sábado, 14 de agosto de 2021

Não é um bicho papão! Roteiro de Matemática com links para aulas no Youtube

Blog de Foz / EDUCAÇÃO

Este é um roteiro para a aprendizagem da matemática. É composto de links para aulas no Youtube disponibilzadas por professores brasileiros. No final da lista de links há um texto sobre o motivo da lista e seu papel terapêutico para mim. Espero que a lista ajude aos pais e mães que em tempo de pandemia precisam ajudar os filhos a fazerem deveres de casa. E que ajude a despertar o interesse no estudo da matemática. Segue roteiro com links para aulas e os nomes dos profesores. 

 

Noções sobre conjunto Prof. Rafael Procópio 

Subconjunto Prof. Angela Pereira

Sistema de numeração Prof. Rafael Procópio

Operações fundamentais Prof. Rafael Procópio

Propriedades de adição, multiplicação, subtração e divisão Tareas Plus

Expressões aritméticas Prof. Ângela Matemática

Múltiplos Prof. Ângela e Divisores Prof. Gis (Gis com Giz)

Número primo e compostos Prof. Gis

Potenciação Prof. Gis

Mínimo Múltiplo Comum (MMC) e Máximo Divisor Comum Prof. Procópio)

Fração ou número fracionário Prof. Fernando Grings

Números decimais (operações) Prof. Pedro Itallo Vaz

Sistema Métrico Decimal Prof. Pedro Ittalo

Medidas de volume e capacidade Prof Gis

Medidas de massa Prof. Vilma Ribeiro

Medidas de superfície Prof. Mick Xavier

Figuras Geométricas Prof. Mari Calhau

Radiciação (raiz quadrada) Prof.Pedro Ittalo

Porcentagem / Dica do prof Procópio

Juros simples e compostos Prof. Rafael Jesus

Média aritmética e ponderada Prof. Gisela Ramos

Monômios  / Polinômios Prof. Gis

Equações do 1º grau Prof. Gis

Frações algébricas  Prof Ittalo/ Expressões algébricas Prof Gis 

Retas e Paralelas Prof. Gis

Ãngulos formados por retas e paralelas Prof. Gis

Polígonos e triângulos   (Polígonos para crianças)

Quadriláteros (Prof. Gis) circunferência e círculo (Prof. Gisele Ramos)

Função do 1º grau Prof. Cris

Razões trigonométricas Gis / Prof. Sandro Curió

Equação do 2º grau - Prof Gis Aula I / Aula 2 / Aula 3  

Operações sobre conjunto com Prof. Sandro Curió / Pedro Itallo

Relações e funções  Prof.Gis

Trigonometria Stoodi

Funções logarítmica e exponencial Prof. Sandrio Curió

Matrizes e determinantes Prof. Gui, mix de sete aulas

Progressões Prof. Jairo 

Análise combinatória Prof. Rafael Procópio

Geometria Plana Prof.Ittalo) e Geometria no Espaço Prof. Procópio

Geometria Analítica I / Geometria Analítica II prof Rafa Jesus

 👉👉👉 A partir deste ponto você poderá estudar qualquer conteúdo, pois o seu conhecimento já permite isso! 👏👏👏

 

P.S.: Do Diário

Hoje é 1 de julho de 2018. Meu filho Tiago completou 20 anos. Minha filha Amanda, desde ontem, me pede para ajuda-la com o dever de casa de matemática. Tinha muitas questões de porcentagem. Fiquei com medo e revolta mas daí tive a ideia: vou achar a resposta na internet. Achei as respostas e consegui não só ajudar mas inspirar a menina. Daí pesquisei mais um pouco e cheguei a este site que mostra um roteiro de matemática. Aqui começou minha pesquisa para achar a minha maneira criativa de aprender e ajudar a pessoas que, como eu, não sabem para onde a matemática vai e o pouco que sabiam bem como qualquer potencial em matemática foi perdido ao longo dos tortuosos caminhos da educação bancária.  

Atualização

Meu problema com professores de matemática começou em 1961 quando eu tinha seis anos. Na época o ensino do que chamamos hoje de séries iniciais, não estava estruturado como é hoje. Havia muitas escolinhas de bairros fundadas por iniciativas de professoras que podiam não ter passado por escolas e recebido formação adequada.  O castigo físico era método para educar, para ensinar e para inspirar. Tinham autoridade para bater nas crianças os pais, os avós, as tias, as freiras e os professores. No meu primeiro dia de aula saí de casa super feliz. Três horas depois, voltei decidido a não voltar para a escola. Para minha infantil desgraça o primeiro dia meu, era dia de tabuada. Eu não tinha ideia do que era tabuada. Minha mãe me prometeu, antes de sair de casa, que ela iria comprar uma tabuada. Na minha cabeça não sei porque carga d'água eu imaginei que "taboada" fosse uma goiabada ou bananola servida numa tábua (táboa). 

Quando a professora anunciou que "tomaria" a taboada eu me coloquei na fila. Dai ela me fazia perguntas como três "vez" um? Creio que a palavra "vez" não era parte do meu vocabulário. Eu não tinha sinapse construída pera gerar imagem para entender "vez um". Se ela tivesse dito um uma vez, eu teria entendido. Por causa do meu silêncio a professora puxou um instrumento chamado palmatória, me fez esticar o braço e colocar minha mão à disposição dela, levantou o braço e bateu na minha mão em cheio. A dor e o desespero irradiadas chegaram até a divisão da alma com o espírito. Sem soltar a mão ela perguntou, "trez vez dois" (em vez de quanto é 3 duas vezes?) e aplicou golpe na mesma mão. Fui para casa com pelo menos seis golpes ou ataques que eram chamados de "bolos". Mais uma coisa de comer que não era de comer. Contei aterrorizado sobre os "bolos" que a professora tinha dado, mas meus pais aceitavam a situação como parte da disciplina.

Isso garantiu que eu, daquele momento em diante, detestasse tabuada, tábua de frios, matemática, palmatória, professores de matemática, física, química, português, inglês, adultos e torturadores das diferentes polícias entre outros. Minha posição sobre isso não mudou. Hoje, poucos dias antes de completar 66 anos e seis meses após ter ganho a oportunidade de ter sido salvo das mãos do Corona Vírus começo a fazer as pazes com a matemática tentando achar uma luz que me ajude a aproiveitar a tecnológia e o fenômeno do Youtube como ferramenta de educação. Meu primeiro passo é publicar esta postagem com o roteiro que encontrei para o meu próprio uso em busca da cura do meu trauma. è uma publicação dedicada aos pais, mas já tem filhos usando.

Abaixo estão os links (enlaces) para aulas de matemática no Youtube gravadas e disponibilizadas por professores dos novos tempos como a professora Gis do blog Gis com Giz, Mick Xavier, Mari Calhau, Pedro Ittalo, Sandro Curió, Rafa Jesus e outros. Cada um deles tem um projeto, um propósito, oferecem cursos em seus canais e fazem o que podem para mostrar a pessoas como eu que sempre houve outro caminho para ensinar, para educar,  no verdadeiro sentido da palavra "educere". Eu faço o mesmo em minhas áreas como o ensino de línguas (vou reforçar a divulgação de meu trabalho no meu blog Papo Poligota. Me espelho nesses professores para contribiuir com meu grãozinho em várias áreas que promovam a descoberta de uma coisa nova a cada dia. Obrigado a todos!  Compartilho, por último, este link do Dicionário de Termos Matemáticos (uma boa sacada), um reforço e apoio linguístico e de imagem para quem não tem uma mente matemática, como eu, e que necessita da ajuda da imagem: "Toda a comunicação se dá por imagem", dizia Charles Peirce, o mestre da semiótica que conseguiu ser psicólogo, criador da semiótica, filósofo e matemático. 

Homenagem

Apesar de meus desencontros com a matemtática, me alegro pelo fato do meu caminho ter cruzado com a professora Eliete, do curso de Admissão ao Ginásio (5º ano) do Colégio Élio Lemos em Maceió (AL). Até hoje a escuto pronunciando a palavra "biunívoca".          

 

 

 


Nenhum comentário: