Seis tendas foram espalhadas pelo amplo espaço na frente do Mirante do Vertedouro de Itaipu. Cada tenda teve um tema de reflexão sobre Maria. Falo do Primeiro Encontro Cristão-Mulçumano a ocorrer em Foz do Iguaçu e um dos poucos do Brasil. Esperava-se um público de 7 mil pessoas mas parece que não veio tanta gente.
Ainda bem pois em assuntos de aproveitamento tamanho não é documento. Contudo os oganizadores podem dormir tranquilos porque pelo menos 2 mil pessoas estiveram lá.
Da parte cristã, a maioria dos que vieram eram da Pastoral da Criança. Vi ônibus com caravanas de Fortaleza, Mato Grosso e de todo o Paraná. Vi gente do Paraguai, da Argentina e de outros países. Da parte muçulmana, nem precisa vir muita gente de fora porque a cidade tem uma boa comunidade. As vias internas da Itaipu - há ruas que parecem uma cidade - estavam fechadas ao trânsito normal ao redor do evento.
As "ruas" estavam tomadas de caravaneiros. Entre os brasileiros muitas mulheres, a maioria vestindo a camiseta de voluntárias da Pastoral da Criança. Havia outras com camisetas de catequistas como a Daeli Wandscheer de Foz, minha colega de longa data e muitas famílias que vieram porque o tema foi interesante. Vi grupos de mulheres da pastoral sendo fotografadas com mulheres da comunidade árabo-iguaçuense. Onde mais esse pessoal teria essa oportunidade? Nas tendas havia palestras. Mulheres árabes explicaram o por quê do veu. Mulheres brasileiras entenderam.
Uma disse que acreditava que o véu era forçado pelos maridos. Um painel em branco em uma das barracas foi colocado para que as pessoas escrevessem, com pincel atômico, o que quisessem sobre: "para mim Maria é um exemplo de: .... " Faltou espaço! Os temas das barracas foram: 1) Maria, Exemplo de Cuidado com a Grestante 2) Maria exemplo de amor à Criança, 3) Maria exempo de dedicação à comunidade 4) Maria exemplo de dedicação, 5) Maria exemplo para cristão e muçulmanos e 6) Maria exemplo para a construção da Paz.
Na maioria das tendas, cada tema mostrava o trabalho da Pastoral da Criança com as categorias mostradas. Houve ainda uma tenda que serviu de espaço para meditação e outra que serviu para palestras e palco livre sob o cuidado da Rede Global de Religiões pela Criança.
Nessa tenda estavam Hara Kanta Prabhu e Leo Bakti da Associação Internacional para a Consciência de Krishna - popularmente conhecida como os Hare Krishna. Hara Kanta falou sobre Maria. Para ele, Maria é exemplo de mãe e não deixou de pedir à comunidade que pensasse um pouco sobre o hábito atual da transferência quase automática das responsabilidades de criação de filhos das mães para as creches hoje chamada de CMEIs. Maria, faria isso?
Veja material da Itaiu Binacional sobre o evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário