quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Agricultura urbana em Foz



Há um movimento mundial, muito bem estruturado que defende a "agricultura urbana". Isto é o uso de espaços urbanos para a produção de alimentos. O movimento tem membros em todo o mundo. Tem também um, entre muitos,slogans: comida sim, gramado não! As fotos acima mostram uma iniciativa em agricultura urbana em Foz do Iguaçu - e não é nova. Há 29 anos, a família Meyer utiliza vários lotes urbanos no bairro Vila Borges para a plantação de verduras. "Tudo começou quando em 1979, - conta Vilmar Meyer que se criou na horta - quando meu pai comprou um lote aqui. Nós fomos os primeiros moradores urbanos da Vila Borges".

A família se estabeleceu e começou a cuidar da área verde ao redor da casa. Com o crescimento da cidade no final dos anos 70, logo começou a procura por lotes e isso incluiu a invasão de várias áreas verdes que a família utilizava para plantar. Hoje, a Vila Borges é um bairro quase central. Está próximo à Avenida República Argentina e perto do Supermercado Muffato. A área valorizou mas a horta continua lá na esquina das ruas Serrilho de Jesus e Pompeu de Toledo. "O meu irmão tem uma horta na rua de trás", acrescenta Vilmar.

Pergnto se Vilmar sabe sobre o movimento chamado Agricultura Urbana? Ele diz que não sabe nada especial sobre isso. Só sabe que ele trabalha com agricultuira na área urbana. Pergunto se ele recebe algum reconhecimento pelo trabalho. Por exemplo, algum incentivo? Alguma assistência técnica? Nada! "Pelo contrário, diz Vilmar, pago IPTU mais caro e pago eletricidade mais cara ainda".

O IPTU mais caro é porque o terreno está vazio e cheio de "mato". Vilmar disse que recentemente recebeu uma carta de órgão da Prefeitura pedindo que ele limpe o terreno baldio. Perguntei se os péis de alface, couve, almeirão e outros foram considerados como "mato bravo".

- "Acho que sim", respondeu.

Vilmar disse que não trabalha com agricultura orgânica porque é difícil e a terra é pouca. "Meu plantio é convencional", - afirma. Ele contou que tem um primo esse sim, que mora na área rural, que tem uma chacara orgânica. Ultimamente, nos últimos cinco anos, para ser exato, o Vilmar passou a vender carros para complementar a renda. Bem é isso aí. O blog continuará de olho na agricultura urbana em Foz do Iguaçu. Se você quiser comprar verdura na chácara urbana do Gilmar o endereço é fácil de achar. A rua Pompeu de Toledo é a rua que vem do CAIC no Morumbi.

Para saber mais sobre a Agricultura Urbana visite este site que entre coisas possui uma revista. O site pode iluminar as autoridades, vereadores e outros sobre esta tendência ligada à luta contra a fome, vacina contra a crise e à economia solidária. Você pode ver também este artigo no site do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Por fim, você pode ver ainda este artigo no Agro on line.

Depois de tudo o que foi dito, desejo parabenizar ao Vilmar Meyer e família por estarem, junto com muitos outros em Foz, 29 anos na frente do governo municipal e sua Secretaria de Agricultura que não sabe da existência da AGRICULTURA URBANA.

Um comentário:

darci meyer commarela disse...

ola!!! eu sou Darci Meyer Commarela, primo do Vilmar Meyer. moro na cidade de caxias do sul, rs. e me sinto feliz e orgulhoso por esta reportagem. poi sei das dificuldades que o tio e os primos tiveram, ao chgarem em fóz. pois a minha mãe já estaa estabelecida. na estrada das cataratas ao lado da churrascaria rafain. e desbravou um terreno aguado [banhado] e o drenou. e começou uma Horta de que sustentou 10 filhos, e ainda adiquiriu alguns lotes e deu aos filhos. e tudo graças a horta. e hoje meus irmãos continuam em outro local. mas a dona alma meyer foi a primeira da familia meyer. e eu hoje sinto muito orgulhoso dela, e tambem de meus tios e primos. pois quem planta e vive da agricultura, são os que sustentam o brasil. e deveriam ser tratados com distinção. e ser respeitados pelos governates. e não serem sugados e tirado o nectar, e jogado fóra como se joga o bagaço. Darci meyer commarela.um filho do parana, adotado pelo rio grande do sul