segunda-feira, 26 de março de 2012
Estão matando jornalistas adoidadamente na fronteira
domingo, 25 de março de 2012
Encontro Muçulmano-Cristão na Itaipu, uma boa experiência
quarta-feira, 21 de março de 2012
Foz tem Ampulex compressa
Pelo que acabo de descobrir o inseto que aparece nas fotos se chama Ampulex compressa e seria comum na parte tropical da Ásia. Teria sido introduzido no Havaí para combater as baratas. Ela é uma vespa "de coloração verde esmeralda e de hábitos solitários e que na sua ecologia, utiliza as baratas como hospedeiras para sua prole. O nome dele é vespa-jóia. Ela ataca a barata vítima com ferroadas certeiras no cérebro da barata que fica imobilizada. Daí ela arranca as antenas e suga parte de sua hemolinfa (sangue) tornando-a uma espécie de "morto-vivo".
Daí a vespa depositaria seus ovos no interior do abdômem da barata e as suas larvas se alimentaria dos orgãos e da hemolinfa da barata até que sobrasse apenas o exoesqueleto de quetina dela. Se o inseto (vespa) faz tudo isso e é da Ásia, Oceano Índico, minha pergunta: o que ela faz em Foz do Iguaçu? Encontrei-a em Foz há mais de cinco anos. Meu primeiro encontro com o inseto foi no centro de Foz do Iguaçu. Um desses saiu de um recinto puxando uma barata pela cabeça. A barata era bem mais corpulenta que ele. E ele andou pelo menos 20 metros ao longo da Rua Xavier da Silva puxando a barata que o acompnahava sem oferecer resistência. Os movimentos dele são rápidose fortes. Acompanhei a rota até que comecei chamar a atenção de gente que pasava aí me toquei. Recentemente descobri um lugar que tem muitas baratas. Não são tantas assim mas creio que há pelo menos umas 200 mil. E vejo a vespa sempre ali.
Quando há um desses na área, não aparece uma barata. Daí a necessidade dele entrar nos recintos caçando. A foto da direita foi tirada por mim em Foz do Iguaçu utilizando uma lente normal. A foto da esquerda foi tirada pelo fotógrafo profissional amante de macrofotografia, Muhammad Mahdi Karim, clicada em Dar es Salaam, Tanzânia (Africa) em 2009. Minha pergunta é: esta vespa é também nativa do Brasil? Há uma espécie brasileira? Uma família? É de ocorrência global? Ela foi introduzida no Brasil por alguém? A foto acima está no wikipedia e há vários tamanhos dela.
Nomes populares em alguns idiomas
Emerald cockroach wasp ou jewel wasp
Avispa esmeralda (Espanhol)
Juwelwespe (Alemão)
Vespa gioiello (Italiano)
Ficha técnica
Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Ordem: Apocrita
Família: Ampulicidae
Espécie: Ampulex compressa
Nota: Identificada por Johan Christian Fabricius (1781) zoólogo dinamarquês, aluno de Linneus, famoso por ter sido um dos mais brilhantes de seu tempo tendo classificado mais de 10 mil espécies de insetos. Ele ajudou a formar a base da classificação de insetos. Ele é autor de várias obras de entomologia sisitemática. (Fonte Wikipedia) Veja um vídeo da vespa em ação no Youtube
Vão mudar locais de embarque de 18 linhas de Foz
segunda-feira, 19 de março de 2012
Encantos escondidos e desperdiçados: Cachoeira do Monjolo
sexta-feira, 16 de março de 2012
Daniela Baumhardt da Silva será homenageada em passeata de estudantes
Só para você saber como andam as obras no TTU
Precariedade do Conselho Tutelar de Foz do Iguaçu
terça-feira, 13 de março de 2012
Blog de Foz saúda o BlogTur 2012
Estive na abertura do Blog Tur 2 – o encontro de blogueiros do turismo no Hotel Bella Italia em Foz do Iguaçu. Em 2009 Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras veio a Foz a convite de Marcelo valente do Bela Italia e Loumar Turismo. Maurício me disse que propôs então ao Marcelo a possibiliade de lançar o evento. “Ele topou na hora”, disse. Como resultado em 2011 saiu o primeiro BlogTur em agosto que ganhou parcerias importantes na cidade entre elas a do superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla. Foram escolhidos e convidados, via concurso, 14 blogueiros. Foi um sucesso. Agora nesse segundo evento se repetiu a dose com mais 14 blogueiros. A blogosfera brasileira dedicada ao turismo está bem representada. Confira quem veio:
Alexandra Aranovich de Porto Alegre do blog Destemperadinhos foi a primeira a se apresentar na abertura. A proposta do Destemperadinhos é "food experiences with kids" quer dizer gastronomia e viagem na companhia de crianças. Um bom tema e sem dúvida os pais necessitam de dicas sobre lugares em que possam ser felizes levando suas crianças. Faça uma visita ao blog para se deleitar com sugestões do tipo Chile para Crianças. A dedicada blogueira tem outro blog que segundo é feito com uma amiga e se chama Café Viagem.
Outra blogueira que está na terrinha é Ana Martinelli do Finestrino um blog que se inspira na janela (finestra, em italiano); uma olhada da janela do avião. "Já cliquei as Catarats do avião", avisou logo após ter chegado a Foz do Iguaçu. Cada blogueiro com seu tema, sua plataforma, um ponto de vista a partir de onde faz sua contribuição. No caso de Beatriz Mignolo o que ela gosta é do detalhe . "Procuramos o detalhe". Nos "destinos" (Esta palavra já começou a me trincar ...) ela e o marido visitam os "pontos turísticos" mas, commo ela disse, se interessam pela comunidade local. Está aí uma coisa interessante que as lideranças turísticas de todo o Brasol deve lembrar. O blog da Martinelli é o Viaje no Detalhe. Como já passa da 1h da manhã, darei aqui o nome e link dos blogueiros e blogs presentes.
Cidlan da Apresentação, Se Pluga no Mundo com muita iformação sobre intercâmbio, estudo, dicas de viagem. Clarissa Comim comartilha experiências e dicas em seu Viagem e Viagens. Como ela disse na sua apresentação, porque há viagem e viagem. Daniela Mendes começou o Dicas e Turismo em 2007 quando morava na Suíça. Ela entendeu que não havia muita dica sobre o país em português. Hoje as dicas vão além da Suíça. Gleiber Oliveira do Andarilhos do Mundo é médico, pelo que escutei. Blogar e viajar é uma paixão para Jonathan Padua que escolheu a "mochila" como sua plataforma é autor do Eu Vou de Mochila. Luiz Júnior é o autor do Boa Viagem. Marcos Coqs de Curitiba é autor do Viajão e a praia de Monique Ribeiro (na foto dando entrevista) são os esportes e viagens para praticar espoertes radicais daí o nome de seu Diario Radical. Na matéria que fiz para A Gazeta do Iguaçu eu disse que o blog cobre da Capadócia na Turquia ao Buraco das Arararas em Jardim (MS). Roberta Martins do Territórios viveu na Espanha e Marrocos onde sentiu a necessidade de compartilhar. Vivian Dornelles do Blog Dicas de Viagem é de Porto Alegre e dá dicas que vão de sua Porto Alegre nativa a sugestões de guias do tipo não vá para Amsterdã sem o Guia do Dani. Por fim, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras que é o idealizador do encontro de blogueiros de turismo e organiza o evento com a Loumar Turismo, Hotel Bella Italia e a GOL na parte aérea.
Continua a reforma no TTU de Foz
Uma vista das obras do lado de fora do TTU pela Travessa Luiz Gama. É aquela onde está uma fileira de barzinhos e onde está o ponto de ônibus da Linha Metropolitana que faz a viagem entre Foz do Iguaçu e Santa Terezinha de Itaipu. Um daqueles pontos de ônibus bem sofridos. Seria interessante ver se este precário ponto de ônibus estaria na lista dos pontos que receberão nova estrutura financiada pelo Ministério do Turismo.
Estação Tubo no TTU com entrada e saída pela Travessa Luiz Gama com destino ao Morumbi. Está fora de operação há muito tempo. Aproveitem para vê-las o mais rápido possível pois esses são os últimos dias delas no famoso logradouro púbico. Gosto dessa palavra "logradouro" parece que tem a ver com "lograr" no sentido de mais um exemplo de que o povo foi logrado. Por isso logradouro. Sobre logradouro, alguém escreveu no Yahoo Respotas: "...é o lugar onde vc escolheu para morar e ser logrado...". Outro, respondeu: "O que é ou pode ser fruído por alguém; passeio público; pastagem pública para o gado"
Esta Estação Tubo iguaçuense localizada no mesmo "logradouro" tinha como destino a Vila C via Ponte da Amizade. Não mais! Ela nunca mais embarcará gente para a Vila C e muito menos para a Ponte da Amizade. A estação fica no lado que dá acesso à Rua Mem de Sá, aquela do Bar Corujão. De lá, da rua, saem os ônibus para Puerto Iguazú e São Miguel do Iguaçu com conexões para Itaipulândia, Missal, Marechal Cândido Rondon entre outros municípios.
Trabalhadores da Vital Engenharia Ambietal, empresa do grupo Queiróz Galvão, podam árvores no TTU. A perigosa operação é sempre vista com muita curiosidade pelo público de Foz do Iguaçu que utiliza o famoso local. Como você sabe a população reclama pela pouca opção de lazer na Terra das Cataratas.
Passageiros da pioneiríssima Linha Metropolitana Foz do Iguaçu-Santa Terezinha de Itaipu aguardam o ônibus nesse moderno e interessante ponto de ônibus. Eu diria que 10 entre nove iguaçuenses não sabem onde fica o Ponto Final e portanto Ponto Inicial da linha Foz-Santa Terezinha ou Santa Terê-Foz. O desconhecimento se deve em parte ao fato da maioria não necessitar de ônibus, de ter carro ou de preconceito pela rua. Durante o dia, o lugar é tão seguro quanto possível. À noite, é outra coisa. E isso inclui o TTU inteiro!
Quem está sentado no banquinho do ponto de ônibus Foz - STI, está na frente da Barraqinha da ZZ que estava fechada na hora em que o local foi clicado. A ZZ vende cerveja, refrigerantes, salgadinhos entre outras coisas. A ZZ, com seu estilo, dá algumas dicas para quem pense em assaltar o local em busca de pertences e mercadorias quando o estabelecimento estiver fechado. Eu volto ao TTU com mais.