segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Turismo de Foz na Encruzilhada - Quarta Parte - Extinção da Secretaria



Outra coisa que não me deixa muito tranquilo sobre o turismo em Foz é o recente anúncio - ainda não oficial -  de que o prefeito eleito Reni Pereira pretende extinguir a Secretaria de Turismo. Por que isso me preocupa? Porque essa secretaria é jovem – tem só 11 anos.  Antes dela foi extinta a Foztur.  A Foztur foi criada em 1990, pelo prefeito Álvaro Neumann  após a extinção da primeira Secretaria de Turismo de Foz do Iguaçu fundada em 1980. Qual é a mensagem que a gente vai passar ou estamos passando  para o mercado? Que temos um turismo de administração volúvel?

Embora escassos, vários autores do início dos anos 1900 dão uma idéia do nascimento do turismo na fronteira. Graças a eles eu gosto de e posso dizer que tem havido turismo na fronteira, especialmente Puerto Iguazu e Foz do Iguaçu, desde 1900- 1903. Mas foi só em agosto de 1980 que se registrou o I Seminário de Turismo de Foz do Iguaçu no Hotel Bourbon. O seminário levou à criação da primeira Secretaria de Turismo no mesmo ano graças à Lei  1.081, de 19 de novembro de 1980. Esta secretaria durou 10 anos e foi extinta em 1990 para a criação da Foztur que nem chegou a viver 10 anos. 

Entre a extinção da Foztur e criação da atual Secretaria de Turismo pela Lei 2.362 de 2001, houve uma secretaria estranha chamada  Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico que assumiu também as funções da  Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Abastecimento. Eu critiquei esse retrocesso, na época, no meu blog Notas do Turismo e  zombei das atribuições ligadas especialmente à  Indústria, Comércio e Abastecimento - com destaque para "abastecimento". Tecnicamente uma piada!  Concluindo, primeiro levamos quase 80 anos para realizar o primeiro seminário de turismo. Depois nos concentramos em mudar de modelo administrativo numa média de uma “vez por década”. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Perguente aos ex funcionários da Antiga Foztur, o porquê ela foi extina, não sei muito mas... tem muitos motivos...