quinta-feira, 28 de maio de 2009

Um encontro poliglota: que idéia genial! Poliglotismo Foz



Repasso o convite: sábado que vem no Subway, aqui em Foz, vai haver este Encontro Poliglota. A idéia é reunir quem fale uma ou mais línguas ou até mesmo a metade de uma para que desse encontro saia alguma coisa positiva. Por exemplo, que o portunhol vire espanhol e que aquela vergonha de abrir a boca em espanhol ou inglês seja vencida. Como? Praticando! Gosto dessa idéia. Foz do Iguaçu tem um patrimônio lingüístico muito grande.

Além de termos o português e o espanhol como linguas que se escuta todos os dias, temos ainda a oportunidade de ouvir árabe, chinês, coreano e acima de tudo o Guarani. Assim, com letra maiúscula! Escuto sempre a Rádio Magnificat do Paraguai e adoro escutar músicas em Guarani. Mas na lista dos idiomas da fronteira, o guarani é o que tem o menor status. Injustica e burrice discriminar línguas por motivos econômicos, raciais, culturais, genéricos, políticos ou seja-lá-quais-forem.

Um dia vamos descobrir o valor do Guarani como idioma de cultura e saber assim como hoje, o pessoal da Habla Tradutores sacode a cidade, fazendo-a despertar para este encontro poliglota, que abrirá olhos e ouvidos para o que se chama de "recursos lingüísticos" da cidade. Não é invenção minha essa idéia de recursos lingüísticos. Descobri esse conceito em material americano. Clique na foto para aumentar e ler o convite. Eu estarei lá. Sempre quis ver isso. Vai lá também mesmo que você não fale uma lingua adcional. Alguma coisa contamina, alguma coisa pega! Depois do Encontro Poliglota, eu conto como foi!

Um comentário:

Poliglotismo disse...

Olá, Jackson.
Sentimos sua falta no Encontro Poliglota. Faltou você lá para falar Guarani!
Confira as notícias no nosso blog www.encontropoliglota.blogspot.com e na Paraná TV, ao meio dia, na segunda-feira. Contamos com sua presença no próximo, 11/07.

Saudações universalistas,
Alba & Otto