sábado, 2 de janeiro de 2010

O Blog de Foz recomenda o livro do professor Luiz Eduardo Catta: Estratégias dos pobres!


(Série Foz Escreve)


"A Face da Desordem - Pobreza e estratégias de sobrevivência em uma cidade de fronteira. Foz do Iguaçu 1974 / 1992", é o extenso título da aprofundada obra do professor e doutor em história, Luiz Eduardo Catta que foi publicado em 2009 pela Editora Blucher Acadêmico e que sem dúvida está disponível na livrara Kunda em Foz do Iguaçu. Devido a meu insistente estado de "exclusão" financeira e portanto de férias em Camboriú ou Bombinhas, tomei emprestado o livro de dois colegas, que o compraram em sociedade, com a promessa de delvovê-lo antes da primeira segunda-feira útil de 2010. Assim sendo, acabo de concluir as 439 páginas dele em três dias e amanhã (domingo) já devolverei o livro.

Recomendo o livro para quem quer ter uma idéia das estratégias de sobrevivência dos pobres de Foz do Iguaçu. É uma visão importante que mostra a luta persistente entre os detentores do poder, os membros da classe dominante e a explosão de favelas e misérias que acontece na cidade mais rica e mais pobre do Paraná. Recomendo a leitura, repito.

Já é hora de que o estudo prossiga sobre as estratégias de sobrevivência da pobreza de Foz do Iguaçu no período 1992- 2009. Seria interessante! Porque ao meu ver a classe dominante de Foz viu que seu bolo está sendo mordido, vem diminuindo, desde o final da década de 90. Que as faculdades produzam!

Um comentário:

nelson figueira disse...

Jakson, segunda é amanhã... cadê nosso livro? hahahahahahahahah