Bartolomeu Mitre fantasiado de patriota brasileiro na época da guerra "Coxinhas contra Mortadelas" (A perfeição do rosto da ilustre figura é obra de Grande artista!) | |
A assinatura do autor |
Detalhes da assinatura do escultor: J. ZORRILLA Ð SAN MARTÍN |
O busto de bronze do ex-presidente da Argentina Bartolomeu Mitre (1821 — 1906), na Praça das Nações (Praça do Mitre) em Foz do Iguaçu é uma obra de arte. O escultor que assinou o busto de Mitre em Foz, José Luis Zorrilla de San Martín é o mesmo que realizou obras famosas em Buenos, Aires, Montevidéu, Roma e Washington (DC) sempre em contratos com os governos da Argentina e do Uruguai. Dois exemplos de suas obras são o Monumento ao presidente José Argentino Roca em Buenos Aires (Argentina) inaugurada em 1941 e o Monumento ao Gaucho em Montevidéu.
Monumento localizado na Avenida Pte. Julio A Roca, Buenos Aires |
Destaque e detalhes do Monumento Equestre (Acima) |
Qual foi a origem da obra?
O
busto de Bartolomeu Mitre foi terminado em 1958 como mostra assinatura no mesmo busto. No momento não sabemos
detalhes da obra como a oficina onde foi feita, onde foi fundida e
quem encomendou. Possivelmente foi o próprio governo argentino. O que
se sabe é que a estátua foi doada pela Argentina a Foz do Iguaçu e
entregue pelo cônsul argentino em Foz do Iguaçu. A ocasião foi célebre,
contou com a presença de autoridades dos dois países inclusive o
filho do presidente Bartolomeu Mitre. No busto da Praça do Mitre, o autor assina a obra
assim: J. ZORRILLA Ð SAN MARTÍN 1958 (Se ligue no " Ð ").
Sobre Mitre
Em algum lugar li que o Paraná deu ao Colégio Estadual o nome de Bartolomeu Mitre em agradecimento aos serviço prestados por ele durante a "Guerra do Paraguai" ao não permitir que tropas paraguaias viajassem por território argentino em direção ao Uruguai via Brasil. Com isso fica de fora algumas coisas mais marcantes do currículo do ex-presidente argentino (duas vezes), fundador (e manda chuva do jornal La Nación Argentina (depois da guerra só La Nación), comandante das forças argentinas na Guerra da Tríplice Aliança e comandante junto com Duque de Caxias das Forças Aliadas.
Sobre o autor da obra?
O autor: José Luis Zorrilla de San Martín (Nascido na España) mas é uruguaio e pronto. Não confundir com Juan Zorrilla de San Martín, poeta e pai do escultor |
O nome do escultor é José Luis Zorrilla de San Martín, nasceu em Madri, Espanha 1891 e morreu em Montevidéu, Uruguai, onde foi criado em 1975. Ele fez poemas, escreveu mas foi na escultura em bronze na categoria monumentos que ele se destacou.
Como está a escultura hoje?
No dia 21 de dezembro de 2021, o suporte do busto de Bartolomeu ganhou uma placa que marca concretização do projeto de iluminação do Colégio Bartolomeu Mitre (Hoje 5º Colégio da Polícia Militar do Paraná). O projeto foi custeado pela Eletromil (Já ganhou um ponto com o Blog) e assinado pela equipe da Uniamérica (outro ponto!). O suporte recebeu pintura nova e parece que o busto ganhou uma limpeza o que permite ver e ler a assinatura de Zorillo.
Um erro importante e já de longa data é que não há nenhuma inscrição ou uma placa que faça menção ao busto e dê explicações sobre quem foi a pessoa representada por ele e por que ganhou o destaque. Durante muito tempo, houve uma placa de bronze no local.
Duas coisas podem ter acontecido: a placa foi retirada do local para proteção e guardada em lugar ligado à preservação da história de Foz do Iguaçu (isso aconteceu recentemente em Curitiba), ou, a placa pode ter sido roubada, receptada, derretida e comercializada (há comércio de material roubado como mostra este filme com Rodrigo Santoro), o que já seria uma perda imensa para a memória da cidade.
Daria para inluir o Busto no dossiê de tombamento para preservação patrimonial do Curso de Arquitetura e Urbanismo CAU-UNILA? Ou que o busto ajude aaumentar o valor do imóvel de caráter histórico do Município de Foz do Iguaçu e ainda contribuit para a cultura local para moradores e turistas?
EXTRA EXTRA EXTRA
Monumento à Batalha de Sarandi |
Saiba mais sobre o escultor (aqui também)
Lista de algumas obras onde tomo a liberdade de colocar o busto Mitre em Foz do Iguaçu (Atenção já dá para incluir o busto em um city tour de Foz do Iguaçu, um destino que se interessa pelo turismo cultural)
1. A Fonte dos Atletas
2. Monumento equestre ao general Julio Argentino Roca.
3. Monumento ao Gaucho.
4. Monumento à Batalha de Sarandí (1930)
5. Estatua equestre Grito de Asencio (1936)
6. Obelisco a los constituyentes de 1830
7. Monumento ao Monsenhor Mariano Soler, 1º arcebispo de Montevidéu
8. Artigas de pie
9. Artigas de Villa Borghese, Roma
10. El Viejo Pancho, Calle (Rua) Libertad, Montevideo,
11. Busto de Bartolomeu Mitre, Praça do Mitre, Foz do Iguaçu, presente do Governo Argentino, aparentemente ao Dsirtrio Naval
Nenhum comentário:
Postar um comentário