sexta-feira, 14 de maio de 2021

O Parque nacional do Iguaçu é a maior reserva de Mata Atlântica do Sul do Brasil?

Indo direto ao assunto: não! O que as pessoas querem dizer quando afirmam que o PNI é a maior Reserva de Mata Atlântica é, na realidade, que o Parque Nacional do Iguaçu é o maior Parque Nacional de Mata Atlântica no Sul do Brasil. Confira na lista onze parques nacionais nos três estados do Sul do Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu é, isso sim, o maior deles com 185.262,5 hectares. Em segundo lugar vem o Parque Nacional Ilha Grande, também no Paraná, com 76.033,12 hectares. Um total arredondado dos dez parques nacionais do Sul é de 368.266 hectares. Acrescentando as 185.262,5 hectares o número chega a 553.528 hectares que protegem a Mata Atlântica e ambientes "vizinhos" como a Lagoa do Peixe.   

PN Aparados da Serra (SC/RS) 13.141,00 hectares
PN Araucárias (SC) 12.141.00
PN Campos Gerais (PR) 21.298.91
PN Guaricana (PR) 49.289
PN Ilha Grande (PR/MS) 76.033.12 hectares
PN Lagoa do Peixe 36.721.71 hectares
PN Saunt Hilaire/Lange 25.118.90 hectares
PN São Joaquim 49.300.00
PN Serra do Itajaí (SC) 57.374 hectares
PN Superagui (PR) 33.860.36 hectares
PN do Iguaçu (PR) 185 262,5 hectares

Reserva é uma das categorias oficias do Sistema nacional de Unidades de Proteção (SNUC) e incluem as Reservas Biológicas, as Reservas de Desenvolvimento Sustentável, Reserva de Fauna, Reservas Extrativistas e Reservas Particulares do Patrimônio Natural. 

A Linha acompanha a Mata Atlântica entre o RS e RJ. O Parque Nacional do Iguaçu é indicado por uma flecha. Os Andes e o Lago Titicaca (Bolívia-Peru) aparecem no mapa. O mar sob supervisão e proteção brasileira aparece como a Amazônia Azul, expressão usada pela nossa Marinha do Brasil. O Mar é outra calamidade ambiental 

O círculo destaca a área de Mata Atlântica entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro. Incluindo a derivação que chega até a região de Guarapuava, O Segundio Planalto do Paraná. O PNI está cantinho Oeste logo acima da Província de Misiones

 

A Sociedade de Pesquisa em Vida Selvagem e Educação Ambiental (SPVS), lidera um projeto chamado Grande Reserva Mata Atlântica que soma mais de um milhão de hectares de Mata Atlântica começando em Santa Catarina passando pelo Paraná e São Paulo chegando até o rio  de Janeiro. A iniciativa conta com a participação de parceiros do comércio, indústria, turismo, comunidades, empresas como a Boticário e o Trem da Serra.  

Desejo chamar a atenção para o fato de que o Parque Nacional do Iguaçu necessita de toda a proteção porque, na realidade, é pequeno. É uma pequena mostra do que a Mata Atlântica foi um dia. Comparada com o complexo de área de proteção na Grande Reserva de Mata Atlântica entre Santa Catarina e Rio de Janeiro, o Parque Nacional do Iguaçu é minúsculo!         
























Nenhum comentário: