Pouca proteção, londe do Aeroporto e longe do Centro de Convenções. Perigoso à noite |
Friendly quer dizer "amigável". Temos falado de estabelecimentos, negócios e até cidades "pet friendly" quer dizer amigáveis aos animais. Você pode entrar nesses estabelecimentos com o seu "pet", animal de estimação geralmente cachorro (perro) e gatos etc. Estou sugerindo que estou vendo Foz do Iguaçu ficar "unfriendly" que dizer "não amigável" para gente.
Ênfase no usuário dos transporte público. O Transporte público em si está melhorando. Especialmente a linha 120 Centro Parque Nacional e a maioria das outras não deixam nada a desejar e de novo, especialmente se o ônibus for o articulado. Mas os pontos estão sendo mudados e ficando mais difícil para o "ser vivente" sem automóvel.
Esta semana fui ao Centro de Convenções de Foz do Iguaçu (CECONFI) de ônibus. Ir de ônibus, para mim, não significa pobreza. É uma escolha. Antes de chegar no trevo do Aeroporto sinalizei que iria descer. Estava chovendo. Até recentemente o ponto de ônibus era logo em frete ao CECONFI, logo após à curva. Me surpreendi quando o ônibus entrou na curva e não parou. Aí descobri que o "novo ponto" está na metade do caminho para o Aeroporto.
Desci e voltei todo o trecho até o CECONFI. Fiz o que fui fazer e na volta me dirijo para o antigo ponto que era logo na saída do Centro de Convenção, à direita. Me dirijo para lá só para descobrir que o ponto para voltar era em frente ao ponto onde desci na viagem de ida. Ou seja na metade do caminho entre o Centro e o Aeroporto. Refaço o trajeto cantando Hare Krishna Hare Krishna Krishna Hare... para não me perturbar e me manter ZEN. Quando vou chegando no ponto, lá vem o ônibus. Eu fiz sinal de que não iria embarcar e continuei a pé desta vez para o Aeroporto. "Agora vou até o fim. Vou até o Aeroporto. E fui. Notei no trajeto tando de ida quanto de volta que há "tapumes" ou "muro" de empresas que invadiram a via de acesso pelo menos a calçada. Mas um sinal de não ser "pedestre friendly" até porque os carros passam na chuva e parecem gostar de molhar o pedestre. Assim sendo fiquei perguntando se esta história de "cidade inteligente" inclui a perversão de corações segundo a qual dificultar a vida para os "sem locomoção ego-individualista é inteligente.
Outro ponto "passageiro unfriendly", "gente unfriendly", "proletário unfriendly" e "turista unfriendly" é o que serve ao Parque das Aves. Centenas de turistas embarcam vão para o Parque das Aves usando a linha 120 TTU-Parque Nacional via Aeroporto. O problema é que a "reformulação" e "remanejo" colocou o ponto de ônibus a pelo menos 100 metros antes do "Atrativo Turístico mais visitado de Foz do Iguaçu" depois do PNI e da Itaipu. Parece ser mais de 100. O ponto fica logo após a entrada do Hotel Sanma, antigo San martín. E o trajeto é feito sem calçada, se não tem calçada não tem sinalização para cegos. E o ponto não tem abrigo. O turista e visitantes devem trafegar na chuva. È um projeto para levar "gente a extinção"
Local de onde o antigo ponto de ônibus foi abduzido |
Mais um ponto de ônibus inimigo do usuário
Reconhece a avenida? É a República Argentina. Para quem viaja na direção centro-bairro, este é o primeiro ponto depois da Praça da Bíblia, Ele ficava logo após o Sicredi do bairro. Mas o bairro teve o prazer de receber um negócio importante. Falo da revendedora da CAOA.
Outros projetos de paradas de ônibus
Igual ao anterior, tamanho menor |
Modelo dos esquipamentos financiados pelo Ministério do Turismo. Fora 180 paradas igua a estas |
Nenhum comentário:
Postar um comentário