segunda-feira, 17 de novembro de 2008

O Mosquito da dengue do Morumbi

Há alguns dias descobri uma escultura de um mosquito da dengue em cima de uma casa no bairro Morumbi I. Agora vou contar alguma coisa sobre o que descobri. Primeiro não é só uma casa. É ali onde funciona a sede do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Mocidade Independente do Sâo Francisco. O mosquito, cuja foto você vê Aqui, não é só um mosquito. É um mosquito famoso. Ele é parte de uma campanha educatiova muito séria. No dia 15 de novembro de 2007, a Mocidade Independente do São Francisco,organizou um carnaval educativo fora de época e desfilou, com carro alegórico e tudo, pelas principais ruas dessa região de Foz do Iguaçu. O mosquito era parte dos passageiros do principal carro alegórico. Por casualidade, no dia 15 de novembro de 2008, sem saber de nada, bati na porta da casa onde funciona a sede da escola. Quer dizer, exatamente um ano após o desfile-campanha.

Sérgio Pereira, carioca, 50 e poucos anos, presidente da escola, declarou que a minha chegada no aniversário do histórico desfile não era por acaso. "Foi Deus que tem mandou. Você foi o evento deste ano", disse. Este ano não houve desfile. Por quê? Ora é fácil a resposta. As autoridades boicotaram. Todos me disseram que já tinham suas campanhas preparadas na TV.

O que eles não sabem é que para Sérgio, Escola de Samba é meio de comunicação, é educação e arte. O que as autoridades não sabem é que o Sérgio está certo. Eles não sabem da existência de duas palavras que são disciplinas da comunicação: folkcomunicação e midiologia. Vou acompanhar de perto o trabalho do pessoal do Morumbi e já retorno!

Nenhum comentário: