terça-feira, 22 de julho de 2008

Pueblos indigenas en Foz



Uma das boas lembranças que tenho nesta caminhada em Foz do Iguaçu foi a Conferência de Povos Indígenas do Cone Sul que aconteceu em Foz do Iguaçu (Paraná) e mais especificamente no Teatro Barracão, no Jardim São Paulo na Terra das Cataratas. Vieram tribos de todo Brasil, Argentina, Paraguai, Uruguai e Bolívia. Os "indígenas" do Cone Sul trouxeram para o evento suas preocupações com grandes assuntos do cenário "regional" como a Hidrovia Paraná-Paraguai, gasodutos, oleodutos, agricultura, a construção de grandes hidrelétricas e outros problemas que ainda persistem e outros que ficaram pior.

Nesse evento chegamos a escutar palestras com tradução português-espanhol-guarani-xokleng-kaingang-inglês-maká e vice-versa.

Nesse evento, vi um dos poucos cerimoniais indígemas dirigidos por indios guaranis nas Cataratas do Iguaçu. O nome da cerimônia era "Mandu'a porã guaçu" que significa "boa lembrança" - lembrança de quê? Que lembrariam os guarani? Foi muito bonita. Na época eu já trabalhava com aspectos ecológicos e espirituais das culturas nativas das Américas. Foi muito bonito. Gostaria muito de desenterrar uma foto da cerimônia que - infelizmente, não consigo achar. Um dia acharei!

Nenhum comentário: