quarta-feira, 23 de maio de 2018

Congresso dos Guias do Turismo de Foz do Iguaçu 2018: deixou saudade

Guias do Brasil embarcam em City Tour para conhecer detalhes de Foz antes da abertura do XXXVIII CGTur
Henrique Dantas e na mesa oficial: Gilmar Piolla, Nilton Bobato e Sidnei Reis

O presidente da Federação Nacional de Guias de Turismo do Brasil, Henrique Dantas abriu o congresso dos Guias de Turismo alertando sobre a necessidade de estar prontos para mudanças e falou da imprevisibilidade que paira sobre todas as profissões - a do guia de turismo não sendo exceção. 

Uma das discussões fortes no congresso mais tarde, teve a ver com a tecnologia moderna vista como ameaça para diversas profissões, indústrias, ramos de negócios e comércio como o jornalismo, hotelaria, turismo, agências, editoras de livros, transportes (taxistas, ônibus) entre outras. Tem gente na indústria desejando acabar com pilotos de avião o que resultaria em uma economia de US$ 100 mil por ano por piloto - isso segundo salário em níveis (norte) americanos. 
Por favor me avisem quando isso acontecer para que eu me mantenha longe de aviões com voos programados. O que aconteceria caso der pau no "servidor" ou se uma voz disser automaticamente, "desculpe tente aterrissagem depois, no momento estamos fora do sistema". Lascou!
O congressou abordou também, na primeira mesa redonda o desafio trazido pela tecnologia com o sobrenome "aplicativo" e ameaça (com oportunidades) entregue de bandeja para diversas profissões, indústrias, ramos de negócios e comércio em áreas como jornalismo, hotelaria, turismo, agências, editoras,  transportes (taxistas, ônibus) entre outras.




Jacó Gimennes

Isso fez lembrar uma pesquisa divulgada no World Travel Mart Latin America sobre tendências no mundo das viagens. "Os consumidores estão gastando cada vez mais em experiências em vez de em coisas", diz o estudo da Euromonitor International.  Para os técnicos da pesquisa Isso representa um potencial enorme  para marcas que oferecem value-added experiences (VAE) ou "Experiência de Valor Agregado (EVA), uma espécie de Imposto de Valor Agregado (IVA), ao contrário. O aplicativo Airbnb foi apontado como um exemplo do EVA / VAE que os viajantes procuram. Os hotéis e turismo devem correr atrás do prejuízo.   

Jacó Gimennes, Diane Passos e Silvana Canal
O presidente da Paraná Turismo, Jacó Gimennes apresentou no congresso um novo mapa turístico do Paraná. Na foto acima ele mostra o novo mapa a diretora executiva da Agência de Desenvolvimento do Turismo (ADETUR) dos municípios da Região do Lago de Itaipu, Diane Passos e Silvana Canal representante do complexo turístico e termal de Itaipulândia (Falta identificar a terceira pessoa na foto - ajude). Em um lado aparece um mapa que mostra rodovias federais (BRs) estaduais (PRs) além de cidades de todo o Paraná. Na foto, aparece o lado dos roteiros ilustrados.  
Guias de Foz do Iguaçu no apoio do congresso
Foz do Iguaçu e Oeste do Paraná tem cerca de 800 guias de turismo. O congresso teve pelo menos 700 de todo o Pais e países da América do Sul. Parte dos guias de Foz que não foram ao congresso - como participantes - trabalharam como voluntários  e deram o sangue no congresso. Esse fato foi reconhecido no evento pelos organizadores. Outra quantidade de guias não compareceram por estarem trabalhando em suas respectivas agências, já que o turismo não parou. Há também quem não estava trabalhando devido à lerdeza normal da baixa temporada, além do fato do turismo internacional está precisando de uma transfusão de movimento.  


Uniformes do Nordeste
Destaque na foto para o Uniforme da Caatinga trajado pela representante do Nordeste. Ela lembra a tradição do Agreste (seco) e do sertão (põe seco nisso) e sua ligação inevitável com o cangaço - uma luta social que o Brasil fez tudo para deixá-lo na lista do banditismo. Deixando de mostrar toda a exploração dos coronéis de barranco do Nordestão. O Nordeste tem muito a mostrar além das praias. No cantinho, aparece a representante baiana, representante do nordeste afro-costeiro.   

Jackson Cabañas ladeado por Vinicius Efradllen e
Juliana Gomes Müller
Os atores Vinicius Efradllen e Juliana Gomes Müller se apresentaram na abertura do congresso relembrando a Lenda das Cataratas. (Continuaremos a atualizando)

Nenhum comentário: