domingo, 19 de junho de 2016

Paraguai e outras participações no Festival de Turismo das Cataratas


Folheteria paraguaia

Mapa do Roteiro Jesuítico do Paraguai
O Paraguai teve uma boa participação no Festival do Turismo. Na Feira de negócios a Secretaria Nacional de Turismo trouxe a coleção de folhetos sobre os destinos jesuíticos. Um folheto geral era o Roteiro Jesuítico que mostra todas as ruínas da rota além de folhetos específicos para a Ruínas Jesús de Tavarangue, Santísima Trinidad del Paraná e San Cosme y Damián. Ainda na exposição de folhetos gostei da participação de Puerto Franco, a cidade paraguaia que fica em frente ao bairro Porto Meira de Foz do Iguaçu. É lá onde está o Marco das Três Fronteiras do Paraguai. Muito bom o folheto de Franco quer dizer Ciudad Puerto Presidente Manuel Franco. O mapa acima mostra a região batizada como "Roteiro Jesuítico"ou "Ruta Jesuítica". A ministra do Turismo do Paraguai, Marcela Bacigalupo, apresentou ainda em encontro de mulheres o projeto 'Posadas Turísticas del Paraguay', a ação conta com 110 estabelecimentos espalhados por 28 destinos turísticos. O 1º Encontro de Mulheres foi uma promoção da Associação de Mulheres do Turismo - AMANTUR.




Franco presente
Comunidade Franqueña desperta para o turismo
Bem-vindos ao Destino Franco

Clique na imagem para ampliar

Não é só Franco. É Destino Franco. A cidade paraguaia de Puerto Presidente Manuel Franco ou simplesmente Fanco é a segunda cidade paraguaia às margens do rio Paraná, águas abaixo da barragem da Itaipu Binacional. A primeira é  Ciudad del Este unida a Foz do Iguaçu pela Ponte Internacional da Amizade Franco. Franco foi fundada em 1939 como sede de uma obrage. Ela gosta de ser chamada a "mãe de cidades" porque várias cidades da região saíram dela. É o caso de Ciudad del Este fundada em 1957. Franco foi centro nervoso da construção da nova cidade. Com o crescimento de CDE, Franco passou por várias crises de identidade até por não se ver bem como cidade dormitório de Ciudad del Este que passou a ser a capital do Departamento do Alto Paraná. Com a finalização da Ponte todo o trânsito na fronteira deixou Franco de lado. E assim a cidade ficou até agora quando descobriu que tem atrações e atrativo. Ciudad del Este é agora a Porta de entrada no Paraguai e é famosa pelo comércio. Hernandarias, também na região, é a sede da Itaipu Binacional no Paraguai ou melhor Itaipu está em Henandárias. E Franco? Franco é a cidade com mais atrações dadas pela Natureza, pela História e pela Geografia. É um destino natural. Entre outras atrações Franco tem para mostrar o Salto Monday - uma cachoeira de 40 metros de altura no rio Monday. Tem o Marco (paraguaio) das Três Fronteiras que oferece uma visão totalmente diferente da que se tem na Argentina ou Brasil e tem o Monumento Científico Moisés Bertoni.        

Sobre o Salto Monday
Um lado das Cataratas ou Salto Monday é um Parque Municipal. No nome comercial (fantasia), a empresa concessionária escolheu, não sei por que, chamá-lo "Parque Butique". Não sei se a natureza gosta disso. Mas é onde  está a estrutura de visitação tradicional, agora melhorada com passarelas, elevador e e outras atrações. Do lado oposto a área natural é uma reserva privada chamada Reserva Maharishi. Confira as informações clicando nas imagens dos folhetos do Destino Franco. Logo o Blog de Foz volta aos atrativos paraguaios que começam a se destacar na região cada um com sua vocação.  

Catedral de Foz
Nossa Senhora de Guadalupe

Oração, oración, prayer à Nossa Senhora de Guadalupe
 Outra participação muito destacada foi a da Diocese de Foz do Iguaçu divulgando a Catedral Diocesana Nossa Senhora de Guadalupe de Foz do Iguaçu com direito a folheteria especial trilingue. Na foto acima destaco parte do folheto que mostra a oração à Nossa Senhora de Guadalupe em português, espanhol e inglês.  A folheteria inclui a campanha para ajudar na finalização da construção da Catedral. 

Nenhum comentário: