segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Por que Foz ainda não tem? (1)




Li na Gazeta do Iguaçu, há poucas horas, que pescadores não podem mais curtir a sua pesca desde o barranco do rio Paraná, ou Paranazão, como a gente diz por aqui. Por quê? Porque "disparam" do lado paraguaio. Quem disparam? São os sem-nome, os sem-rosto. São mãos no gatilho. São o silêncio. São soldados do governo paralelo. Daí vem a pergunta desta série de postagem: por que Foz do Iguaçu ainda não tem? Ainda não tem o quê? Nesta postagem, não tem uma Avenida Beira Rio. Em espanhol e na maioria dos países aqui perto, beira-rio se chama "costanera". No Equador se diz "malecón". Tente achar no Google imagens uma foto do Malecón de Guayaquil. Acima coloquei três fotos. A primeira tirei do site da EBY - Entidade Binacional Yacyretá, que é a Usina Hidrelétrica, Paranazão abaixo, entre Paraguai e Argentina. A foto mostra a Costanera de Posadas, capital de Misiones. A Avenida é tão valorizada que já há edifícios com heliporto na cobertura. De lá se vê a cidade de Encarnación, Paraguai.

A segunda foto mostra um pequeno monumento a Cabeza de Vaca - aquele que leva a fama de ter sido o "descobridor das Cataratas"; Menos: aceito que ele foi o primeiro espanhol a ter visto as Cataratas. A segunda foto, minha, mostra, um barzinho na Costanera de Puerto Iguazu. Foz do Iguaçu tem uma avenida Beira-Rio que por motivos não muito transparentes foi abortada. Ainda é tempo de tocar este projeto. Especialmente agora com "crise" econômica, ou melhor, financeira! Quantos negócios
poderiam ser abertos para gerar empregos, lazer, festa, alegria, baladas na Costanera de Foz do Iguaçu.

Notinha: muitas costaneras ou beira-rios e beira-mar são verdedeiros desastres ecológicos. Há lugares em que os aterros matam a vida para poder gerar vida noturna. Não precisa isso não. É questão de projeto. O importante é vencer o GOverno Paralelo Invisível. E atenção! A Cidade Presidente Dr. Manuel Franco, também necessita de uma avenida dessas. Mudança nos dois lados.

Futuro links para a série
Por que Foz ainda não tem?
Beira Rio
Museu
Teatro
Carnaval de verdade
Réveillon Público
Tarifa de ônibus diferenciada nos domingos

Um comentário:

Casa Oficio disse...

Olá Jackson
Passando para conhecer o Blog... ADOREI tudo o que vi e li aqui!
Voltarei sempre.
Um abraço

Amábilis Luz