sexta-feira, 9 de abril de 2010

Video sobre desigualdades e contradições em Foz do Iguaçu será lançado terça-feira


Onde? Na Unioeste. De quem é o vídeo? É de dois produtores de Foz do Iguaçu; o historiador Danilo Georges e o militante do movimento hip hop Eliseu Pirocelli. Haverá um debate e eu fui convidado para participar do debate. Por que eu? A explicação que me deram foi a minha experiência nos bairros de Foz do Iguaçu como o "bairronauta" - uma invenção do Blog de Foz. Outra explicação é que há tempos eu venho defendendo mais autonomia, mais visibilidade para os bairros. Assim como até a constituição de 1988 não se falava em municipalização da saúde, da educação etc, hoje é estranho falar em "bairrização" de muitos tópicos e eu apresento o turismo turismo como campo para prova. Onde fica o Hotel Rafain Palace? Fica no Parque Imperatriz. Onde fica o Hotel Recanto? Fica no Parque Presidente. Onde fica o Refúgio Bela Vista? Fica na Vila C. Onde fica a Itaipu? O templo Budista de Foz? Onde ficam as Cataratas do Iguaçu? Ficam na Região Rural de Foz do Iguaçu I. Mas os turistas qie ficam no Hotel das Cataratas nem sabem que Foz do Iguaçu existe com seus bairros e gente e restaurantes, hip-hops,atrizes, médicos e todo um universo de gente. A vida acontece no bairro!

Minha presença lá não é para discutir sobre cultura. Por que digo isso? Porque existe preocupação de que o assunto se torne uma cilada política. Por isso digo: não sei nada sobre cultura. Você sabe o que é cultura? Eis um ninho ninho de caba (vespa) muito sério. Fiz uma palestra um dia onde mostrei um powerpoint onde eu destacava que cultura é tudo o que não é natural. Comer é natural - se você não come, morre. Como comer? Com palitos? Com garfo e faca? Com colher? Com as mãos? Com a mão direita? Com as duas? Isso é cultural. Defecar é natural. Todo mundo defeca. Mas como? Como se limpa o ânus após a defecação? Sabia que a humanidade é dividida em dois grupos por causa disso? "cropo" parece que quer dizer "fezes". Parte da civilização é coprófila e outra é coprofóbica. Os cropófilos se limpam com papel higiênico arriscando, sujar o dedo o que significa que se isso acontecer ele dá um jeito. Você é coprófilo? Ja os cropofóbicos seria aqueles que se lavam e evitam contatos entre os dedos e a área do corpo poluida pelo "cropo". Aí está uma diferença que, embora você não saiba, é fundamental para o povo de duas grandes religiões e o comércio sabe faturar muito bem com as duas quer vendendo papel higiênico ou bidets. Você é o quê? O que usa? Discrimina o outro por isso?

Para mim que já fui de tudo e hoje me identifico pero no mucho y no muy seriamente como "eco_espiritualista", digo que desconfio do que chamam de cultura. A cultura é o carro chefe dqueles que querem mudar a natureza. Querem melhorar a natureza. Vou citar uma frase de OSHO pela segunda vez nos últimos dias:

"Todo esforço por melhorar a natureza é cultura e a cultura é uma doença, quanto mais culto um homem, mais perigoso. ... a cultura te mata, é uma assassina, um veneno lento, a cultura é um suicídio"

Cultura não é so arte, teatro, música, bandas, poesia. É tudo o quer acabar com o natural. O debate vai abordar as desigualdades e contradições da sociedade criada pela cultura, a "cultura da desigualdade", da exclusão. Cultura vem de cultivar por meio de educação que é outra área minada. Entende-se que a cultura cultiva o indivíduo. Mas como e para quê? Para o sistema ou para a vida? Se cultiva o agro na agricultura. Se cultiva peixe na piscicultura. Suínos na suinocultura mas em que ciência se cultiva a exclusão? A distribuição de oxigênio na natureza é um bom exemplo de uma distribuição natural. A cultura por meio da política ainda não consegiu mudá-la. Mas não vai demorar. Já inventaram jeito de sequestrar e vender carbono, compensar emissão e poluição e fazer outras muitas coisas. Inclua isso na cultura e abr'olhos! Vamos discutir a Foz cultural! A Foz natural! Não tenha medo! (O medo é cultural). Fui!

O Trailer do Filme no Youtube

Nenhum comentário: