quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

Hoje é Dia de Iemanjá: Cerimônia em Foz será em uma Cachoeira. Uma ecologia espiritual

  
Hoje é Dia de Iemanjá. Rainha do Mar, das Águas, dos peixes e não deixa de ser também um símbolo ecológico pois a consciência de Iemanjá, não será fã de poluição, destruição de nascentes, extinção de espécies que vivem na água, praias impróprias para banho (banho é um ato sagrado) quer seja no lago, na lagoa, nos rios, nos igarapés, nas baías, no mar e nos oceanos. 

A Iemanjá, Mãe, quer um ambiente sadio e saudável para seus filhos. Yemoja, traduzem quem fala a língua Iorubá, significa “aquela cujos filhos são peixes”. Todos os habitantes das águas.

Hoje, por causa da doença produzida pelo vírus corona SARS número 19, não haverá aglomerações de filhos de Iemanjá na Bahia e nem em Foz do Iguaçu, onde, pela primeira vez em 46 anos não ocorrerá navegação no rio Iguaçu para depositar oferendas na foz do rio Iguaçu ou se preferir no encontro das águas dos rios Iguaçu e Paraná, sob o olhar de argentinos, paraguaios e brasileiros que acompanham dos marcos de fronteiras. 

Ainda, pela primeira vez, a cerimônia com oferendas à Iemanja, ocorrerá em uma cachoeira, a Cachoeira dos Macacos. O ponto de encontro para a família do Axé e do Povo de Terreiro será, como sempre, na 3ª Pista da JK no complexo Praça da Paz às 13h. Daí quem quiser pode acompanhar até a Cachoeira. 

Lembrando que ainda é necessário usar máscaras, manter distanciamento e evitar aglomeração. Quem sabe em 2023, tudo poderá voltar ao que era antes.

 

Lembrança e te amo Iemanjá

Creio que, se não me falha a memória, a equipe médica do Hospital Padre Germano Lauck me deu alta no dia 1 de fevereiro de 2021. No dia seguinte, em casa sentado frente à TV, a repórter da RPC falou alguma coisa sobre o Dia de Iemenjá em Foz. Veja só o pensamento que veio à minha cabeça: recebi alta para fazer alguma coisa por Iemanjá.

 

Ela é a Rainha das Águas. O planeta é 70% água; nosso corpo é 80% água. O vírus tinha em poucos dias, “liquidificado”, transformado em água, meus músculos e eu na hora mentalizei, não chegava a ser um pedido, mas uma conversação, de que a água em um corpo também era regida por Iemanjá.     

Dias depois, reclamei para colegas que eu tinha perdido tudo sobre Iemanjá esse ano. Daí, me disseram: tem uma matéria sua sobre Iemanjá circulando. Os colegas estão compartilhando. Me mandaram o link. Foi a matéria do  ano anterior que eu havia escrito para revista 100 Fronteiras. A revista republicou. Obrigado 100 Fronteiras. Obrigado a Eloiza dal Pozzo, que me trouxe a noticia.

Finalizando, nas minhas visitas às Cataratas, sempre digo que, há uma certa maneira de se comportar na visita para que as águas que caem das rochas para o cânion, todos os saltos se movendo, em reboliço, se comuniquem com a água de seu interior, a água do seu sangue, como um rio em seu interior, trazendo bem-estar. Às vezes dá até uma coceira na pele, a energia está funcionando. Se quiser, você pode entender que Iemanjá está trabalhando. 

Nota:

Em janeiro de 2021, foram registrados 963 casos de Covid. Eu era um dos casos. Em janeiro de 2022, foram registrados 18.456 novos casos. Para pensar 



Nenhum comentário: