaçu.

Nesta foto de época disponibilizada no Acervo online da Câmara de Vereadores, vemos que a estrutura do prédio em si, pouco mudou. Exceto uma mão de tinta. Tudo permanece o mesmo.

É um prédio rico em detalhes e não é necessário muito conhecimento para descobrir que estamos diante de um patrimônio da cidade, diante de algo de outra época. Não se faz mais nada neste estilo. Veja os detalhes!
Com esta riqueza e com tal carga histórica, o atual prédio do GRESFI espera o reconhecimetno da sociedade. Basta desenterrar a Lei do Patrimônio e, como cidade que se respeita, deixar que o mundo saiba que ela tem história e riqueza - é isso que quer dizer patrimônio. Tenho entendido que o próprio clube GRESFI tem interesse. Então, o que nos impede de enriquecer a cidade trazenmdo à luz a nossa riqueza?

Nenhum comentário: