Há alguns dias descobri uma escultura de um mosquito da dengue em cima de uma casa no bairro Morumbi I. Agora vou contar alguma coisa sobre o que descobri. Primeiro não é só uma casa. É ali onde funciona a sede do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente do Sâo Francisco. O mosquito, cuja foto você vê Aqui, não é só um mosquito. É um mosquito famoso. Ele é parte de uma campanha educatiova muito séria. No dia 15 de novembro de 2007, a Mocidade Independente do São Francisco,organizou um carnaval educativo fora de época e desfilou, com carro alegórico e tudo, pelas principais ruas dessa região de Foz do Iguaçu. O mosquito era parte dos passageiros do principal carro alegórico. Por casualidade, no dia 15 de novembro de 2008, sem saber de nada, bati na porta da casa onde funciona a sede da escola. Quer dizer, exatamente um ano após o desfile-campanha.
Sérgio Pereira, carioca, 50 e poucos anos, presidente da escola, declarou que a minha chegada no aniversário do histórico desfile não era por acaso. "Foi Deus que tem mandou. Você foi o evento deste ano", disse. Este ano não houve desfile. Por quê? Ora é fácil a resposta. As autoridades boicotaram. Todos me disseram que já tinham suas campanhas preparadas na TV.
O que eles não sabem é que para Sérgio, Escola de Samba é meio de comunicação, é educação e arte. O que as autoridades não sabem é que o Sérgio está certo. Eles não sabem da existência de duas palavras que são disciplinas da comunicação: folkcomunicação e midiologia. Vou acompanhar de perto o trabalho do pessoal do Morumbi e já retorno!
Nenhum comentário:
Postar um comentário