quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Porque amanhã o anúncio das Novas 7 Maravilhas completa 10 anos: as Cataratas do Iguaçu entre as finalistas

Amanhã, 11 de 11 de 2021 o anúncio global das grandes paisagens ou grandes feições naturais vencedoras do concurso N7W completa 10 anos. Parece que foi ontem. Esta postagem acompanha o vídeo acima que postei há dias. O motivo do vídeo foi tentar alertar o setor do turismo a não perder  o foco sobre o motivo do concurso ter sido feito e por quê. O vídeo destaca que o título N7M  é uma ferramenta de marketing e segundo seu criador, o suíço-canadense Bernard Weber teve como propósito, na época e continua tendo, criar uma “memória global”.Aproveito para relembrar a época com algumas fotos tiradas por diferentes fotógrafos. 


Cerimônia em Congresso Mundial das N7M / N7W em Foz do Iguaçu /

Na foto acima aparecem os representantes oficiais dos atrativos mundiais vencedores do Concurso Global que escolheu as Novas Sete Maravilhas Naturais (N7M) ou da Natureza cujo resultado saiu em 11 de outubro de 2011. Seguem os nomes dos representantes com o nome da Nova Sete Maravilha em vermelho. Estão também na foto tirada no Hotel Slaviero Foz (Hoje Windham) organizadores do concurso, representantes de órgãos oficiais de Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu. Emmy Hafild (Ilha e PN Komodo, Indonésia), Rebeca Labita (Parque Nacional Rio Subterrâneo Puerto Princesa, Filipinas), Bu Il Kim (Ilha Jeju, Coreia), Ivan Vazquez (Amazonas, Peru), Bernard Weber (N7W), Gilmar Piolla (Cataratas do Iguaçu / Itaipu), Jean-Paul de la Fuente (N7W), Felipe Gonzalez (Foz do Iguaçu), Marcelo Almada, prefeito de Puerto Iguazú). 

Representantes de Maravilhas na época

Ivan Vazquez (Amazonas, Peru) Marcelo Almada (Puerto Iguazu Argentina) Bu Il Kim (Jeju, Coréia), Bernard Weber (N7W, Suíça) Sabine Lehman (Table Mountain/ Montanha da Mesa – África do Sul), Rebeca Labit (PN Río Princesa, Filipinas), Emmy Hafild (Komodo, Indonésia), Gilmar Piolla (Cataratas do Iguaçu, Brasil), De la Fuente (N7W), Felipe Gonzalez (ABAV-PR, Brasil), Le Ngoc Dinh (Baía Halong, Vietnã).
Eu que gosto de placas de bronze, fiz a maior festa com esta

Entrevistando Bernard Weber idealizador dos três concursos globais para escolher as Novas 7 Maravilhas da Natureza   

Bernard Weber com os irmãos fundidores Aslan e Hasan, em Munique observando os retoques em uma das placas de bronze que seriam enviadas para exposição e testemunho às Nova Sete Maravilhas Naturais do Mundo  

A viagem da Placa de bronze que comemora a vitória das grandes atrações naturais declaradas Novas Sete Maravilhas começou no número 72 da rua Schleißheimer em Munique na Alemanha onde fica a sede e ateliê da Fundição Artística (Kunstgießerei München) de Aslan (esquerda) e Hasan Göktepe. A placa que aparece sendo polida na foto é a que foi levada para Palawan onde fica o Parque Nacional Rio Subterrâneo Puerto Princesa nas Filipinas. As que vieram para Foz do Iguaçu e Puerto Iguaçu passaram pelo mesmo processo e nasceram no mesmo estúdio. A placa: 

Gloria Nelly Velasco González  e Camilo Granados Gonzales da Colômbia em visita às Cataratas N7W

Eu e a placa exposta em uma edição do Festival das Cataratas  

No mesmo evento, em ano anterior, ganhei uma camiseta da torcida pelas Cataratas do Iguaçu como uma das N7 Maravilhas

Ingrid Grutke, a modelo argentina nascida na pequena cidade de Oberá, na província de Misiones e o idealizador da campanha para eleger as Novas Sete Maravilhas da Natureza (New Seven Wonders) pousam para foto na varanda do então Hotel Sheraton em Puerto Iguazu. A modelo na infância corria solta pelas ruas de terra vermelha da Oberá famosa por sediar todos os anos a Festa Nacional do Imigrante.


Na entrevista e ajudando a traduzir: foi no evento que divulgou a Declaraçãio das Novas Sete Maravilhas

O piloto Jurgen Hutten em pleno voo sobre as Cataras do Iguaçu

Hutten e o balão da N7W rumando para o Marco das Três Fronteiras e Ponte da Amizade

Algumas palavras sobre as N7W

Primeiro, segue a lista delas. O asterisco destaca a Nova Maravilha que também é Patrimônio Mundial da Unesco:

*Cataratas do Iguaçu/Iguazú, *Ilha jeju, Rio Amazonas, *Montanha da Mesa, *Ilha Komodo, *Baía Ha Long, *Parque Nacional do Rio Subterrâneo Porto Princesa (Só o rio Amazonas, como está na lista, não é Patrimônio Mundial da Unesco. Quem liderou a campanha N7W para o Amazonas foi o Peru, bancando a maior parte dos custos).  O Amazonas é muito grande para caber em uma lista mesmo da Unesco. O Patrimônio Mundial na lista da Unesco no Brasil é o Complexo de Conservação da Amazônia Central que reúne o Parque Nacional  do Jaú, Parque Nacional Anavilhanas e as Reservas de Desenvolvimento Sustentável de Amanã e Mamirauá.  

O que posso dizer delas? Quando bernard Weber lançou o concurso, a ideia dele era criar uma irmandade de "maravilhas naturais do mundo" e que pudesse inspirar os viajantes que planejassem fazer uma visita a elas. Por isso foi até criado um site exclusivo para viajantes e o setor do turismo: Visit7Wonders  

A Ilha Jeju fica na Coreia. É uma ilha vulcânica e a principal atração dela é o sistema de tubos cavados no interior da rocha por lava que jorraram por esses tubos. A Ilha também é rica em oportunidades de ver a cultura coreana em andamento. Mas assim como as Cataratas do Iguaçu é uma "atração" natural que convive com outros atratativos feitos por mãos humanas como a Itaipu, o Parque das Aves e espaços temáticos como o M3F, o Dreams Park Show. Jeju hospeda um parque temático chamado Loveland -imagine dedicado a quê?  Já Komodo é uma ilha onde vive, entre outras espécies, o dragão de Komodo, um lagarto gigante, mas gigante mesmo em perigo de extinção. O Parque andou meio fechado ao turismo devido a tentativa de um "turista" roubar um e levá-lo para seu país. Mas parece que as coisas estão bem (confira texto e imagens neste site de viajantes brasileiros).

Dirigível das N7W voando sobre a fronteira. Ciudad del Este como pano de fundo

Para terminar

Bernard Weber organizaou três concursos de votação. Até agora os três concursos escolheram 21 Novas 7 Maravilhas em três categorias: 1) Construções Humanas, Cidades Maravilhas e  Maravilhas da Natureza. As três listas:

Novas 7 Maravilhas da Humanidade ou do Mundo (Construídas por humanos): Petra, Jordânia; Machu Picchu, Peru; Grande Muralha, China; Chichén Itzá, México; Cristo Redentor, Brasil; o Coliseum, Itália e o Taj Mahal, India.

Novas 7 Cidades Maravilhas: Beirut, Líbano, Kuala Lumpur, Malásia,  Vigan, Filipinas, Durban, África do Sul, Doha, Qatar, La Paz,Bolívia, Havana, Cuba

Novas 7 Maravilhas da Natureza – Cataratas do Iguaçu/Iguazú, Brasil/Argentina, Ilha jeju, Coreia, Amazonas, Montanha da Mesa,África do Sul,  PN Ilha Komodo, Indonésia, Baía Ha Long, Vietnã, Parque Nacional do Rio Subterrâneo Porto Princesa, Filipinas.  

Mais uma coisa:

Há um concurso em andamento. Se chama 7Symbols of Peace Campaign (Campanha 7 Símbolos da Paz. Não temos muita ionformação sobre a campanha que vai escolher os sete símbolos pela paz. SE tiber informações, estaremos felizes em divulgar!

Nenhum comentário: