sábado, 31 de janeiro de 2009

Pioneiros de Três lagoas - Foz do Iguaçu

Foto by "Bairronauta" Edmundo Roberto Kinner é um dos pioneiros do bairro Três Lagoas de Foz do Iguaçu. O bairro teve início no final da década de 70 quando se criou o Loteamento Três Lagoas. "Eu fui um dos primeiros que compraram lote aqui e assim que comprei construí", diz o Seu Edmundo - como é conhecido no bairro. Ele lembra que só havia cinco ou seis casas quando ele chegou. E o nome Três Lagoas? "Ah, é que onde hoje está o Posto Paradão (Hoje Posto Acaray), havia três lagos lá" - revelou o Seu Edmundo e ainda disse "hoje o bairro está imenso. Mas antes aqui se chamava Novo Mundo". Antes do loteamento, Edmundo Kinner, conta que havia colonos e chácaras. "Lembro do João e Severino Maran. Ainda temos vários pioneiros no bairro. Temos o Pedro Cussoli e o Anésio Gonçalves. Até pouco tinhamos o Pedro de Barros, mas ele morreu. Quando? Ele foi sepultado quarta-feira, dia 28. Mas morreu no dia 25 em Canela no Rio Grande. Ele foi visitar a irmã e morreu poucos metros antes de chegar na casa. Foi um enfarto" - contou. 
Há 15 dias, estive em Três Lagoas levantando informações sobre os pioneiros para o Blog e o primeiro nome citado foi o de Pedro de Barros. Agora de volta ao bairro, já para visitar o seu Pedro, descobri que ele morreu. Fiquei sinceramente triste. Tristeza à parte, continuo levantando dados sobre aqueles que nos antecederam na formação desta cidade, desta sociedade, dos bairros que formam Foz do Iguaçu. Como acredito que a vida é multidimensional, desejo felicidade ao seu Pedro na dimensão onde ele está.

Um comentário:

Lourenço Miranda disse...

Vim morar em Três Lagoas em 1969 com meu pai o Jão de miranda onde tinha apenas 4 casas,Estudei no colégio João da Costa Viana, era uma escolinha de madeira era em frente onde hoje é a igreja Católica.
Os moradores da época eram Otávio de Maria,a familia Maran, familia Trevisão,Anísio,Espindola e a nossa familia Miranda..