sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Uma porção de lambari em Foz do Iguaçu



Na minha "Lista das 120 Coisas a fazer na Tri-Fron", termo que eu uso para evitar dizer "Tríplice Fronteira", sugeri provar uma porção de lambari em um restaurante às margens do Rio Paraná. Não há muitos restaurantes às margens do Rio Paraná. Me lembro do Restaurante Cataratas Iate Club, do Clube Amambay de Caça e Pesca e do Clube Maringá (não sei se os últimos dois têm sites). Comer uma porção de lambari, olhando para o rio Paraná,acompanhado de amigos é um programa definitiva e tipicamente foz-iguaçuense.

Li por aí que há, nos neotrópicos (onde?), 129 espécies de peixes chamados "lambari". Por isso eu não sei dizer quem é quem no universo "lambarístico". O lambari a que me refiro é pequeno. Aquele que é pescado em garrafas de cerveja ou tubaína com farinha ou migalha de pão dentro. Ele é tão pequeno que entra na garrafa nadando e depois não consegue sair dela (Está parecendo comigo). Já vi lambaris maiores em pesque-pague da região. Lembrei-me do pesque-pague dos Wandscheer e dos amigos com quem vou lá!Boa pedida!

Outro lugar que tem bom lambari, com tendência a ser maiorzinho, é um bar antigo localizado na Avenida General Meira, após passar a Avenida Berlamino de Mendonça. Me parece que o bar se chama "Mezomo". Todo mundo conhece. Fica em frente ao primeiro ponto de ônibus da Avenida, sentido centro-Porto Meira. Finalizo dizendo que os lambaris são caracídeos e muitos têm um nome científico que começa com Astyanax.

Astyanax, além de ser um lambari do beiradão, foi também um herói grego filho de Heitor (Hector) e Andramache. Parece que Heitor entrou em óbito enroscado no cavalo de Tróia. Mas isso não tem nada a ver com lambari do Paranazão. Para complicar as coisas, os japonese da Nitendo inventaram um jogo (video game) chamado Astyanax. Complicado! Se você se viciar em lambari frito, você pode tentar fazer a receita mineira "lambari com queijo". É o que aparece na foto acima, retirada (temporariamente), do site de uma empresa que fornece, imagine o quê? Lambari! Logo eu fotografo, uma porção só para você ver. Viu? Turimso é cultura! Turista informado não é enganado!

Nenhum comentário: