Agora só temos que responder duas perguntas: o que é Sejong? E o que é Hangeul ou Hangul? A resposta é a seguinte: Sejong é o nome do Rei Sejong o Grande. Hangeul é o nome do alfabeto coreano criado pelo Rei Sejong o Grande em 1443, há 580 anos. O maior feito do Rei Sejong foi criar o Alfabeto (achegety) coreano. Antes da criação do alfabeto nacional, a elite literária escrevia usando um alfabeto chamado "hanja" o que é a mesma coisa que os "kanji" japonês ou seja "ideogramas" chineses. Para ler o "hanja", segundo as regras de hoje seriam necessário saber identificar 1.800 letras. O alfabeto do Rei Sejong baixou este número para 24 letras, 14 conscientes e 10 vogais. Os coreanos agradecem e respeitam tanto a criação do rei sábio que se referem ao alfabeto coreano como "o sagrado alfabeto hangul".
O festival em CDE vai ter apresentações culturais, comidas típicas, música e entre as atividades culturais está a apresentação de jovens bem classificados no concurso de música K-Pop que todos os jovens do planeta conhece. Os patrocinadores locais incluem shoppings, lojas e até um café árabe. A ideia é trazer a Coreia a CDE durante este dia.
O Centro Cultural Mangoré é um teatro e espaço cultural que fica na quadra onde está a Gobernación (sede do Governo) del Alto Paraná. O acesso é pela rua que margeia o Centro Regional de Educação. Os ingressos estão sendo vendidos em vários locais habilitados. No link acima há informações. Mas estou atrás de mais informações sobre os ingressos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário