quinta-feira, 31 de março de 2016

Henrique Alves entrega Projeto de Lei de Área de Interesse Turístico

Antes de deixar o Ministério do Turismo, a última ação do ex-ministro Henrique Alves foi entregar a presidente Dilma o Projeto de Lei que prevê a criação das Áreas Especiais de Interesse Turístico (AEIT). A proposta é estabelecer uma legislação específica para o setor em áreas com vocação para o turismo, com a flexibilização de incentivos fiscais e licenciamento ambiental para a instalação de novos negócios. De acordo com o texto, as áreas estariam sujeitas a um regime jurídico próprio, com benefícios tributários e administrativos. São definidas como AEIT, trechos de uma região turística com prioridade para recebimento de benefícios que facilitem a atração de investimentos públicos e privados. E devem possuir, preferencialmente, áreas de orla, patrimônio histórico-cultural material ou imaterial reconhecido ou unidades de conservação ambiental. Confira aqui.

quarta-feira, 30 de março de 2016

Colando esta imagem para a história: Michel Temer e Eduardo Cunha em 29 março de 2016


Postagem para o futuro

O assunto está fresquinho na cabeça de todos. O PMDB abandonou o governo da presidente Dila Rousseff deixando de ser parte da sustentação do governo nas duas casas do Congresso Brasileiro. Os sete ministros do PMDB devem deixar o governo até 12 de abril. Porém o ministro do Turismo, registre, Eduardo Alves foi o primeiro a entregar renúncia no dia D do abandono. Tudo isso é bom ou ruim? Para o PMDB? para o Brasil?  Voltaremos a esta postagem em 29 de março de 2021 (Como se trata de futuro, isso dependerá, é claro do autor da nota estar com saúde e vivo). Exceção será para dar crédito à foto. Quem é o autor, se souber, comente!

terça-feira, 29 de março de 2016

Índice de postagens sobre Umbanda, Candomblé e Multiplicidade Religiosa em Foz



Estamos trabalhando no Guia das Religiões Afrobrasileiras em Foz do Iguaçu e região das Três Fronteiras. Sim, as religiões de matiz afrobrasileiras são fortes além dos limites brasileiros. É forte no Paraguai e na Argentina. Antes de disponibilizar o Guia em Si, colocamos aqui links para as principais postagens neste blog que tratam de temas ligados à Umbanda e ao Candomblé em Foz do Iguaçu. Há links também sobre a multiplicidade e diversidade religiosa em Foz do Iguaçu. Começamos com a multiplicidade: 


sábado, 26 de março de 2016

Afinal qual é o nome desse rio: Mboicy? Eemeboicí? M'Boici? Boici?

O rio Mboicy no Portal da Foz

Afinal qual é o nome desse rio? É Mboicy com "mb" e "y" no final? É Eemeboicí - assim juntando as letras e soletrando? É M'Boici com o 'Mb' junto ou com o 'Mb' separado por apóstrofo?  E ainda, deixando de lado o "mb", "m'b" ou "b" o final é com "i" ou com "y"? Boicy ou Boicí?  Na fala não há problema. Todo mundo diz "Boici". Boi como “boi” o masculino de vaca. Mas na hora de escrever, colocar no papel ou grafá-la, como dizem os professores, aparecem problemas. Mboicy, M’boicy, Mboici, M’boici, Boicy e Boici, Boicí e não duvidaria que esta lista tenha esquecido alguém. Numa mesma noticia, diferentes órgãos de comunicação escrevem de maneira diferente. Podemos ver manchetes que dizem "Prefeitura tem projeto para Rio M’boici". Ou "Rio Boici ganha Projeto" ou ainda "Rio Mboicy vai ter parque linear"

terça-feira, 22 de março de 2016

Encenação da Paixão sob a Lua Cheia do Cristo


Atores se preparam ...

Dias mais que apropriados para a encenação da Paixão de Cristo hoje e amanhã no Marco das Américas onde se encontra o Marco das Três Fronteiras (Brasil) em Foz do Iguaçu. Amanhã, 23 acontece a Lua do Cristo, a lua cheia que ocorre na semana em que os cristãos de alguma forma celebram a paixão de Cristo, o Memorial da Morte de Cristo, os Judeus celebram a Páscoa (23). Para um conglomerado de grupos de olho na lua cheia, a Lua do Cristo (não a Lua de Cristo) é uma questão de explosão e brilho e irradiação de energia 'crística'. As emoções positivas e edificantes estarão em alta na apresentação da peça especialmente com a poderosa lua brilhando no céu. Mesmo que esteja nublado, a lua continua existindo e brilhando atrás das nuvens e a energia será a mesma. Ótimo momento para irradiar energia positiva para o Brasil neste momento, para a Bélgica e para o mundo.

segunda-feira, 21 de março de 2016

Hotel Sheraton do Grupo Starwood anuncia desembarque em Cuba



Hotel Inglaterra
O presidente dos Estados Unidos da América, Barack Obama, iniciou uma visita hoje à Cuba. Uma viagem histórica. Na sombra da viagem, o grupo americano Starwood que inclui o Le Meridien, W, Westin e Sheraton anunciou que vai administrar dois cubanos este ano. Os hotéis são o Hotel Inglaterra Inglaterra, com 86 apartamentos aberto em 1875 no coração de Havana e o Hotel  Quinta Avenida. Um terceiro hotel, o Santa Isabel está em negociação. É que o grupo necessita de permissão do Tesouro Americano. 

sábado, 19 de março de 2016

Blog de Foz: Índice de Postagens sobre História e Curiosidades



Esta página oferece links para principais postagens neste blog que foram feitas para lembrar, registrar fatos sobre a história de Foz do Iguaçu, do Turismo de Foz e das Três Fronteiras além de curiosidades, lembranças,pessoas e acontecimentos. É só clicar nos links. Se gostar comente. Jackson Lima, blogueiro (blogger)

Cronologia Expandida de Foz do Iguaçu e TriFron
A República del Guayrá o Paraná espanhol                           
Breve História do Turismo na TriFron
As Cataratas de Jesús Val                     
O que é ser fronteiriço?
Por que pegamos a fama de Terra da Evasão?
Conferindo o Espaço da Memória do Parque Nacional do Iguaçu
Quem construiu o Elevador das Cataratas - 
Erva Mate: vascos, uruguaios e maçons  
Inauguração da Passarela do Salto Floriano - 
Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu-Cataratas: Por quê? 
Estátua de Buda no Templo Budista já é História 
O que tem a ver as Cataratas do Iguaçu com Tristão da Cunha?
Foz do Iguaçu: Capital das Geociências por uns dias
História Não-oficial das Três Fronteiras

Batalhão de Foz do Iguaçu muda de denominação
Foz do Iguaçu 99 anos: um pouquinho de História

segunda-feira, 14 de março de 2016

O que o turismo de Foz do Iguaçu pode aprender do Turismo de Curitiba?



Em termos de organização do turismo, se Foz do Iguaçu fosse Curitiba, já haveria uma Associação dos Comerciantes da Avenida Brasil ou Associação dos Comerciantes do Centro. Nada impede que houvesse outra Associação da Avenida República Argentina ou da Avenida Garibaldi. Poderia haver uma Associação para a Promoção da Vila Portes. Não são associações do tipo Acifi - não é uma associação comercial e industrial. São associações que encaixam na categoria "arranjos produtivos locais".

domingo, 13 de março de 2016

Relembrando a passagem de Ruhiyyih Rabbani Khanum por Foz do Iguaçu e pelo Brasil

Placa Bahá'i da Paz de 1988 colocada no Marco das Três Fronteiras pela Comunidade Bahá'i internacional
Oito anos após a colocação da placa comemorativa que aparece na foto (acima), no Marco das Três Fronteiras, a  senhora  Amatau'l Bahá Rúhíyyih Khánum, "mão da causa" da fé (religião) Bahá'i colocou os pés nas Terra das Cataratas onde foi recebida pela comunidade Bahá'i de Foz do Iguaçu com muita festa e alegria. Rúhíyyih Khánum ou Ruhiyyih Rabbani, como chamada na reportagem da Gazeta do Iguaçu, na época, nasceu em Nova York com o nome Mary Sutherland Maxwell mas foi criada em Montreal, Canadá. Filha de pais bahá'is e dedicada à comunidade, mais tarde ela casou-se com Shoghi Effendi Rabbáni da família dos fundadores da Fé Bahá'i. Por parte de pai, Mírzá Hádí Shírází, Shoghi Effendi era descendente do Báb precursor da Fé e, por parte de mãe, era descendente de Bahá'u'llah.

quinta-feira, 10 de março de 2016

O Cohapar I virou Jardim Tarobá: uma visita ao bairro



Para a maioria dos moradores do Jardim Tarobá, o tempo passou voando.  Até pouco tempo, o bairro era conhecido somente como Cohapar I. Quase ninguém sabe dizer quando ocorreu a mudança de nome.   Para a professora Maria de Lourdes Brasil, (ver matéria sobre a escola do bairro) a mudança foi uma proposta de um senhor conhecido como Jorge Tur, um guia de turismo que tinha uma agência no bairro. "Ele fez uma campanha e pediu apoio mas não acompanhei para ver exatamente como ocorreu", explica. 
Calle Palmerense - Rua Palmeirense

Foi a mesma sorte dos outros dois conjuntos habitacionais conhecidos como Cohapar II e Cohapar III.  A família da professora foi a terceira a receber a chave da casa no Cohapar lá no começo da década de 80. "A terceira chave a ser entregue no conjunto foi para meu pai", lembra. O Cohapar I é uma bairro pequeno mas mesmo assim tem muitas perguntas difíceis de responder. O bairro parece  um catálogo das tribos indígenas do Brasil. Ruas como Tamoios, Potiguaras e  Xavantes dão ao bairro uma identidade toda sua. (A rua Caiagangue que homanageia, os caigangues compete com a proposta da "tribo palmeirense" gravada em tinta branca em sua versão castelhana).