sexta-feira, 28 de abril de 2017

Nova data: O Satélite Brasileiro de Comunicação e Defesa será lançado no dia 4 de maio



A nova data para o lançamento do Satélite Geoestacionário para Comunicação e Defesa (SGCD) foi anunciada pela empresa Arianespace na Guiana Francesa. Será na quinta-feira, 4 de maio entre  17h31 e 20h:19 horário de Brasília. A reportagem é anterior à chegada do satélite à Guiana Francesa. Abaixo está o link para o Kit lançamento com as informações sobre o lançamento. 


Capa (PDF) do Kit do lançamento

quinta-feira, 27 de abril de 2017

Onça-parda do Parque Nacional Iguazú foi capturada mas a cidadania não está feliz

Quem dera fosse assim...
A onça-parda que por diversas vezes insistiu em aparecer em área do Parque nacional Iguazú (Argentina) finalmente foi capturada. O crédito vai para a equipe de técnicos, biológos e guarda-parques do serviço de Parques Nacionais com o apoio do  Instituto de Biologia Subtropical e do Ministério de Ecologia da Província de Misiones.  A onça causou o fechamento do Parque Nacional para turistas em várias ocasiões. A operação considerada exitosa pelas autoridades ambientais ocorreu no sábado, 23, à noite.

domingo, 23 de abril de 2017

Acaba a Greve da Guiana Francesa: expectativa de lançamento do satélite brasileiro

Capa do France-Guyane, deste sábado e domingo
Hoje, domingo, 24, os franceses estão votando em primeiro turno para as eleições presidenciais. E França não se reduz à porção europeia do País globalizado. O Departamento de Ultramar (DOM, em francês) da Guiana, aqui encostadinha no Amapá está votando, mesmo com baixa participação, hoje. Porém a noticia mais importante da Guiana é que no sábado, 22, ontem, foi anunciada a assinatura de um acordo que põe fim a uma Greve Geral iniciada no dia 17 de março contra a falta de segurança, problemas na saúde além de falta de controle na imigração e no garimpo ilegal. A data do início da greve geral - apelidada de "Crise Social" coincidiu com a data prevista para o lançamento do Satélite Geoestacionário para Comunicação e Defesa (SGCD). No mesmo voo (VA236) seria lançado um satélite coreano. A data foi adiada para o dia 21, 23 e depois suspensa indefinidamente até a resolução da crise. Assim, a qualquer momento, a nova data será anunciada. O Blog de Foz falou sobre o assunto nesta postagem.  

sábado, 15 de abril de 2017

Site Buscador de passagens aéreas e reservas de hotel oferece uma viagem ao DNA


 

Retransmito este release recebido pelo Blog de Foz. Leia e participe, logo contamos o resto da história: Confira o vídeo e veja a grande sacada de uma empresa ligada às viagens e turismo: "abra o seu mundo"     

Momondo traz jornada do DNA para o Brasil
Projeto que se tornou viral no mundo todo vai permitir que brasileiros conheçam sua ancestralidade por meio de testes de DNA; Ao final, um dos participantes poderá viajar para conhecer suas origens.

Fonte: FirstCom Comunicação

A momondo, buscador de passagens aéreas e reservas de hotéis, acaba de lançar o desafio The DNA Journey, ou Jornada do DNA,  no Brasil. Para mostrar que existem mais coisas unindo as pessoas do que as separando e que viajar ajuda a abrir mentes, a empresa vai reconhecer 30 brasileiros com a oportunidade de mapear suas raízes genéticas por meio do DNA. Ao final, um deles poderá fazer uma viagem para conhecer os seus lugares de origem.

O desafio consiste em duas fases. Na primeira, os interessados deverão acessar o site do desafio The DNA Journey até o dia 02 de maio, à meia noite. e responder a seguinte pergunta: “Como viajar amplia a sua visão de mundo?”. Os autores das respostas selecionadas serão recompensados com a oportunidade de mapear suas raízes genéticas através de um kit de DNA, que revela a ancestralidade de cada um deles.

quinta-feira, 6 de abril de 2017

Delapidação* total da estátua de São Francisco no Morumbi: "tou nem aí"

S.O.S. São Francisco

O veado que é parte do conjunto da obra em 06.05.2017
Por 'bairronauta'
Jackson Lima

A estátua do São Francisco no canteiro central da Avenida Mário Filho, divisa entre o bairro 1º de Maio e Morumbi I  é importante para Foz do Iguaçu? Se a resposta for sim, não parece. A estátua construída pelo artista plástico Giovanni Vissotto no final dos anos 90 mostra São Francisco ladeado por dois animais: um quati à esquerda e um veado à direita, para quem bem do bairro em direção ao centro. A passagem do tempo, o descaso e o abandono está causando a destruição do monumento. O veado, que está ao lado São do São Francisco entregou os pontos, desistiu de esperar alguém da manutenção e deixou cair a cabeça para um lado. Na foto abaixo, tirada em maio de 2016, já era possível ver rachaduras na capa de cimento que veste a estrutura em arame. Um morador do 1º de maio chamou a atenção para o problema e disse: "alguém tem que fazer alguma coisa". Nada foi feito.   

terça-feira, 4 de abril de 2017

Satélite brasileiro ainda está no chão. Motivo: greve generalizada na Guiana Francesa



 SGDC sendo descarregado de avião ucraniano em Kourou, Guiana Francesa 
(Clique na foto para ampliar)

Localização (Google)
O lançamento do satélite brasileiro SGCD (Satélite Geoestacionário para Comunicação e Defesa) estava marcado para o dia 21 de março na Guiana Francesa. Mas uma crise social local levou o Departamento de Ultramar francês a uma paralisação total. Segundo o jornal France-Guyane, ontem não havia gasolina nos postos. Assim a data para o lançamento foi adiada até que tudo se acalme e volte ao normal. Se protesta contra tudo. Cada segmento da 'societé' tem uma exigência. O trânsito entre Paris e Caiena está agitado. As comunidades indígenas também protestam e pedem solução - advinha contra o  quê? Contra os garimpeiros brasileiros ilegais que "pesteiam" a selva da Amazônia Francesa. 

Google homenageia com Doodle criadora do "orelhão"


O Google já publicou há pouco a homenagem de amanhã, dia 4 de abril. A homenageada é a arquiteta Ming Chu Silveira que, se estivesse viva, completaria hoje 76 anos. Nascida na China, Ming Chu, formada pela Universidade Mackenzie, inventou o orelhão ainda muito jovem estudante. A invenção deu certo e tomou conta de todo o Brasil. Registro ter telefonado uma vez em um dos orelhões mais  remoto do Brasil. Estava instalado ao lado de um mangueira no bairro da "Comara" a pouco metros da aldeia indígena Ticuna de Umariaçu em Tabatinga, Amazonas. 

Cheguei a levar grupos de turistas para, de lá, telefonar a cobrar para Milão, Minneapolis e outras capitais mundiais. Hoje vi passar, pela Avenida República Argentina, uma camionete cheia de "orelhões" aposentados. Eles estão sumindo. Deixo este link para o site oficial do orelhão que relembra fatos da criação, repercussão e influência do orelhão no Brasil. Em 2009 este blog registrou a chegada no TTU dos primeiros orelhões da OI em Foz do Iguaçu. Na época a empresa OI acabava de comprar a Brasil Telecom.   
Ming Chu Silveira (1941 - 1997) Foto Clovis Silveira
Mas não pensem que os orelhões acabaram de vez. Eles ainda resistem e são usados. Logo acrescento fotos de alguns deles em Foz do Iguaçu. Ainda no quesito dos equipamentos urbanos lembro uma variação do orelhão usada em diversos municípios brasileiros. São os telefones em formato de animais. O Blog de Foz sugeria que Foz entrasse na onda e adotasse o sistema como cidade turística. Mas nada aconteceu. O telefone público na rua está saindo de moda e nós - quer dizer, nós de Foz do Iguaçu, não aproveitamos. Oportunidade perdida. Confira!  


domingo, 2 de abril de 2017

Brasil apresentará 19 fortes para o Patrimônio Cultural Mundial

Real Forte Príncipe da Beira, Rio Guaporé (RO) Foto: Rondônia Classificados

Material Produzido pelo IPHAN
Segunda Parte 

A candidatura a Patrimônio Mundial
O Conjunto de Fortificações, composto por 19 fortes situados em 10 estados brasileiros, está entre os bens que integram a Lista Indicativa brasileira a Patrimônio Mundial da UNESCO. O conjunto representa as construções defensivas implantadas no território nacional, nos pontos que serviram para definir as fronteiras marítimas e fluviais do País. A iniciativa vem sendo empreendida pelo Departamento de Articulação e Fomento (DAF) do Iphan em desdobramento aos entendimentos construídos junto aos Ministérios do Turismo e da Defesa e conta com a participação do Departamento de Patrimônio Material e Fiscalização (DEPAM) do Instituto e da Superintendência do Iphan-PE.
Implantadas pelos europeus no Brasil, as Fortificações tiveram suas origens em um processo de ocupação do território de modo particular, diferenciado das outras potências coloniais. Baseava-se em um esforço descentralizado, oriundo de ações dos próprios moradores das diferentes capitanias que formariam o Brasil, sem uma maior intervenção da metrópole. Isso resultou na construção de centenas de fortificações, espalhadas por todo o território nacional, edificadas para atender mais a interesses locais do que os da metrópole.

Colocando os fortes brasileiros na rota do turismo: tema será tratado em evento em Recife


Do blog Portal do Forte / foto Família Branco
Material produzido pelo IPHAN
Primeira Parte 

Recife (PE) será sede do  Seminário Internacional Fortificações Brasileiras – Patrimônio Mundial: estudos para análise de modelos de gestão e valoração turístico-cultural, que reunirá gestores de fortificações e agentes públicos do Brasil, da América Latina e da Europa, entre os dias 4 e 7 de abril, no Forte das Cinco Pontas, na capital pernambucana. Os debates vão abranger modelos de gestão, além da dinamização da atividade turística, sempre visando a possibilidade de aprimoramento constante dessas questões.

Colégio Bartolomeu Mitre: 90 anos com direito a outdoor

by Bairronauta

Não é raro encontrar outdoors divulgando colégios, cursos preparativos e escolas que conseguiram fazer seus alunos serem aprovados para o ensino superior em universidades públicas ou privadas. É mais raro ver a mesma coisa acontecer com colégios estaduais. A placa acima localizada na esquina das avenidas Jules Rimet e Argentina é parte dessa excepcionalidade que deve, pouco a pouco, ser normal. 

O Colégio Estadual Bartolomeu Mitre que comemora 90 anos põe-se em pé de igualdade e anuncia que mais de 17 estudantes foram aprovados para cursos em universidades públicas. Destaque para três alunas aprovadas para os cursos de Medicina, Direito e Engenharia Ambiental. O colégio bate no peito, enche a boca e diz: Ensino Público de Qualidade. Isso em uma época em que há tanto esforço para desmoralizar o ensino público. 

Foz do Iguaçu foi às urnas hoje: 2 de abril de 2017

Mais de 160 mil eleitores de Foz do Iguaçu foram estão indo ou já foram às urnas neste domingo, 2 de abril de 2017. Foi a eleição excepcional para prefeito. Concorrem seis candidatos. A foto acima é do acesso à Escola Municipal Irio Manganelli na Avenida Jules Rimet, Morumbi I  parte da  Zona Eleitoral 204. A votação ocorreu em 70 escolas ou colégios. O resultado sai até 18h. Amanhã a cidade terá novo prefeito. Está tudo em paz e há um silêncio gostoso. Um domingo atípico.