sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ciudad del Este: 56 anos! Aniversário marcado pela morte de Lino Oviedo



Caderno especial do jornal Ultima Hora
"Multiculturalidade, marca registrada na urbe"
Ciudad del Este, capital do Alto Paraná, segunda maior cidade do Paraguai completou 56 anos, nesta segunda-feira, dia 3 de febrero. Naquele dia, em 1957, o então presidente Alfredo Stroessner inaugurou a cidade que deveria marcar a presença paraguaia no extremo Leste, extremo oriental do Paraguai. Estava tudo pronto para fechar o círculo da Marcha para o Leste. A Ponte da Amizade estava a cinco ou seis anos da inauguração, a nova Ruta Nacional 7 que saia de Caaguazú já chegava, mais ou menos, até a região da Ponte ao Leste, e para o Oeste, já dava acesso a Assunção. A construção de CDE e da ponte deu origem a cidades como Mingá ou Mutirão Guazú, presidente Franco que era então a única cidade na fronteira, constribuiu servindo de dormitório para os projetistas e técnicos que deram início à construção da cidade. Logo depois, a então chamada Puerto Presidente Stroessner começou, graças ao comércio e ao turismo, deixar para trás na poeira todos os pequenos aglomerados do Paraguai na época: Presidente Franco, Tapurupucu - a atual Hernandarias e a região, quem diria, de Itakyry que já teve moral de capital. 
 
De alguma maneira, CDE deixou Foz do Iguaçu para trás também pelo menos em população. CDE hoje tem mais de 400 mil habitantes e possui não só "área metropolitana" como "região metropolitana' - há diferença técnica entre as duas. Presidente Franco, Hernandarias e Mingá Guazú são "região metropolitana", o que significa que quase não dá para ver as "fronteiras" entre os municípios. Já a área metropolitana inclui áreas como Cedrales e outras  cidades cujos limites se fazem por área agrícola. Foz do Iguaçu, como disse, ficou para trás em população. Hoje a Terra das Cataratas, possui erca de 260 mil habitantes para o desgosto das autoridades fazendárias municipais. Foz do Iguaçu e CDE são cidades gêmeas e não só por estarem próximas. As duas compartem a mesma aspiração de serem cidades multi-étnicas, multiculturais onde vivem várias nacionalidades. A foto do caderno especial do jornal Ultima Hora mostra membros de diferentes comunidades de CDE participando das festas, shows e atividades culturais programadas para celebrar os 56 anos da urbe. 

Olhe o Yacine!
Para mim, que moro aqui, estudei a foto para ver rostos diferentes e encontrei alguns. Quer dizer gente que como morador de Foz, digo, esses rostos são diferentes e nunca vi por aqui, portanto devem ser coisa de CDE. Mas outros nem tanto. Daí olhando melhor descubro, imagine quem? O Yacine Hijazi*, brasileiro, iguaçuense de origem libanesa e residente e pagador de IPTU em Foz do Iguaçu camuflado no meios daquelas senhoras libanesas em CDE. Isso não quer dizer que o Yacine não esteja no meio de parentes porque os Hijazi habitam os dois lados. Então as relações entre gente das duas cidades é complexa, o que faz que as cidades sejam mais siamesas do que gêmeas. Mesmo assim há barreiras. Não destaco bareiras religiosas, linguísticas, raciais nada disso. Mas de conceitos. Exemplo: como capital de departamento - uma divisão política como estado, CDE tem uma "prefeitura" e um palácio de Governo. É mais ou menos normal que o prefeito de CDE , no momento, a prefeita, converse com o prefeito de Foz do Iguaçu. Mas quendo se trata do governador do Governador do Alto Paraná, ele fica solitário. O interlocutor dele é o governador do Paraná.  A gente tende a esquecer disso.

Ou seja CDE é para o Alto Paraná o que Curitiba é para o Paraná. É um colosso esta cidade! Pena que o brilho da festa foi prejudicado pela notícia da morte  do genral aposentado e candidato à presidência da República, Lino Cesar Oviedo, 24 anos após a queda de Stroessner e a mudança de nome do Puerto Pesidente Stroessner para Ciudad del Este. Data complicada, 3 de fevereiro. CDE foi fundada no dia 3 de fevereiro. Stroessner caiu do poder no dia 3 de fevereiro e Lino Oviedo morre no dia 2 de fevereiro quase 3. O golpe que derrubou foi gerado entre os dis 2 e 3 do segundo mês do ano. Oviedo faleceu no dia de aniversário  de 24 anos da queda de Stroessner. Parece cabalística a coisa mas dizem que pode ser casualidade.          

* Yacine é um dos editores e fotógrafos do site A Fronteira / Al Hudud     

Nenhum comentário: