sábado, 19 de maio de 2012

Umas palavras sobre a Lista do "Que fazer na Fonteira"

Avisei há poucos dias que estava reformulando ou re-avaliando a minha lista das 135 coisas a fazer na Tri-Fron – quer dizer na região das Três Fronteiras. Confesso que eu a deixei de lado, quase abandonei. Aqui vão algumas notícias de mudanças ocorridas.







O Complexo Turístico Itaipu (CTI) é uma novidade. A lista original, nos itens 25 a 27 e 48 sugeria visitas variadas a Itaipu. No estilo não deixe de visitar a Itaipu, Faça uma visita técnica, veja o show de iluminação, visite o ecomeuseu etc. Todos os passeios que tem a ver com Itaipu fazem parte e são oferecidos pelo CTI, Se você estiver fora de Foz do Iguaçu você pode pedir ao seu agente de viagem que reserve para você. Caso contrário, e se você já está em Foz do Iguaçu você pode ir direto ao Centro de Recepção de Visitantes da Itaipu e comprar as entradas. Veja o site do CTI para saber mais. O CTI controla todas as visitas. Se você quer visitar o Refúgio Biológico Bela Vista, você não pode aparecer na porta do Refúgio. Tudo é pelo CRV. Alem das visitas à Itaipu, há novos produtos: um deles é a possibilidade de dirigir os protótipos dos carros elétricos produzidos pela Itaipu em parceria com a indústria. Para quem mora na região do Lago de Itaipu e cidades da fronteira do Paraguai e Argentina a visita é gratuita. O motivo é que tudo isso entra na compensação dada aos municípios pela perda causada pela construção da Hidrelétrica.


CEAEC - Os itens 17, 18 e 19 sugeria uma visita ao Centro de Altos Estudos da Consciência (Conscienciologia). A mudança é que o CEAEC cresceu e as visitas já são mais complexas. Além dos laboratórios e cursos que sugeri o Centro de Pesquisa – como é conhecido, já deu nome a um bairro de Foz do Iguaçu, o Cognóplois, ganhou um auditório chamado “Tertuliarium” e um centro que abriga entidades centradas na conscienciologia chamado “Dscernimentum”. Portanto, o CEAEC está se organizando. Em breve qualquer visita terá que se agendada pelo “Discernimentum”.

Mundo Jesuítico – Nos itens 54 e 55 eu sugeri que você conhecesse pelo menos uma ruína jesuítica. Desde então muita coisa mudou.O Governo de Misiones criou um parque temático chamado Santa Ana na região de ruínas. É um a cruz monumental com vista para a selva missioneira. Santa Ana foi uma das antigas missões. San Ignácio vem recebendo cada vez mias visitantes. Vale a pena ver o esforço do Paraguai em sua região de Misiones em Itapua. Em uma delas foi construído um observatório astronômico no lugar onde existiu o primeiro observatório desta região das Américas.


Futuro Centro de Visitantes da Mesquita.
Postada no Facebook por Kamal Osman,
Faisal Saleh e Mônica Nasser 
Mesquita – A Mesquita Omar Ibn Al-Khattab recebe cada vez mais turistas. A comunidade islâmica está aberta. Há sinalização turpistica indicando como chegar à mesquita e recentemente foi anunciado que a mesquita vai ganhar um Centro de Recepção de Visitantes. A assessoria vem do Parque Tecnológico de Itaipu e tem a colaboração do CRV de Itaipu que, honra a quem merece, foi o primeiro CRV da cidade. Outra novidade em Foz é o City Tour lançado pela Loumar Turismo que entre outros atrativos visita a mesquita. Os próximos itens na lista são:  


Nenhum comentário: