segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

O Iguassu: Nasce Novo Jornal em Foz do Iguaçu.

Em setembro do ano passado o Jornal do Iguaçu (JI) fechou misteriosamente. A surpresa foi tanta que nem os funcionários do jornal sabiam que o jornal não sairia no dia seguinte. Por quê fechou o JI? A resposta oficial nunca foi dada. Mas não oficialmente, a cidade soube, à boca pequena, que o jornal foi fechado por pressão tributária, quer dizer, fiscais tributários foram usados para intimidar o grupo do JI que além do jornal possui uma emissora de TV via cabo (FozTv), uma rádio (97.7) e um grupo educacional que inclui a UDC - a faculdade onde eu orgulhosamente consegui meu diploma. A foto à esquerda mostra a última capa do JI. Clicando na foto você poderá ler as manchetes e juntar dois mais dois. Os governos têm esta arma nas mãos. Qualquer governo pode mandar um fiscal tributário, sanitário, ambiental fechar qualquer negócio do "povo", utilizando o mecanismo, desde linhas aéreas, à jornais, de bordéis, à hotéis, supermercados à farmácias e estabelecimentos hortifrutis. Qualquer coisa. Mas isso não está certo.
Hoje, saiu às ruas de Foz do Iguaçu um novo jornal que se chama O Iguassu - assim com dois Ss por mais que eu deteste esse uso. Ao assumir a grafia Iguassu, o jornal deve transceder as muralhas de Foz e pensar nos municípios desta parte do Vale do rio Iguaçu. Eu sou um dos colaboradores deste esforço para não deixar Foz se calar - embora que certas noticias, a cidade fica sabendo sem precisar da itermediação de jornais. Não deixa de ser uma lição de moral e de humildade.

O Iguassu está aí feito por uma equipe que acredita e participa de um grupo que não é empresa. É uma associação ou clube: Clube do Repórter Cidadão. O jornal vem com uma missão que é também uma promessa: levantar os problemas de Foz do Iguaçu e região que transcendam as denúncias de buracos e mato nas ruas.

Segundo pesquisa da RPC TV Cataratas feita há pouco tempo, Foz do Iguaçu é uma cidade de classe média baixa e pobre onde a população tem acesso complicado à educação, saúde, tecnologias e emprego. Se a missão do Iguaçu for manter essa realidade na memória dos governantes e lideranças; se for lembrar que os royalties de Itaipu vão acabar; se for lembrar que a gente pode fazer mais; se for a missão de cobrar e exigir o que a cidade merece, que o Iguassu seja bem vindo e eu estarei aberto para cooperar, participar e assinar embaixo!

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens por esse veiculo de comunicação que acaba de nascer em nossa cidade, foz estava precisando mesmo de um jornal oposição... boa sorte pra toda equipe iguassu....