terça-feira, 13 de março de 2012

Blog de Foz saúda o BlogTur 2012






Estive na abertura do Blog Tur 2 – o encontro de blogueiros do turismo no Hotel Bella Italia em Foz do Iguaçu. Em 2009 Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras veio a Foz a convite de Marcelo valente do Bela Italia e Loumar Turismo. Maurício me disse que propôs então ao Marcelo a possibiliade de lançar o evento. “Ele topou na hora”, disse. Como resultado em 2011 saiu o primeiro BlogTur em agosto que ganhou parcerias importantes na cidade entre elas a do superintendente de Comunicação da Itaipu Binacional, Gilmar Piolla. Foram escolhidos e convidados, via concurso, 14 blogueiros. Foi um sucesso. Agora nesse segundo evento se repetiu a dose com mais 14 blogueiros. A blogosfera brasileira dedicada ao turismo está bem representada. Confira quem veio:


Alexandra Aranovich de Porto Alegre do blog Destemperadinhos foi a primeira a se apresentar na abertura. A proposta do Destemperadinhos é "food experiences with kids" quer dizer gastronomia e viagem na companhia de crianças. Um bom tema e sem dúvida os pais necessitam de dicas sobre lugares em que possam ser felizes levando suas crianças. Faça uma visita ao blog para se deleitar com sugestões do tipo Chile para Crianças. A dedicada blogueira tem outro blog que segundo é feito com uma amiga e se chama Café Viagem.


Outra blogueira que está na terrinha é Ana Martinelli do Finestrino um blog que se inspira na janela (finestra, em italiano); uma olhada da janela do avião. "Já cliquei as Catarats do avião", avisou logo após ter chegado a Foz do Iguaçu. Cada blogueiro com seu tema, sua plataforma, um ponto de vista a partir de onde faz sua contribuição. No caso de Beatriz Mignolo o que ela gosta é do detalhe . "Procuramos o detalhe". Nos "destinos" (Esta palavra já começou a me trincar ...) ela e o marido visitam os "pontos turísticos" mas, commo ela disse, se interessam pela comunidade local. Está aí uma coisa interessante que as lideranças turísticas de todo o Brasol deve lembrar. O blog da Martinelli é o Viaje no Detalhe. Como já passa da 1h da manhã, darei aqui o nome e link dos blogueiros e blogs presentes.


Cidlan da Apresentação, Se Pluga no Mundo com muita iformação sobre intercâmbio, estudo, dicas de viagem. Clarissa Comim comartilha experiências e dicas em seu Viagem e Viagens. Como ela disse na sua apresentação, porque há viagem e viagem. Daniela Mendes começou o Dicas e Turismo em 2007 quando morava na Suíça. Ela entendeu que não havia muita dica sobre o país em português. Hoje as dicas vão além da Suíça. Gleiber Oliveira do Andarilhos do Mundo é médico, pelo que escutei. Blogar e viajar é uma paixão para Jonathan Padua que escolheu a "mochila" como sua plataforma é autor do Eu Vou de Mochila. Luiz Júnior é o autor do Boa Viagem. Marcos Coqs de Curitiba é autor do Viajão e a praia de Monique Ribeiro (na foto dando entrevista) são os esportes e viagens para praticar espoertes radicais daí o nome de seu Diario Radical. Na matéria que fiz para A Gazeta do Iguaçu eu disse que o blog cobre da Capadócia na Turquia ao Buraco das Arararas em Jardim (MS). Roberta Martins do Territórios viveu na Espanha e Marrocos onde sentiu a necessidade de compartilhar. Vivian Dornelles do Blog Dicas de Viagem é de Porto Alegre e dá dicas que vão de sua Porto Alegre nativa a sugestões de guias do tipo não vá para Amsterdã sem o Guia do Dani. Por fim, Maurício Oliveira do Trilhas e Aventuras que é o idealizador do encontro de blogueiros de turismo e organiza o evento com a Loumar Turismo, Hotel Bella Italia e a GOL na parte aérea.


Nenhum comentário: