segunda-feira, 27 de maio de 2024

Santos Dumont e Burton Holmes nos trilhos ferroviários argentinos

Um ferrocarro ou ferryboat transportando vagões no trecho Buenos Aires - Concordia

 Santos Dumont e Burton Holmes testemunharam os dias de glória e pioneirismo dos "ferrocarriles" (caminhos de ferro) argentinos. Quando Santos Dumont embarcou em Buenos Aires em 1916 para viajar rumo ao Alto Paraná, fazia tres anos que a linha Buenos Aires - Posadas havia sido inaugurada. Tivesse ele chegado em em 1911. por exemplo, todo o trajeto teria que ser feito pelo rio Paraná em barcos grandes da empresa Mihanovich entre Buenos Aires e Posdas e em barcos menores que viajavam entre Posadas e Porto Mendes atual Marechal Cândido Rondon, via Puerto Aguirre e Foz do Iguaçu.  

Três anos depois de Santos Dumont, o escritor de viagens, Burton Holmes fez o mesmo trajeto que Santos Dumont de Buenos Aires a Posadas capital do ainda Território Nacional de Misiones dependente de Corrientes até 1953. Posadas foi o último trecho da expansão da monumental rede ferroviária argentina. Porém o trem não morria aí. 

Posadas - capitaldo Território Federal de Misiones. Foto do livro de Burton Holmes em 1p19. A Posadas que Santos Dumont viu poderia ser um pouco mais "atrasada"  

Em 1913 a linha Posadas - Buenos Aires se uniu com a linha Encarnación - Asunción no Paraguai. Entre as cidades de Posadas e Encarnación está o rio Paraná. 

Para unir as duas cidades, Argentina e Paraguai adotado o "ferrocarro",  especialmente construído para as condições do rio entre as duas cidades.que transportava os trens de um lado para outro. Sobre a aventura ferroviária chegando ao Paraguai, entra um personagem norte-americano, Percival Farquhar que aduirira em 1909 a ferrovia paraguaia que até então chegava só até a cidade de Villarica. O trecho Paraguari-Encarnación chegou a sonhar com uma linha em direção ao Brasil onde Percival Farquhar era o imperador das ferrovias no Brasil entre elas a RFSPRG - ou Rede Ferroviária São Paulo-Rio Grande*. Aqui faço quatro desvios de pensamento: 1) o trecho da ferrovia Villarica-Encarnación ganhou um desvio até a cidade de Abay, em Caazapá (Ka'asapa) de onde sairia os trilhos em direção ao Brasil tendo sido discutida entrada no Brasil via Foz do Iguaçu. 2) Já li uma tese de doutorado que falava de um projeo de Moisés Bertoni para a construção de uma ponte rodo-ferroviária entre Paraguai e Brasil. Seria devido a esta linha férrea saindo da histórica cidade de Abay rumo ao Brasil? 3) Seria o interesse do Percival Farquhar ligar a linha Abay-Foz com a prometida e anunciada ligação Foz do Iguaçu - Guarapuava?  Lembre que Farquhar recebeu mais de um milhão de hectares de terras como pagamento dessa obra. Aqui há uma ligação com a complexa situação das terras do Oeste e Sudoeste do Paraná e de Santa Catarina que resultou na Guerra do Contestado.          

4) Uma dúvida minha me motivou a escrever estas linhas. Santos Dumont embarcou no trem que saia de Buenos Aires já a abordo de um ferrocarro? Ou veio de trem até Zárate, ainda província de Buenos Aires e de lá embarcou no ferrobarco para Concordia?  

Encarnación - foto de Burton Holmes 


Em seu livro, Burton Holmes diz que embarcou em um vagão de luxo que zarpou de Buenos e logo à frente o vagão foi embarcado no ferrobarco para uma viagem de quatro horas rio abaixo até Concórdia, já na província de entre Entre Rios. Mas havia outra possibilidade: embarcar em Buenos Aires e ir de trem até Zádate  de onde saiam, várias vezes por dia, os ferrocarros carregados de passageiros, carga e vagões até Concórdia. As duas modalidades eram justificadas pois ambas estavam a serviço de grandes frigoríficos instalados nas margens do rio. A partir de Concórdia, aí sim iniciava a viagem de trem até Posadas,     

NEA - Nordeste Argentino

Notas:
O fim dos ferrobarcos ou ferryboats coincidiu com o avanço das rodovias. A inauguração da Ponte Internacional San Roque González de Santa Cruz em 1990 coincidiu com a útlima viagem dos Ferocarros Posadas - Encarnación. 
Barco ferroviário que ligava Posadas e Encarnação aposentado em 1990

A Ponte Rodoferroviária em Zárate foi inaugurada em 1977 e acabou com os ferrocarros entre a Província de Buenos Aires e Entre Rios.






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