sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dia de Iemanjá em Foz, 2 de fevereiro 2012

A festa de Iemanjá de Foz do Iguaçu, realizada no dia 2 de fevereiro foi bonita. A mãe-de-santo Amanda Vieira disse que no ano passado compareceram cerca de 30 pessoas. Este ano foram muitos mais. E a esperança é que no ano passado sejam muito mais e assim se possa resgatar as festas realizadas em homenagem à Rainha do Mar, das Águas que eram realizadas em Foz do Iguaçu no tempo da Vovó Benedita. Este é meu desejo também. As duas fotos menores são reproduções do vídeo da RPC TV que pode ser assistido A Q U I. Não consegui fazer estas fotos porque cheguei atrasado e só cheguei porque consegui uma carona - poderia não ter chegado. Mas o chegar atrasado teve algo positivo. Ao chegar às margens do Rio Iguaçu, no Porto de Areia da empresa que explora esse setor, o barco Iguaçu Explorer tinha partido. O barco e o grupo que tinha ido fazer as homenagens, águas um pouco mais abaixo, já tinham saído e eu tive todo aquele espaço para mim e umas poucas pessoas. A quantidade de energia que havia na beira do rio era tão grande que me fez rir. Era um escândalo de energia. Veio à minha cabeça a ideia de que ali havia dez vezes mais energia que nas Cataratas do Iguaçu. Ou melhor, parece que até as Cataratas tinham vindo com todo o seu povo. Fiz a foto das velinhas que pareciam flutuar na água pouco profunda do Iguaçu.

Nenhum comentário: