segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Show de Daniel no Gramadão em Foz: música, diversão, fraternidade e algumas lições

Daniel no Gramadão no sábado 18 de 12 em Foz (Ele é bom no berrante)

Mais de 10 mil pessoas foram ao Show do Daniel no parque Gramadão na Vila “A” em Foz do Iguaçu (estão chamando Bairro Itaipu A, não entre nessa). Daniel disse, segundo transcrito na imprensa: “Foz do Iguaçu é uma cidade muito especial. Além da energia, além da natureza, podemos encontrar várias nacionalidades aqui, e espero levar a todas uma mensagem de paz, de otimismo e de amor, que tanto precisamos”. E levou! Quer dizer trouxe e semeou!

No show Daniel lembrou do Paraguai, já que a região é de fronteira. Para homenagear ao Paraguai, cantou “Galopera”, versão brasileira.Parece que a multidão toda cantou junto. Uma paraguaia de Hernandárias pediu uma música do repertório da Perla. Hernandarias es lejos (longe)? Não Hernandárias é onde está a sede da Itaipu Binacional. A resposta confundiu o Daniel! O público não aplaudiu a informação da paraguaia da antiga Takuru Puku. Essa parte precisa de mais divulgação. 

Passado isso, imagina o que Daniel cantou?  “India”, versão brasileira também. Desta vez todo mundo entendeu. Uma passagem pela saudação aos argentinos presentes e em seguida aconteceu o que realmente deve ter surpreendido ao Daniel.

Duas libanesas parte da população local da Terra das Cataratas.  (Imagem do vídeo do show)

quarta-feira, 15 de dezembro de 2021

Missa de Ação de Graças em memória do cientista polaco Tadeusz Chrostowski no centenário de sua morte (Foz do Iguaçu 2023)

Tadeusz Chrostowski: nasceu em Kamionka, Polônia em 1878. Morreu em  Foz do Iguassu (atual Matelândia) em 4 de abril de 1923. Causa Mortis: malária


Por Jackson Lima

Na terça-feira 4 de abril de 2023, haverá uma Missa de Ação de Graças em memória do cientista Tadeusz Chrostowski. Quando conversei com o padre Carlos Humberto da Paróquia São João Batista de Foz do Iguaçu sobre a missa perguntei se existia Missa de Centenário. Ele disse: "Sim. Podemos fazer uma Missa de Ação de Graças, pela memória e celebração da vida dele, posso convidar um padre polonês, conheço vários na congregação".  (Adorei quando o padre disse, podemos fazer, posso convidar....)   

Me encontrei na Casa Paroquial porque colegas de jornalismo como a Rita Araújo havia comentado sobre a publicação que fiz no Facebok "Está começanado a temporada de Centenários em Foz do Iguaçu". O primeiro nome da lista era o do polonês que embora tenha vivido pouco (45 anos), fez muito em nome da ciência e especialmente da ciência chamada ornitologia. Foi dele o primeiro livro sobre a ornitologia paranaense e por isso ele é reconhecido como o "patrono da ornitologia no Paraná".

segunda-feira, 13 de dezembro de 2021

Dia 13 de Dezembro, os católicos celebram hoje o Dia de Santa Luzia

 

Santa Luzia

Hoje é dia de Santa Luzia, originalmente Santa Luzia de Siracusa, venerada como a protetora dos olhos, patrona e protetora de profissões como oftalmologistas e semelhantes. Aproveito para publicar aqui três coisas: uma oração à Santa Luzia e homenagear duas cidade e um país que se chamam Santa Luzia ou Santa Lúcia (Santa Lucía) que é uma variação do nome. 

Às margens da Loagoa Mundaú (Fotos não são de minha autoria)

A primeira cidade em minha mente se chama Santa Luzia do Norte em Alagoas. Me lembro pouco dela. Só sei que de um lugar de  Maceió eu podia enxergar alguma coisa dela. Isso se o acesso a ela fosse feito pela lagoa Mundaú. Atenção: Mundaú é a mesma coisa que Monday em guarani, nome de um rio no Paraguai que tem uma bela pequena Cataratas chamada Salto Monday.

A Santa Luzia alagoana é uma povoação antiga. Os holandeses que invadiram o Nordeste passaram e anotaram a passagem pela cidade em 1663, há 358 anos, depois de terem invadido a então capital da província chamada na época de Alagoas e hoje Marechal Deodoro. Em 1831 foi declarada Vila, em 1915 declarada cidade, depois perdeu a categoria, foi incorporada a outro município e só veio a ser município independente em 1962. 

Região lacustre-lagunar de Santa Luzia do Norte (Fotos não são de minha autoria)

A outra Santa Luzia, na forma de Santa Lúcia, que saúdo por esta postagem é paranaense, foi emancipada de Capitão Leônidas Marques em 1990, que foi emancipada de Cascavel que por sua vez foi emancipado de Foz do Iguaçu. E agora vem o país Saint Lucia (Santa Lucia) no Caribe, independente desde 1978, (43 anos). Ver Site do Governo , Site de Promoção Turística  e Dicas de Lala Rebelo

 

Agora a oração:

Santa Luzia, que mantiveste a Fé e a confiança em Deus, mesmo tendo passado por um grande sofrimento, ajudai-me a não duvidar da Proteção Divina, defendei-me da cegueira não somente física, mas também espiritual, e atendei este meu pedido (fazer o pedido). Conservai a luz dos meus olhos para que eu tenha força para mantê-los sempre abertos para a verdade e a justiça, e para que possa contemplar as maravilhas do Universo, o brilho do sol e o sorriso das crianças. Oh, minha querida Santa Luzia, agradeço-te por teres ouvido a minha súplica. Santa Luzia rogai por nós! Amém

 


sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

Resort de Assunção* aposta na observação (avistagem) de aves como um novo produto para o turismo

Fila dupla para conferir detalhes de aves pelo spotter (luneta): uma iniciação do grupo

Parte do grupo iniciado no hobby. Destaque  e agradecimento ao senhor de camisa azul-vermelha e crachã. Ele se chama Javier Ríos Fleitas, motorista da van que levou o grupo em segurança de Ciudad del Este a Assunção e retorno!

Tiro o chapéu para a grande sacada do Resort Yacht y Golf em Assunção! Quando vi na minha programação que estava prevista para o dia 28, domingo, às 6h um tour para observação de aves, preconceituosamente e por antecipação pensei: furou. Pago para ver. O motivo de minha falta de fé é que no grupo composto por agentes de turismo e operadores (se ligue tem uma diferença entre os dois, mesmo que os dois possam ser a mesma pessoa), não vi ninguém com cara de quem já levantou de madrugada para a observação de pássaros como hobby. Um membro do grupo chegou a dizer: este não é um produto para ser vendido a brasileiros pela perspectiva de uma operadora. "O brasileiro quer compras, cassino, gastronomia, entretenimento", completou. A primeira reação que ouvi foi quase piada: levantar às 6h pra ver passarinho. Falou-se em pombos. "A gente vê muito pombo em Foz", disse uma participante. Os passarinhos me acordam todas as manhãs. 

quinta-feira, 2 de dezembro de 2021

Prefeito de Bahia Negra no Pantanal Paraguaio quer colocar a cidade na rota do turismo natural e sustentável

Prefeito (intendente) João Roberto Ferreira e Ana Benítez: em busca de um desenvolvimentio que melhore a vida da população e seja bom para o meio ambiente (Foto Adilson Borges) 

 João Roberto Ferreira Paya, prefeito de Bahía Negra no departamento de Alto Paraguai, é o que se chama no Brasil um "pantaneiro". Ele era um convidado especial da ministra do turismo do Paraguai, Sofial Montiel de Afara para observar e dar os primeiros passos para colocar o município de menos de 3.000 habitantes no mapa do turismo sob a categoria "Pantanal Paraguaio". 

"Vim para aprender e ver de que se trata e como o município pode se beneficiar com o turismo", disse o prefeito durante um Workshop dirigido a operadores e agentes de turismo do Paraná, no sábado, 27, em Assunção organizado pela Secretaria Nacional do Turismo (SENATUR).

Para o prefeito, receber o convite da ministra foi uma grande honra. "É a primeira vez que recemos o apoio das autoridades do turismo". As coisas estão parecendo melhorar para a comunidade considerada longínqua para os paraguaios e para muitos brasileiros exceto os de Porto Murtinho, Corumbá e Forte Coimbra. Lá pela metade do mês, o presidente Marito Abdo Benítez vai a Bahía Negra entregar a reforma do hospital da cidade.