Regiões do Paraná e Santa Catarina que não seriam Brasil, se o presidente Cleveland tivese batido o martelo "diferentemente". Vale ou não uma homenagem? Veja a lista completa de cidades |
Possivelmente, os vereadores da gestão 2001-2004 devem ter feito a seguinte pergunta: por que uma rua em Foz do Iguaçu deveria ter o nome de um presidente americano? A reflexão pode ter progredido para a próxima pergunta: terá o nome sido dado à rua por então lambe-botas de plantão do Império do Norte no Brasil?
À segunda cogitação digo, não! Felizmente não! O nome completo do presidente em questão era Stephen Grover Cleveland. Ele foi presidente dos EUA duas vezes. Foz do Iguaçu deu o nome do presidente Cleveland à rua pelo mesmo motivo que os cidadãos de uma antiga freguesia chamada Bela Vista de Palmas, deram a esse povoado o nome de Clevelândia como confirma a Lei clevelandiense nº. 862, de 29 de março de 1.909.
Nos dois casos, a homenagem foi feita em agradecimento ao presidente Grover Cleveland por ter beneficiado o Brasil no julgamento de mérito de uma disputa territorial entre Brasil e Argentina. O mapa (acima) mostra a região do Paraná e Santa Catarina que não estaria no Brasil, caso o presidente Cleveland não tivesse batido o martelo a favor do Brasil em 1895. Então Cleveland, merece ou não uma rua com seu nome em Foz?
Para lembrar a lei que 'DESPEDIU" o presidente Cleveland sem aviso prévio e por justa causa (que causa?):
Lei nº 2.810 de 10 de Setembro de 2003
ALTERA A DENOMINAÇÃO DO LOGRADOURO PÚBLICO PRESIDENTE CLEVELAND, PARA RUA PEDRO JOÁS AIRES DOS SANTOS.
Art. 1º Fica alterado o nome da Rua Presidente Cleveland, que passa a denominar-se Rua Pedro Joás Aires dos Santos.
E qual era a rua Presidente Cleveland?
O cemiterio São João Batista de Foz do Iguaçu se encontra entre quatro ruas: Avenida Brasil, frente. Benjamim Constant, fundos. Pedro Joás Aires dos Santos, lateral (meio esquecida) e Padre Montoya (sem acesso direto ao cemitério). Há quem diga que a Rua Presidente Cleveland ou Pedro Joás Aires dos Santos é uma rua abandonada. Confira, confirme ou desminta no street view!
O que queremos com isso?
Fazer justiça à memória do ex-presidente Stephen Grover Cleveland. Talvez não seja possível desfazer a lei. Mas pode-se pensar em uma maneira de trazer a atenção da população à importância da Decisão Arbitral do presidente americano e dar a importância que esta pequena parte da história do Brasil merece. É necessário também levantar a história da troca de nome da rua e a importância do senhor Pedro Joás Aires dos Santos e família. Se Foz do Iguaçu tivesse um arquivo público não seria tão difícil levantar informações sobre os nomes de nossas ruas.
Memorial do Blog
"Não tendo as Altas Partes Contratantes podido chegar a uma solução amigável no prazo estipulado, como acima se vê, submeteram-me, de acôrdo com as outras disposições do Tratado, a questão controvertida, a mim, Grover Cleveland, Presidente dos Estados Unidos da América, para Arbitramento e decisão, debaixo das condições prescritas no dito Tratado"
Nenhum comentário:
Postar um comentário