A pista de caminhada da Avenida Paraná em Foz do Iguaçu recebeu uma decoração pedagógica especial. Ao longo da pista de foram colocados bandeiras ou placas de sinalização com os 17 Objetivos Sustentáveis do Milênio.
Tanto no começo da pista como no final dela foram colocadas placas com os 17 objetivos – uma iniciativa da Secretaria Extraordinária dos Direitos Humanos e Relações com a Comunidade. Começando com o Objetivo Global Número Um, “Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares” até o Objetivo Global 17, “Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável”.
terça-feira, 26 de novembro de 2019
quarta-feira, 20 de novembro de 2019
Dia da Consciência Negra - O racismo no Brasil visto pela minha experiência (porque pela sua, não posso falar)
Uma carroça polaca . Razão do atraso das estradas paranaenses (Fonte da Foto) |
Nasci a uma hora de União dos Palmares, terra onde o Zumbi morreu, no Quilombo dos Palmares. Por que você acha que o primeiro aeroporto que eu vi, o de minha cidade, se chama Palmares? Cresci pensando que era “moreno claro” me identificando e pensando que era branco, pelo menos mais branco que os vizinhos que moravam a umas cinco casas da minha. Quando eu digo branco não era alagoano branco, falo de branco branco como os Thompsons, Nichols, Waynes, Andersens, Mendelsohns, Goslins, Klingensmiths, os Malaspinas, os Kenengendorfs e outros que moravam no Nordeste. O meu referencial era branco.
Há uns dez anos fui tirar carteira de motorista. Fui à
autoescola. A moça me explicou tudo. Quando estava na hora de dar a entrada, a
moça olhou para mim e disse: mas antes eu quero avisar uma coisa. O senhor vai
ter que pelo menos saber assinar o nome e ler palavras simples como “Pare!”. O senhor assina o
nome?
Marcadores:
Brasil,
escravidão,
Jackson Lima,
mulher polaca,
Paraná,
polaca,
Racismo
domingo, 17 de novembro de 2019
Os irmãos rebouças, os túnéis e pontes
O trem já está la na frente |
O primeiro projeto da Estrada de Ferro Antonina – Curitiba foi feito pelos engenheiros negros e irmãos André e Antonio Rebouças. Quando a obra começou em 1880, dez anos após o primeiro projeto, duas coisas tinham mudado. Primeiro o traçado original de Rebouças. Em vez de partir de Antonina, a Corte, lembre que ainda éramos Império, aprovou a partida da linha de Paranaguá.
sábado, 16 de novembro de 2019
Os projetos da Lucille
Vagão Camarote |
A composição é formada ainda pelos Vagões Turísticos e pelos Vagões Econômicos.
domingo, 10 de novembro de 2019
Mão pesada do Vietnã acaba com um dos atrativos turísticos para "instagramers"
Todo mundo chorando a proibição |
Depois da Roça Nova: descendo a Serra do Mar de Trem
Depois do túnel um banquete de Mata Atlântica |
Com a velocidade, a estação da Roça Nova passou voando. Melhorou a estrutura. O túnel apareceu rápido à frente e entramos nele. São 600 metros de túnel. As luzes acendem, os passageiros vibram. O guia do Vagão, Patrick Santos, pergunta se todo mundo já ouviu a expressão, luz no fim do túnel e pede para que olhemos para trás. Lá estava o maior símbolo da fé no futuro: siga a luz no fim do túnel.
quinta-feira, 7 de novembro de 2019
Trem da Serra: Curitiba vista da janela do trem já é uma aventura
O Jardim Botânico visto da janela do trem |
segunda-feira, 4 de novembro de 2019
Descendo a Serra de Trem - (Curitiba - Morretes) no vagão Barão do Cerro Azul
O vagão: foto oficial de divulgação |
sexta-feira, 1 de novembro de 2019
Hoje é o Dia de Todos os Santos e amanhã é Dia dos Mortos
Curitiba e a invejável cultura das placas comemorativas
Tem uma coisa que Curitiba sabe fazer bem. Identificar com placas de bronze, de granito, de mármore e outras pedras, metal, alumínio e até de azulejo. São placas comemorativas, placas de homenagens em várias categorias e com diversos propósitos. Homenagem do Povo de Curitiba a personalidades; Homenagens da Prefeitura além de placas que lembram eventos importantes e placas que registram a passagem de personalidades e até placas que celebram a realização de congressos e eventos. Vamos colocar uma foto de alguns exemplos. Mas antes de passar às fotos vejamos qual é o meu sonho em relação às placas e Foz do Iguaçu.
Vamos lá, a minha lista começa assim:
Gostaria de ver as placas na categoria que identifica prédios públicos em suas funções atuais e passadas instaladas em vários locais da cidade. Nessa categoria gostaria de ver placas indicando onde funcionou o Primeiro Hotel de Foz do Iguaçu, onde funcionou a primeira Agência do Banco do Brasil, onde funcionou a
Placa de inauguração do MBM |
Gostaria de ver as placas na categoria que identifica prédios públicos em suas funções atuais e passadas instaladas em vários locais da cidade. Nessa categoria gostaria de ver placas indicando onde funcionou o Primeiro Hotel de Foz do Iguaçu, onde funcionou a primeira Agência do Banco do Brasil, onde funcionou a
Assinar:
Postagens (Atom)