sábado, 18 de junho de 2011

Blog de Foz na 2ª Mostra de Turismo no Festival deTurismo de Foz do Iguaçu

Aqui estou eu recebendo uma camiseta da campanha Vote Cataratas. Foto de Adilson Borges

Fui conferir a 2ª Mostra do Turismo Sustentável e de Base Comunitária que acontece (até logo mais) em Foz do Iguaçu e é parte do 6º Festival de Turismo das Cataratas. Me concentrei nesse evento pois para mim se trata de assunto querido que é o (difícil) conceito de “sustentabilidade” e o “de base comunitária". No momento é o que mais me interessa. Pois aqui estamos pensando em “sustentabilidade de comunidades”. Assim faço uma lista de estandes que visitei e de material que peguei.

1) Ecoturismo de base comunitária em Curuçá – na Amazônia Atlântica do Pará. A Comunidade fica à beira do mar paraense, frente à Ilha de Marajó.

2) Ecoturismo de base comunitária no Parque Estadual de Monte Alegre, Pará (Instituto Peabiru) Um projeto levado a cabo na região de Santarém.

3) Asscociação Costarriquenha de Turismo Rural Comunitário – Actuar, Costa Rica. O material inclui um mapa do país com todos os empreendimentos rurais que são beneficiados pelo turismo consciente.

4) Brasil Rural Operadora, São Paulo.
Agência de turismo de São Paulo que trabalha com o campo. Oferece aventuras e vivências no Brasil e fora dele.

5) Vale Europeu – Santa Catarina onde peguei os roteiros de cicloturismo e mochileiro. O Vale Europeu é uma das 10 regiões turísticas de Santa Catarina. Peguei somente o material ligado à experiências nas estrada rurais como bicicleta e caminhada.

6) CEAEC – Centro de Altos Estudos da Conscienciologia – Balneário Bionergérico Otimizador de sua Autopesquisa CEAEC – Foz do Iguaçu. Foi uma grata surpresa ver o CEAEC participando na mostra de iniciativas da comunidade. No material de diulgação se avisa que visitantes são benvindos. É necessário pré-agendar. Vale a pena conhecer o CEAEC no bairro Cognópolis de Foz do Iguaçu.

7) Ação Comunitária do Brasil – Camisetas, Tie Dye, Batik e Serigrafia! Estava no estande a iniciatva carioca da ONG na favela da Maré. O estande exibia camisetas feitas por moradores da Maré que aprenderam técnicas de serigrafia, batik e tie dye batik - batik torcido, digamos acima. Projeto imitável nas comunidades de Foz do Iguaçu.

8) Acolhida na Colônia (SC) onde peguei vários impressos entre eles: GeneroSidade, Turismo Pedagógico e Cicloturismo na Colônia.

9) Palestina - Embaixador da Palestina estava no estande que teve a participação comunitária dos palestinos de Foz do Iguaçu via Sociedade Árabe Palestina Brasileira. Um jornal especial foi distribuído para divulgar a Palestina. Na abertura do evento, o embaixador palestino no Brasil, Ibrahim Al Zeben, presenteou o prefeito de Foz, Paulo Mac Donald, a imagem artesanal feita em Belém por palestinos-árabes cristãos. A técnica tradiconal responsável pela sobrevivência da comunidade tem 900 anos.

10) Centro Cultural Árabe – Popular e localmente a notícia espalhada foi: a Mesquita está com um estande na feira. Estava lá o Centro Cultural Beneficente Islâmico responsável pela Mesquita Osman Ibn al Khatab que está em proceso de tornar-se um atrativo oficial com direito a Centro de Visitantes e atendimento profissional.

11) ITCP / A Incubadora Tecnológica de Cooperativa Populares da Universidade Federal do Paraná tem projeto de turismo rural comunitário ou simplesmente comunitário em Foz do Iguaçu e região: CITUR - Circuito Iguaçu de Turismo Rural já tem cinco empreendimentos rurais; Associação VemSer formado por artesãs e cstureiras das Vila Cs (velha e nova); Itepa fica em São Miguel do Iguaçu e tem sede no Assentamento Antônio Companheiro Tavares (MST). As propriedades de Foz que fazem parte do CITUR são: Berlanda Colonial, Recanto da Paz, Recanto Gaúcho, Recanto das Artes e Associação Madre Terra Oreundici.

12) Educare – Empresa de Foz do Iguaçu localizada no Parque Tecnológico de Itaipu; trabalha com educação para projetos, programas e serviços em várias áreas com o turismo incluído.

13) O turismo de São José dos Pinhais marcou presença na Mostra com o roteiro comunitário Caminhos do Vinho
com visitas à cantinas, chácaras e santuários gastronômicos. Peguei também um livrinho de poucas páginas chamdo Receitas com Pinhão.

14) Abeta - A Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura estava divulgando cursos presenciais e a distância que fazem parte do programa Bem Receber Copa.

15) Rede de Agroecologia - Ecovida Peguei um folheto que servirá como ponto de partida para aprender mais sobre agroecologia e
certificação de produtos orgânicos com a chancela do MAPA - Minstério da Agricultura Agropecuária e Abastecimento. Deixo-lhes o link acima.

16) O Roteiro de turismo rural Doce Iguassu de Capanema estava com um estande na 2ª Mostra. Capanema é uma cidade pela qual tenho muito carinho. Fui ao estande para obter informações sobre como anda o processo de finalização de algo chamado Plano de Uso do Rio Iguaçu no Município de Capanema. Descobri que as conversas locais entre ICMBio e comunidades havia sido concluído e que havia sido enviado para Brasília para aprovação. Toda a rota do Doce Iguassu está à espera da aprovação de Brasília e eu estou de olho pois tradicionalmente iso vai terminar contra a população local. Mas aguardemos!


17) Visitei os amigos do site H2Foz que estavam com um estande na Mostra. Fui bem recebido e surpreendido. Adilson Borges me fotografou recebendo uma camiseta da campanha Vote Cataratas para ser uma das sete maravilhas naturais (foto acima). Os colegas do H2Foz e parceiros estão colocando no ar (online) o antigo jornal Nosso Tempo em Foz. É uma contribuição histórica deverasmente porreta. Toda força!

18) O Instituto Tecnológico Iguazú, o ITEC de Puerto Iguazú Puerto Iguazú, Argentina, esteve na feira divulgando seus cursos. São quatro cursos técnicos de nível superior com duração de três anos: técnico superior em gastronomia; técnico superior em turismo com foco em ecoturismo; tecnico superior guia de turismo com fopco em ecoturismo e técnico superior em gestão e adminsitração hoteleira. O ITEC está interessado em brasileiros. Um colega meu, Claudio Salvador, que ensina na área de gastronomia, me disse que um dos problemas detectados na fronteira e que impedem que iguaçunses estudem no ITEC é o transporte urbano. Vergonhosamente os ônibus que fazem a ligação oz do Iguaçu-Puerto Iguazu é encerrado às 19h. Então, o aluno vai de ônibus e como volta? Atenção empresários do transprte coletivo de Foz-Puerto Iguazu, os senhores estão perdendo dinheiro: Viação Itaipu, Celeste, Tres Frontera e Crucero del Norte!!!!

19) O Arroz amigo do Rio Grande do Sul estava na Mostra. Coloquei o site acima para que você dê uma olhada e em futuras publicações coloco a receita de carreteiro do Arroz Amigo.

20) A Prefeitura Municipal de Cianorte aqui no Paraná enviou pessoal para divulgar o roteiro de turismo rural do município. Cianorte é a Capital Paranesne do Vestuário com 600 marcas e sete shoppings com eventos especiais de moda, desfiles e glamour mas não quer tirar o pezinho do Rural.

21) PTI Empreendedorismo - PTI EMP Eis uma ferramenta que os iguaçuensaes necessitam aprender a explorar. Você tem alguma ideia de negócio ou proposta e sozinho não consegue decolar nem com vento bom, desconfio que lá é o local.

22) BNDES O BNDES em evento de turismo de base comnitária? É verdade, eu vi. No evento houve palestra e apresentações que eu não cheguei a tempo. Mas, colhi material na Mostra que mostram o BNDES está envolvido com o programa "ProCopa Turismo". Você deveria pesuisar mais sobre os cartões BNDES para a pequena empresa na área do turismo o que envolve turismo rural-comunitário.

23) São Miguel do Iguaçu, Paraná, foi representado na Mostra pelo Sitio Colina, Recanto Scheffer, Sítio Arruda e Sítio Fonte do Macuco. Conheci João Elias Scheffer do Recanto Schefer e Luiz Arruda. Scheffer oferece em seu sítio almoço, café ou jantar rural e passeio a cavalo. Já Luiz Arruda,produtor orgânico, vende ao Scheffer boa parte dos produtos orgânicos que ele serve.

Nenhum comentário: