quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Conhecendo o Gauchito Gil em Puerto Iguazú




Fotos: Capelinha dedicada ao Gauchito Gil; imagem do Gauchito. Ver abaixo a oração ao Gauchito Gil.

Se você vai viajar pela Argentina, de Puerto Iguazú a Buenos Aires, de Buenos Aires a Patagônia, você vai ver ao longo da estradas nacionais ou provinciais pequenos santuários (capelinhas), decorados com velas, bandeiras vermelhas, fotos e até presentes. Os santuários são de todos os tamanhos e formas. Quem vai do centro de Puerto Iguazú para as Cataratas (lado argentino) verá o primeiro santuário, do País, no lado esquerdo da estrada, à frente e ao lado do Instituto Tecnológico (ITEC) Iguazú. Vale a pena parar e dar uma olhada. Se for na época em que se celebra o aniversário da morte dele, em janeiro, o lugar pode estar superlotado.

Quando era vivo, até o final do século 19, Gauchito Gil se chamava Antonio Mamerto de la Cruz Gil Núñez. Me parece que ele era "correntino", quer dizer da Província de Corrientes, a província logo após Misiones e que limita com o Brasil (RS) ao longo do rio Uruguai. Em Mercedes, Corrientes, até 200 mil pessoas vem de toda a ARgentina e Rio Grande do Sul para venerar, tocar, rezar, fazer promessas e agradecer ao Gauchito Gil.

Segundo a lenda, Gauchito foi morto a tiros por uma patrulha da polícia da Província. Diz a lenda ainda que depois de ser baleado ele olhou para o "carrasco" e lhe disse mais ou menos assim: quando você chegar em casa, reze pra mim e aquele seu filho que está morrendo vai se curar". E assim aconteceu. Hoje a Policia de Corrientes manda mais de 3 mil policiais para proteger os peregrinos que vão a Mercedes por causa dele.


Oração e promessa ao Gauchito Gil:

Oh! Gauchito Gil te pido humildemente,
se cumpla por tu intermedio ante Dios,
el milagro que te pido:
Y te prometo que cumpliré mi promesa y ante Dios te haré ver,
Y te brindaré mi fiel agradecimiento y demostración
de fé en Dios y en Vos Gauchito Gil. Amen

Nenhum comentário: