segunda-feira, 27 de abril de 2020

Coloquemos nossos tesouros onde o coronavírus não destrua


A frase da imagem foi dita por Jesus segundo Mateus e é parte do Sermão do Monte ou Sermão da Montanha. A imagem dois mostra a mesma mensagem em grego e uma tradução ao pé da letra (interlinear) em inglês. Em vez de “ajuntar” ou “acumular”, vemos na tradução que Jesus teria usado o verbo “entesourar” quer dizer construir um tesouro.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

Tadeusz Chrostowski mais que um cientista polonês sepultado às margens da Estrada Velha de Guarapuava

Por causa deste livro Chrostowski merece o título de patrono da ornitologia paranaense
Ai que inveja! O currículo do polonês Tadeusz Chrotowski é admirável. Veja só. Ele nasceu (1878) na (até hoje) pequena cidade de Kamionka, na província de Lublin, condado de Lubartów, na Polônia, na época sob domínio russo. Morreu (1923) em um local chamado de Pinheirinhos, na época parte de Foz do Iguassu, lugar que já não existe, tendo sido sepultado ao lado da estrada hoje dentro do Parque Nacional do Iguaçu em área hoje pertencente ao município de Matelândia.

sexta-feira, 17 de abril de 2020

Alerta: secas e estiagem serão mais frequentes e severas

O Link para o estudo em PDF

O turismo em Foz do Iguaçu, como no resto do mundo, está parado por causa do coronavírus. Mas, se não fosse o coronavírus, o turismo de Foz do Iguaçu estaria sofrendo de qualquer jeito. Por quê? Por causa da seca no rio Iguaçu. Há também a seca no  rio Paraná, observável facilmente no trecho do rio entre a barragem de Itaipu e a desembocadura do rio Iguaçu. O rio Uruguai também está seco. Para que interessar divulgo abaixo um texto que anunciava ainda no tempo do presidente Michel Temer que anunciava um estudo da WWF-Brasil com Ministério do Meio Ambiente e Ministério da Integração que alerta para o fato das secas terem chegado para ficar com cenários para 2040, 2070 e 2099.

segunda-feira, 13 de abril de 2020

Jacaré-de-papo-amarelo toma banho de sol em rocha das Cataratas

Jacaré fica pequeno e protegido na rocha do segundo degrau das Cataratas 


O fotógrafo, jornalista e assessor de imprensa Abel Jair Andregheti de Foz do Iguaçu fez história na imprensa paranaense no final de semana de páscoa ao fotografar um jacaré-de-papo-amarelo (Caiman latirostris) tomando banho de sol sobre uma rocha no degrau intermediário (as Cataratas tem três degraus). A observação foi feita da passarela do Salto Floriano no lado brasileiro das Cataratas. A foto foi publicada em dezenas de jornais, sites e canais de TV chegando até a agências internacionais como a Sputnik controlada pela Rússia.

sábado, 11 de abril de 2020

No Reino das Grandes Cataratas: onde se encaixam A Cachoeira de Lodore e o poeta Robert Southey?



Cataratas de Lodore. Keswick, Cumbria, Inglaterra (Mark Caton)

No Reino Unido, no Noroeste da Inglaterra, para ser exato, existe uma cachoeira ou queda d’água chamada Lodore. Para brasileiros, paraguaios e argentinos que estão acostumados com quedas d’água como as Cataratas do Iguaçu* (BR, RA), Sete Quedas (In Memoriam), Moconá (Argentina) / Yucumã (Brasil, RS), o Salto Monday ou a Cascata do Caracol,  Lodore não impressiona. Lodore pode ser  menor que o Salto Cabeza de Vaca ou o Salto Arrechea das Cataratas do Iguaçu. Pode ser até menor que o Salto Macuco e quem sabe possa perder um pouco para o Salto do rio Tamanduá todos em Foz do Iguaçu.


quinta-feira, 9 de abril de 2020

Um Turismo capaz de (sempre) se transformar - Como o setor busca a troca de experiências como um caminho de soluções

Muvuca em praia da Flórida dias antes do Corona mandar todo mundo se recolher (Foto NYT)
Cenas repetidas no mundo todo  

Ter em mente que o bem-estar das pessoas deve ser priorizado, agora mais do que nunca, é compreender esse ato como um papel global. E no que diz respeito ao setor Viagens e Turismo, uma das mais impactadas diante da pandemia do novo coronavírus, é compreensível que as pessoas tenham parado de se locomover, devido às políticas de isolamento social.

No entanto, buscar a troca de ideias e experiências acumuladas nesta indústria é uma chance de transformações, mesmo que pequenas, na maneira de agir do mercado. E por isso, a FRT Operadora procura, junto com a categoria, reavaliar a cada dia o perfil de uma nova forma de fazer Turismo.

sábado, 4 de abril de 2020

Viagens e turismo depois do Coronavírus: Quando as coisas vão voltar à "normalidade"?

Ponte da Amizade entre Brasil e Paraguai (Sérgio Fernandes*)

Blog Lovin'/ World of Wanderlust 
(Esta é uma tradução de um artigo opinião para incentivara discussão sobre a recuperação do turismo e da economia)

Essa pergunta está na ponta da língua de todo mundo: o que acontecerá após o Coronavírus? No momento, em regime de isolamento e com voos internacionais praticamente em terra, é difícil ver os próximos meses. Mas, como qualquer coisa que a história ensina, o mundo vai se recuperar. Mas daí surge outra pergunta: como será  viajar após o Coronavírus?


O que acontecerá com as viagens após o coronavírus?

Quando a poeira baixar, a indústria das viagens mudará para sempre, certo? Não necessariamente. As viagens serão retomadas exatamente de onde pararam, assim que as pessoas sintam que é seguro viajar novamente. Haverá quebradeira no setor de viagens, com algumas companhias aéreas e empresas de cruzeiros certamente com grandes problemas. O setor dos cruzeiros, em especial, será um dos mais atingidos quando se fala em viagens, devido ao estigma agora associado à saúde, à higiene ligado ao fato do viajante estar em um espaço tão confinado por um longo período de tempo.