sexta-feira, 30 de abril de 2010

O Blog de Foz lhe deseja um Feliz Dia do Trabalho! Hein?!

Estou atrasado! Já são 14h do Dia Primeiro de Maio. Assim desejo-lhe Feliz Dia do Trabalhador, da Trabalhadora ou Dia do Trabalho. Há 124 anos, no Dia 1º de Maio de 1886, 300 mil trabalhadores se conscentraram em Chicago, Estado de Illinois, terra do presidente Barack Obama e do meu colega Alex Shorsch - que vai lançar um livro daqui a alguns dias em Foz. Os trabalhadores prostetavam contra as jornadas de trabalho praticadas na época que, segundo o trabalho, poderia ser de 10, 12, 14, 16 e até 20 horas por dia. Os trabalhadores queriam e exigiam algo estúpido e inaceitável na época: uma jornada de oito horas de trabalho!

A polícia atacou. Nos dias 2, 3 e 4 os trabalhadores voltaram à Praça Haymarket para protestar contra a violência da polícia. Houve mais. Quatro dos líderes foram enforcados. Desde então, o 1º de maio é comemorado como o Dia do Trabalho na maior parte dos países do mundo com a exceção dos Estados Unidos e uns poucos outros. Hoje, se fala, outra vez, em diminuir a jornada de trabalho das atuais oito horas para seis, quatro. E a idéia está parecendo estúpida de novo. A história ensina alguma coisa? Feliz Primeiro de Maio para você!

(Praça) Haymarket Square é uma porção mais larga da (Rua)Randolph Street entre a Rua Des Plaines e Halsted que já servia como um mercado comum para as comunidades de trabalhaores na época. Foto e dica do blog Cenas de Crimes em Chicago

Nenhum comentário: