sábado, 29 de maio de 2021

Tarifas e estilos comparados entre o Parque Nacional do Iguaçu e o Parque Nacional Everglades, Flórida, EUA (Esclarecimentos em tempos de licitação)

Não precisamos imitar

 

O mirante proposto para o Parque Nacional do Iguaçu / Cataratas. Estamos imitando o "loop" do PN Everglades?
 

O Shark Valley Loop - Mirante para observação no PN Everglades. Amo o Everglades mas Everglades é Everglades e Iguaçu / Iguazu é Iguaçu 

O ICMBio gostaria que a gente pensasse em visitar o Parque Nacional do Iguaçu em vez de visitar as Cataratas, quer dizer mudar o esquema!

Entendo a dificuldade do ICMBio em relação ao Parque Nacional do Iguaçu e as Cataratas. Desde a primeira reportagem internacional sobre as Cataratas em 1906 na National Geographic e um pouco antes em 1901 na Exposição Panamericana em Buffalo (NY), o mundo vibrou com as Cataratas (link para pesquisadores). A manchete da Exposição foi parecida com “Descobrem maior Cataratas do Mundo na Argentina”. 

O Tenente Edmundo de Barros, mais tarde capitão, administrador da Colônia Militar do Iguassu ficou muito bravo. Segundo o mapa que ele já tinha feito a Argentina não iria ter nada de Cataratas. Ele chegou a publicar notas e fazer palestras no Rio de Janeiro, então nossa capital, quase chamando a galera que negociou as Cataratas do jeito que está de “traidores” e chamou de "aventureiros".

segunda-feira, 24 de maio de 2021

Andando de Ônibus Urbanos em Foz (TTU) Postagem de 2007 atualizada (Parte I)

Nova cara do TTU Pedro Antônio de Nadai 


Esta postagem foi uma das primeiras do Blog de Foz em fevereiro de 2007. Desde então 53.180 pessoas leram a postagem e muitos fizeram comentários, a maioria perguntando sobre Foz do Iguaçu e pedindo informações sobre "que ônibus pegar" para ir a este ou aquele atrativo da cidade e da fronteira. Foi muito gratificante. 

A antiga fachada do TTU descrita na postagem de 2007  

Outras postagens desse estilo foram aquelas sobre as rodoviárias de Foz do Iguaçu e Ciudad del Este todas precisando de atualização. Decidi atualizar essas postagens começando com esta sobre os ônibus e o TTU.Se quiser ver a postagem original fique à vontade. Veja como ficou: abaixo   

O maior segredo (Não tem mais segredo)para quem quer andar de ônibus em Foz do Iguaçu é entender o funcionamento do Terminal de Transportes Urbanos (TTU) Pedro Antônio de Nadai, conhecido simplesmente como TTU. O TTU possibilita o uso da palavra INTEGRADO (já não é mais) que o visitante vê escrita no párabrisa dianteiro dos ônibus. Algumas vezes a palavra está escrita com tinta branca diretamente no vidro ou em uma plaquinha amarela exposta na região frontal do veículo (as plaquinhas sumiram).

sexta-feira, 21 de maio de 2021

Agentes de viagem: uma espécie em perigo de extinção? Inspirado no caso da nova licitação do PN Iguaçu (Brasil)

A nota onde saiu esta foto denuncia este City Tour Brasília (há mais?) como "difícil de achar e caro" mas depois que acha é bonito

Tudo hoje está sendo resolvido por aplicativos. Você faz uma pesquisa para saber que hotéis, pousadas ou BNB há em Brasília e o aplicativo já pede para você escolher uma data de entrada e saída. Daí, se você não tem data nem adianta procurar. E se você tem e faz a reserva do hotel, vem as perguntas? Como você chega no Hotel? Taxi, Uber ou “traslado” via agência de turismo? Digamos que você queira visitar o Parque Nacional de Brasília e digamos que ele já tenha uma concessionária que nele construiu um centro de visitantes e guichês para venda de ingressos, você consegue comprar os ingressos pela internet?  Em Brasília, até recentemente, não sei se algo mudou,  8 entre 10 moradores não sabem o que é ou onde fica o Parque Nacional de Brasília. Se você quiser chegar lá rápido você tem que perguntar onde fica o Água Mineral.

quarta-feira, 19 de maio de 2021

As Cataratas do Iguaçu secas refletem o sofrimento do rio Iguaçu

A vazão de água das Cataratas do Iguaçu "engasgou" na casa dos 350 m³ por segundo mas a agonia é do rio Iguaçu inteiro  

(Esta postagem foi feita originalmente no Facebook e foi copiada e colada neste blog)

Uma das principais preocupações do trade turístico de Foz do Iguaçu com relação à nova licitação para concessão de áreas de exploração turística dentro do Parque Nacional é o tempo de vigência do contrato: 30 anos. Mas não precisa se preocupar não. A preocupação deve ser outra. Estudos mostram que a tendência atual é de que as secas e estiagens tenham chegado para ficar. É possível que em 20 anos, as Cataratas estejam secas durante a maior parte do tempo. Podendo até só ser ligada na hora dos turistas chegarem. Isto é 10 anos antes do vencimento da concessão. 
 

sexta-feira, 14 de maio de 2021

Eles nasceram para celebrar a vitória da diplomacia: a família dos Marcos de Fronteira Brasil-Argentina inaugurados entre 1902-1903

 

Obelisco / Marco Principal em Foz do Iguaçu está hoje inserido no Complexo Turístico Marco das Três Fronteiras que inclui homenagem ao Mundo Jesuíta e a Cabeza de Vaca, descobridor ocidental das Cataratas  

Quantos Marcos das Três Fronteiras você conhece? Eu conheço dois. O mais conhecido, mais visitado e mais acessível é o Marco das Três Fronteiras em Foz do Iguaçu que marca a fronteira Brasil, Argentina e Paraguai na foz (boca) do rio Iguaçu.

O segundo é o Marco das Três Fronteiras em Itapiranga, Santa Catarina. O marco localizado na foz do rio Peperi-guaçu, ou seja no local onde o rio Peperi-guaçu desemboca no rio Uruguai marcando a divisa entre Brasil e Argentina e entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. 

Avião Solidário da LATAM decola com mais 1,9 milhão de vacinas pelo Brasil

O programa Avião Solidário da LATAM decola novamente para levar esperança à população brasileira. Estão programados 19 voos, a partir de São Paulo/Guarulhos, entre a noite de hoje, amanhã (26) e sábado (27), para movimentar 1,9 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 para 18 estados. Confira aqui a programação dos novos embarques gratuitos realizados pela companhia*.

Considerando esses novos embarques, a companhia já movimentou gratuitamente para os 27 estados brasileiros 16,5 milhões de doses a bordo de 174 voos desde 18 de janeiro. O volume corresponde a 53% de todas as vacinas movimentadas pelo setor aéreo dentro do País até agora.

Vale lembrar que a LATAM Cargo é a primeira aérea do continente americano e a única da América do Sul a obter a certificação CEIV Pharma, emitida pela IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo). Desde agosto, uma equipe tem planejado e adiantado os cenários para o transporte - doméstico e internacional -, levando em consideração o destino, a infraestrutura dos aeroportos e a logística necessária para o transporte das vacinas.

O programa Avião Solidário beneficia há 9 anos a América Latina. Por meio da LATAM Cargo, o programa transportou nesta pandemia testes rápidos para Covid-19, medicamentos, máscaras, entre outros produtos, beneficiando o Brasil,
Chile, Colômbia, Equador, Peru e Argentina. Também já transportou de forma gratuita mais de 1 mil profissionais de saúde para atender às urgências do Covid-19 e mais de 500 pessoas com necessidades médicas diversas, como enfermidades ou cirurgias que requerem atendimento urgente.

*Todas as operações estão sujeitas a alterações.





O Parque nacional do Iguaçu é a maior reserva de Mata Atlântica do Sul do Brasil?

Indo direto ao assunto: não! O que as pessoas querem dizer quando afirmam que o PNI é a maior Reserva de Mata Atlântica é, na realidade, que o Parque Nacional do Iguaçu é o maior Parque Nacional de Mata Atlântica no Sul do Brasil. Confira na lista onze parques nacionais nos três estados do Sul do Brasil. O Parque Nacional do Iguaçu é, isso sim, o maior deles com 185.262,5 hectares. Em segundo lugar vem o Parque Nacional Ilha Grande, também no Paraná, com 76.033,12 hectares. Um total arredondado dos dez parques nacionais do Sul é de 368.266 hectares. Acrescentando as 185.262,5 hectares o número chega a 553.528 hectares que protegem a Mata Atlântica e ambientes "vizinhos" como a Lagoa do Peixe.   

PN Aparados da Serra (SC/RS) 13.141,00 hectares
PN Araucárias (SC) 12.141.00
PN Campos Gerais (PR) 21.298.91
PN Guaricana (PR) 49.289
PN Ilha Grande (PR/MS) 76.033.12 hectares
PN Lagoa do Peixe 36.721.71 hectares
PN Saunt Hilaire/Lange 25.118.90 hectares
PN São Joaquim 49.300.00
PN Serra do Itajaí (SC) 57.374 hectares
PN Superagui (PR) 33.860.36 hectares
PN do Iguaçu (PR) 185 262,5 hectares

sexta-feira, 7 de maio de 2021

“Vacinou, Carimbou, Viajou!” - uma campanha da FRT Operadora

 

O bem-estar das pessoas sempre foi, e sempre será, uma prioridade. No que diz respeito ao setor do Turismo, uma das mais impactadas pela pandemia, ressaltar que cada vida é fundamental pode mover o mundo.

Pensando nisso, a FRT Operadora traz a nova campanha “Vacinou, Carimbou, Viajou!” sob um olhar de conscientização, buscando momentos únicos através do trabalho de uma equipe qualificada de colaboradores em praticamente todo o Brasil. Tudo isso, com atenção voltada à importância de se vacinar.

Sabendo que muitas das medidas de segurança sanitária cumprem um papel essencial nos roteiros de viagem, sejam elas nacionais ou internacionais, o desafio em conjunto das autoridades e agentes de viagens sempre foi garantir que estas mesmas medidas de proteção fossem cumpridas.

E a ação “Vacinou, Carimbou, Viajou!”, de âmbito nacional, vem com o intuito de enfatizar a importância de viajar com segurança, independente de qual seja o destino escolhido.

Com uma mensagem que leva a esperança de dias melhores e reafirma a responsabilidade de cada pessoa diante da atual situação, a FRT Operadora trabalha em conjunto para que qualquer cenário de crise seja superado com oportunidades na reestruturação do ramo turístico. (Confira o vídeo). 



Fontes:
Da Assessoria /Olé Comunicação
FRT OPERADORA DE TURISMO
Matriz Foz do Iguaçu