domingo, 26 de fevereiro de 2023

Lista do material publicado sobre as Missões Jesuítas na antiga Província Jesuíta do Paraguai (Py, Arg, BR-RS)

Nota

Segue uma lista (links) de publicações sobre as "atrações turísticas" e culturais no que um dia foi a antiga Província Jesuítica do Paraguai. São leituras interessantes para quem deseja fazer a rota e recomendadas para quem participar em viagens (JL Edu Tours) que estou sugerindo em parceria com  empresas de turismo. O termo Província Jesuíta não é político. Até hoje o termo é utilizado. A Província Jesuíta do Brasil criada em 2014, inclui todo o Brasil. A pessoa que está na direção da Província é chamado "provincial". A Argentina e o Uruguai formam outra província.  O Paraguai é uma província. A antiga Província Jesuíta do Paraguai criada em 1607 incluía terras que hoje são Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. Em 1608 foi ordenada a construção de reduções no Guayrá (atual Paraná).

Reduções e cidades visitadas no Departamento de Misiones, Paraguai  

  1)  O Museu Diocesano de San Ignacio Guazu

  2) O Museu Semblanza de Héroes          
  
Reduções Visitadas no Departamento de Itapúa, Paraguai
  
  5) Sinalização Turística Trilíngue* em San Cosme y San Damian
  6) A Redução de Jesús Tavarãngue aquela que era para ter sido
  7) Explorando a estrutura Jesuítica de San Cosme y San Damian
  8) Um aquário com camping e chalés chamado Pirá Rendá 
 10) Santíssima Trinidad del Paraná fotos e legendas

Geral sobre as Missões 
12)  Turismo: Cataratas e Missões como um produto integrado do Mercosul (Saiba mais sobre Produtos Integrados do Mercosul)

*De todas as postagens que fiz sobre as viagens às Reduções, esta sobre sinalização turística trilíngue bateu o recorde de acessos. Como "blogueiro" (blogger) veterano, desde 2005 fico imaginando e tentando adivinhar o que o público quer. O que há de mágico na sinalização turística trilíngue? No caso de San Cosme as línguas são o espanhol, o guarani e o inglês. SE você gostar deste assunto, tiver perguntas, sugestões, dicas, curiosidades, envie uma mensagem limajac@gmail.com  ou facebook.com/limajac ou @jacksonzerofronteiras (Instagram)

Nenhum comentário: