segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dia 13 de Dezembro, os católicos celebram hoje o Dia de Santa Luzia

 

Santa Luzia

Hoje é dia de Santa Luzia, originalmente Santa Luzia de Siracusa, venerada como a protetora dos olhos, patrona e protetora de profissões como oftalmologistas e semelhantes. Aproveito para publicar aqui três coisas: uma oração à Santa Luzia e homenagear duas cidade e um país que se chamam Santa Luzia ou Santa Lúcia (Santa Lucía) que é uma variação do nome. 

Às margens da Loagoa Mundaú (Fotos não são de minha autoria)

A primeira cidade em minha mente se chama Santa Luzia do Norte em Alagoas. Me lembro pouco dela. Só sei que de um lugar de  Maceió eu podia enxergar alguma coisa dela. Isso se o acesso a ela fosse feito pela lagoa Mundaú. Atenção: Mundaú é a mesma coisa que Monday em guarani, nome de um rio no Paraguai que tem uma bela pequena Cataratas chamada Salto Monday.

A Santa Luzia alagoana é uma povoação antiga. Os holandeses que invadiram o Nordeste passaram e anotaram a passagem pela cidade em 1663, há 358 anos, depois de terem invadido a então capital da província chamada na época de Alagoas e hoje Marechal Deodoro. Em 1831 foi declarada Vila, em 1915 declarada cidade, depois perdeu a categoria, foi incorporada a outro município e só veio a ser município independente em 1962. 

Região lacustre-lagunar de Santa Luzia do Norte (Fotos não são de minha autoria)

A outra Santa Luzia, na forma de Santa Lúcia, que saúdo por esta postagem é paranaense, foi emancipada de Capitão Leônidas Marques em 1990, que foi emancipada de Cascavel que por sua vez foi emancipado de Foz do Iguaçu. E agora vem o país Saint Lucia (Santa Lucia) no Caribe, independente desde 1978, (43 anos). Ver Site do Governo , Site de Promoção Turística  e Dicas de Lala Rebelo

 

Agora a oração:

Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. Santa Luzia rogai por nós! Amém

 


Nenhum comentário: