Governador Eduardo Leite assina o contrato de concessão. À direita, a secretária de Meio Ambiente, Marjorie Kauffmann |
Juliane Nunes assina o contrato sob o olhar do governador Eduardo Leite e outras autoridades |
O contrato de concessão do Parque Estadual do Turvo entre o Governo do Rio Grande do Sul e a empresa iguaçuense Três Fronteiras Navegação e Turismo foi assinado no último dia 21 de julho. A canetada ocorreu no auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff) em Porto Alegre. Pelo Rio Grande do Sul assinou o governador Eduardo Leite e pela nova concessionária, a diretora executiva do Grupo Macuco, Juliane Nunes. Participaram autoridades do governo gaúcho, convidados e imprensa.
Segundo Juliane Nunes, em 30 dias será entregue o Plano de Transição Operacional. "O objetivo é gerar o menor impacto possível e com maior eficiência para garantir o desenvolvimento socioeconômico das comunidades do entorno, através do turismo sustentável” e acrescenta “Queremos aplicar a mesma expertise que desenvolvemos há mais de 36 anos no Parque Nacional do Iguaçu, visando gerar conforto e conhecimento para aos visitantes e trabalhar em consonância com os lindeiros ao Parque do Turvo”.
Hoje, visitantes de Yucumã (lado brasileiro de Moconá) se aventuram no leito pedregoso para ver as quedas de perto. Expectativa é que a nova concessionária melhore as estruturas |
O Parque Estadual do Turvo possui 17 mil hectares e está localizado na cidade de Derrubadas, a 500km de Porto Alegre às marges do rio Uruguai. O projeto de concessão foi elaborado em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o governo do estado do Rio Grande do Sul. “O governo manterá o papel de regulador e fiscalizador, garantindo que os interesses públicos sejam preservados e que a natureza seja tratada com o devido respeito”, explicou o governador Eduardo Leite. “Essa abordagem demonstra resultados positivos, com uma notável melhoria na qualidade dos serviços e na oferta de atividades de lazer e turismo sustentável”.
Para a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann, a concessão permitirá a modernização do local e a qualificação de suas áreas verdes. “O objetivo é melhorar as condições do parque, proporcionando à população a oportunidade de fazer um turismo ecológico de qualidade, sem onerar os cofres estaduais. Além disso, a ideia é manter o foco no ensino por meio da entrada gratuita para estudantes e professores em atividades escolares e de educação ambiental”, destacou. A menina dos olhos do Parque Estadual do Turvo, além da fauna e flora exuberantes e seus mais de 17 mil quilômetros de terras protegidas, é o Salto Yucumã às margens do rio Uruguai, beleza natural compartilhada com a Argentina onde recebe o nome de Moconá.