sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Complexo Turístico Itaipu, lado brasileiro:tarifas,meia entradas e beneficiados



A Itaipu Binacional é visitada por turistas desde a sua construção. Para visitá-la, turisticamente, os visitantes que estavam na cidade se dirigiam ao Cetro de Recepção de Visitantes onde eram recebidos, assistiam a um vídeo (filme na época) e depois embarcavam em ônibus pagos pela Itaipu e faziam o percurso. Pode-se dizer que o passeio era 90% subsidiado pelo Governo. Os 10% restantes correspondiam ao preço pago pela passageiro para deslocar-se até o Centro de Visitantes e voltar para o hotel ou seus lugares de origem.

Isso mudou a partir do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso quando na gestão de Itaipu esteve o Euclides Scalco, Itaipu e trade discutiram essa cobrança. Mas ninguém naquela época tinha pensado em Complexo Turístico. Hoje o CT inclui :

Visita Panorâmica
Circuito Especial
Iluminação da Barragem
Refúgio Biológico
Ecomuseu
Pólo Astronômico

Na imagem acima (foto tirada em dezembro de 2010) você vê os preços para as diferentes atrações do complexo. Tenho certeza que logo aparecerão mais coisas ligadas ao CT como o barco Katamaram no Lago de Itaipu. Existe a figura do “meio ingresso” que significa a metade do preço para quem se encaixa em uma das seguintes sete categorias:

Acima de 60
Os entre 7 e 12 anos
Estudantes de qualquer nível
Lindeiros
Trinacionais
Doadores de sangue
Professores


Aqui faço um parêntese: eu nunca vi em lugar nenhum onde se cobre entrada a existência ou a concessão do benefício de uma meia entrada para, professores. Avisem aos professores de todo o Brasil sobre esta exceção sábia que existe no CT de Itaipu. Tem mais: uma meia entrada especial concedida para doadores de sangue? E uma meia entrada concedida para estudantes? Aí mostra que existe algo solidário na proposta. Atenção galera do turismo, imite iso aí! Destaco que se exige e por isso tragam "carteirinha" com foto e data de validade para as beneficiadas categorias.

Como coisa nossa, a meia entrada é dada também para lindeiros e trinacionais. Lindeiros são as pessoas que habitam em uma das seguintes cidades que ou fazem divisa com Lago de Itaipu, estão na área de influência de Itaipu por outras ligações – tais como o rio Iguaçu, outras hidrelétricas etc.


Pagam meio ingresso os moradores com prova de residência nos seguintes municípios:

Lindeiros: Capanema, Capitão Leônidas Marques, Céu Azul, Diamante do oeste, Foz do Iguaçu, Entre Rios do oeste, Guaíra. Mundo Novo, Itaipulândia, Lindoeste, Marechal Cândido Rondón, Matelândia, Medianeira,Mercedes, Missal, Pato Bragado,Ramilândia, Santa Helena, Santa Lúcia, Santa Tereza do Oeste, Santa Terezinha de Itaipu, S.José das Palmeiras, São Miguel do Iguaçu, Serranópolis do Iguaçu, Terra Roxa e Vera Cruz do Oeste. Ao lado foto do segundo mirante já construído após a criação do Complexo Turistico.


Trinacionais: São residentes trinacionais as pessoas que morem em um dos seguintes municípios das Três Fronteiras: Puerto Iguazú, Puerto Libertad, Puerto Esperanza (Argentina); Ciudad del Este, Ciudad Presidente Franco, Minga Guazú e Hernadarias (Paraguai).

Nenhum comentário: